Menu fechado

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos básicos de informática, componentes funcionais de computadores (hardware)

APOSTILA PARA GUARDA MUNICIPAL PREF. BELO HORIZONTE 2019

APOSTILA PARA PREFEITURA RIO DE JANEIRO 2019

APOSTILAS PARA DETRAN-SP 2019

Conceitos básicos de informática:

 

O que é informática?

Informática pode ser considerada como significando “informação automática”, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para tal, é preciso uma ferramenta adequada: O computador.

 

Conceitos fundamentais da informática

É chamado de sistema de computação, o conjunto de hardware e software através do qual executamos um processamento de dados .

O HARDWARE é o equipamento físico, representado no computador por suas partes mecânicas, eletrônicas e magnéticas. A máquina em si, tudo o que se pode tocar. Pode ser basicamente formado por: unidade central de processamento, memória e unidades de entrada ou saída de dados.

O SOFTWARE é o conjunto de programas (instruções) que faz com que o computador realize o processamento e produza o resultado desejado.

Para facilitar o entendimento, podemos dizer que um toca discos está para o hardware, assim como a música está para o software, ou seja, o seu equipamento (hardware) só tem utilidade com o auxílio de programas (software).

 

Componentes funcionais de computador (Hardware):

O Hardware

 

Unidade central de processamento (UCP ou CPU)

A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. Ela compreende duas grandes subunidades, conhecidas como unidade de controle (UC) e unidade lógica e aritmética (ULA), cujas funções serão mais bem descritas a seguir:

Unidade de Controle: Essa unidade supervisiona todas as operações do computador, sob a direção de um programa armazenado. Primeiro ela determina que instrução será executada pelo computador, e depois procura essa instrução na memória interna e a interpreta. A instrução é então executada por outras unidades do computador, sob a sua direção.

Unidade Lógica e Aritmética: Essa é unidade que executa as operações aritméticas e lógicas dirigidas pela Unidade de Controle.

Operações lógicas são de forma simples, a habilidade de comparar coisas para tomada de decisão.

Esta habilidade para testar (ou comparar) dois números e ramificar para um dos muitos caminhos alternativos possíveis, dependendo do resultado da comparação, dá ao computador muitas força e habilidade e é uma das razões principais para o uso dos computadores digitais em diferentes aplicações, tanto administrativas como técnicas.

GABINETE

Continua na parte 2

 

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

APOSTILA PARA IFTO 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CÂMARA PETROLINA 2019

APOSTILA PARA SARGENTO DO EXÉRCITO ESA 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA PM-PR

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREF. SOROCABA 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

15 Comentários

    • Eder s. carlos

      Oi Severiano pelo que pesquisei ainda não foi aberta a inscrição. No site tem várias matérias de concursos anteriores. Se você precisa de alguma informação mais especifica, faz outro comentário.
      Espero ter ajudado
      Eder

  1. Liandra Borges

    Olá! Boa tarde, vou fazer o concurso do BASA Banco da Amazônia, e gostaria de saber o que cai mais na área de informática.
    Quero estudar os conteúdos indicados.
    Obrigada!

    • eder carlos

      Oi Liandra fica difícil saber o que cai mais em informática, mas posso te sugerir um parâmetro. Quem vai realizar este concurso é a Cesgranrio.
      Vá na qconcursos (existem outros sites de questões)e faça busca do seu conteúdo e prioriza a Cesgranrio. Verifica se o último concurso foi feito também pela Cesgranrio, se foi melhor ainda é só buscar as questões desta prova. Com isso, você terá uma boa ideia do que é pedido, mas o ideal é estudar tudo mesmo.
      Abraços e espero ter ajudado

    • eder carlos

      Oi Thiago é difícil prever o que será pedido o que posso te sugerir é que você veja o conteúdo do último concurso deste que você quer fazer e verifique. Normalmente são pedido assuntos como hardware e software, windows 10, pacote office, correio eletrônico, armazenamento na nuvem e segurança na informação.Mas como disse antes verifica o último edital.
      Abraços e espero te ajudado

  2. Leonardo Garcia

    Estou criando meu primeiro curriculo para emprego, queria saber se Conhecimento em hardware ja está em conhecimento geral de informatica

    • eder carlos

      Oi Leonardo não sou especialista em currículo, mas pela minha experiência te digo o seguinte: O currículo deve ser objetivo. Se você colocar conhecimento geral de informática ficará muito genérico. Você deve colocar qual é o seu conhecimento conforme o cargo que esta querendo concorrer. Por exemplo, se for de escritório eles querem saber se tem conhecimento de word, excel, powerpoint etc… Se for um cargo operacional de fábrica em que você deve conhecer manutenção de computadores ou somente o hardware em si, então é esta informação que eles querem. As pessoas costumam colocar muitas informações que não agregam valor. Bom espero ter ajudado
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *