Menu fechado

Flexão nominal e verbal

APOSTILA DO MPU 2018 ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS LIQUIGÁS 2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CONCURSO ADAF-AM 2018

gramatica

Flexão nominal e verbal:

O que é exatamente?

São morfemas colocados no final das palavras para indicar flexões verbais ou nominais.

Elas podem ser:

Flexões Nominais:

indicam gênero e número Ex.: casa – casas, gato – gata

De gênero:

Os substantivos masculinos são antecedidos pelo artigo “o”. Como exemplo temos os substantivos o lança-perfume, o tapa, o champanha, o dó, o diabetes.

Já os substantivos femininos são antecedidos pelo artigo “a”. É o caso de a agravante, a bacanal, a fênix, a alface, a ênfase, a poetisa.

A maioria dos substantivos têm duas formas: uma para o masculino, e outra para o feminino. São os substantivos biformes. Veja algumas regras de formação do feminino:

1) Substantivos terminados em -o mudam para -a. o sapo = a sapa o canário = a canária o piloto = a pilota

2) Substantivos terminados em -ão mudam para -ã, outros para -oa e ainda para -ona (neste caso, em aumentativos). o capitão = a capitã o tecelão = a tecelã/ teceloa o chorão = a chorona

3) Substantivos terminados em -or formam o feminino com o acréscimo de -a. o doutor = doutora o coletor = coletora o trabalhador = trabalhadora

APOSTILA DO MPU 2018 ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CONCURSO ADAF-AM 2018

APOSTILA BNB 2018 ANALISTA BANCÁRIO

4) Alguns substantivos terminados em -or podem fazer feminino mudando essa terminação para -eira. o arrumador = a arrumadeira o lavador = lavadeira o trabalhador = trabalhadeira 0 sufixo -eira pode indicar qualidade e, portanto, adjetivação: mulher trabalhadeira; pessoa faladeira

5) Alguns substantivos com terminação -e podem fazer o feminino mudando a terminação para -a. o infante = infanta o governante = a governanta o elefante = a elefanta

6) Substantivos terminados em -ês, -L e -z fazem o feminino com o acréscimo de -a. o freguês =a freguesa o oficial = oficiala o juiz = juíza

Há ainda substantivos que são masculinos ou femininos, conforme o sentido com que se acham empregados:

a cabeça (parte do corpo)/ o cabeça (o chefe) a grama (relva)/ o grama (unidade de peso)

De números:

Os nomes ( substantivos, adjetivos, pronomes, numerais ), de modo geral admitem a flexão de número: Singular e plural.

Plural dos substantivos simples

Continua na parte 2

QUESTÕES DE FLEXÃO NOMINAL E VERBAL

 

APOSTILA PARA SOLDADO DA PM-SP 2018

APOSTILA DO MPU 2018 ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

29 Comentários

    • Eder s. carlos

      Oi Elaine verifiquei este link que você mandou e não tinha nada sobre este concurso. Pesquisei na internet e o último concurso foi em 2012.
      Se estiver aberto me manda o link do edital que fica mais fácil.
      Abraços
      Eder

    • Eder s. carlos

      Oi Rafaela o site é confiável sim. Sou formado em Ciências econômicas e já fui concurseiro e tenho facilidade de procurar conteúdos em sites de referência. Além disso coloco as fontes para valorizar elas e para você verificar. Faço as postagens da seguinte forma: Vejo todas as postagens do tema e verifico o conteúdo de cada um analisando todo o texto. Depois disso monto uma postagem com o que tem de melhor e completo, pois na maioria das vezes as postagem são incompletas e juntando partes em uma só fica bem melhor. Minha intenção é facilitar a pesquisa do concurseiro para ajudá-lo a passar no concurso.
      Abraços
      Eder

    • Eder s. carlos

      Oi Victoria mandando o link facilita muito, obrigado.
      Olhei o edital e tem muitas matérias deste concurso no site, já dá para ir estudando.
      Esta semana farei uma postagem com este conteúdo para facilitar a encontrar as matérias.
      Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações
      Abraços
      Eder

    • Eder s. carlos

      Oi Charlene posso te ajudar sim. Olhei o edital e no site já tem muitas matérias que você já pode estudar. Durante a semana vou fazer uma postagem do conteúdo programático que te facilitará a localização das matérias. Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações
      abraços e espero ter ajudado
      Eder

    • Eder s. carlos

      Oi Aline, para passar em um concurso público não é tão difícil como parece. Estudar é muito importante, mas os concurseiros a meu ver erram em detalhes pequenos. Tentarei ser objetivo para a resposta não ficar grande. O seu maior rival é você mesmo.Independente da quantidade de candidato ou vagas se você acertar de 75% a 85% você passa. Só se o concurso for fácil que esta média seria maior.Parece alto certo? mas se você estudar e a prova for de 100 questões, você poderá errar de 25 a 15 questões. Levando em consideração que você vai saber várias e vai ter muitas questões que ficará em dúvida em duas alternativa, fica fácil certo? Concluindo não pense nos outros, pense em você. Outro erro é interpretação de textos ( perguntas também). Sugiro ler muito, independente do estilo de obra.
      Agora para finalizar para mim a mais importante e a maioria das pessoas não pensam assim:
      Encare como uma faculdade. Como assim? explico: Você estuda de 4 a 5 anos para depois poder exercer uma profissão. Funcionário público não deixa de ser uma profissão certo? Vire uma profissional de concurso. Comece a se preparar hoje para os próximos 4 a 5 anos. Estude português, matemática, raciocínio lógico, direito administrativo e constitucional. Estas matérias caem em quase todos os concursos. Se quer na área jurídica (TST, TJ, TRT e etc) foque matérias de leis como direito penal, direito processual, direito eleitoral e etc…
      Se for outro ramo o raciocínio é o mesmo. Fazendo isso você verá que durante este 4 a 5 anos você passará não só em um concurso, mas em vários.
      Abraços
      E espero ter ajudado
      Eder

      • Eder s. carlos

        Só complementando…….. sei que você já é formada em psicologia, mas fica a última dica como opção
        Abraços

  1. Kristen

    olá! irei prestar vestibular para o IFPA integrado daqui a dois meses… estou nervosa… se
    você puder dar uma olhadinha no edital e me ajudar com qualquer coisa, já agradeço.

    • eder carlos

      Oi Kristen estou atualizando o concurso do IFES e acredito que o conteúdo deve ser similar: http://centraldefavoritos.com.br/2017/10/10/ifes-conteudo-programatico-2018/
      Dá uma olhada e faz uma comparação e ver se te atende. Caso seja diferente me manda o link do edital que verei o que posso fazer para te ajudar.
      Não fique nervosa que infelizmente é um do quesitos que mais derrubam candidatos. Apenas estude e não pense na concorrência, por que se você estudar você passa, simples assim.
      As pessoas costumam pensar que por ter mais candidatos em um concurso ele fica mais difícil. E a minha experiência diz e os números comprovam, se você tirar uma média boa tipo 75% a 80% você provavelmente passa independente da quantidade de candidatos.
      Outra visão equivocada é analisar na seguinte forma: Se tem 100 questões e tenho que acertar 80 é muito difícil. O correto é pensar que você pode errar 20. Para quem estudou 20 questões é muito para errar.
      Uma última coisa, neste período evite as redes sociais, hoje ela é o que mais elimina os candidatos, é o maior foco de desperdício de tempo e principalmente neste momento é o maior atraso na vida das pessoas.
      Abraços e espero ter ajudado

  2. CARLOS ALBERTO VIEIRA SANTOS

    estou gostando do site. Vou fazer o concersso da assembleia legislativa do estado de sergipe.

  3. Valdeir

    Estou me preparando para uma prova de Estágio, estou cursando Engenharia Ambiental e estou me preparando para o estágio, então o jeito é dar uma afiada no tema da prova lá. Obrigado pelo apoio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *