Noções dos ambientes Microsoft Office e BROffice

Noções dos ambientes Microsoft Office e BROffice

Antes de começar a matéria, gostaria de perguntar qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Bons estudos!

Noções dos ambientes Microsoft Office e BROffice

Microsoft Office:

A versão do pacote Office 2010 reúne os aplicativos mais conhecidos da empresa como Word, Excel, Power Point, Access, Outlook e Publisher.

Enfoque nos aspectos visuais

A aposta da empresa, mais uma vez, recai nos elementos visuais de fácil identificação por parte do usuário. A ideia é trazer novas ferramentas que transformem a concepção do seu trabalho em uma experiência dinâmica com cores e elementos visuais. Além disso, um pacote de temas e SmartArt layouts gráficos dá uma ideia a você de como interagir com as novas opções.office1

 

 


Trabalho em conjunto

Se o GoogleDocs conquistou muitos usuários graças à sua plataforma online que permite trabalhar de forma colaborativa, a Microsoft também passa a integrar algo do gênero em seu pacote de aplicativos. No Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint, graças ao novo conceito de Web App, agora é possível trabalhar de maneira online e em tempo real na edição de documentos.office2

Mobilidade

O Office 2010 aposta também na mobilidade como diferencial para interação com o usuário. A proposta é que seja possível trabalhar a partir de um smartphone ou até virtualmente. Para isso, basta ao salvar o arquivo no seu desktop enviá-lo também para o live space. Ao acessá-lo virtualmente você pode editar o texto como desejar e, ao voltar para o seu desktop, automaticamente a versão mais recente é aberta, caso você esteja conectado à internet.office3

Personalização de vídeos no PowerPoint

Sim, agora é possível editar trechos e incluir alguns efeitos simples em vídeos dentro do PowerPoint. Além disso, a edição de dados e gráficos ficou ainda mais fácil, uma vez que o programa adota o trabalho por layers (camadas), similar ao de editores de imagens como o Adobe Photoshop.office4

Compressão de emails em uma única categoria

Esta novidade é do Outlook, mas você já deve conhecer algo similar se possui uma conta do Gmail. Suas trocas de emails agora passam a ser agrupadas em um único tópico. Um exemplo: suponha que em uma conversa com um amigo você troquem dez mensagens entre si.

Todas são listadas em um único tópico e organizadas da mais nova para a mais antiga. Isso evita que sua caixa de mensagens seja poluída por dezenas de confirmações de leitura ou respostas simples que caberiam em uma caixa de conversação.office5

 

Resultado de imagem para access 2010Com o Microsoft Access é possível desenvolver desde aplicações simples como por exemplo, um cadastro de clientes, controle de pedidos até aplicações mais complexas, como por exemplo, todo o controle operacional, administrativo e financeiro de uma pequena ou até mesmo de uma média ou grande empresa, pois os aplicativos desenvolvidos podem rodar perfeitamente numa rede de computadores e os dados armazenados pelo sistema podem ser publicados na Intranet ou até mesmo na Internet.

Resultado de imagem para excel 2010 logoO Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple Inc. e dispositivos móveis como o Windows Phone, Android ou o iOS. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje. É, com grande vantagem, o aplicativo de planilha eletrônica dominante, disponível para essas plataformas e o tem sido desde a versão 5 em 1993 e sua inclusão como parte do Microsoft Office.

Microsoft InfoPath (Microsoft Office InfoPath) é um aplicativo da Microsoft utilizado para desenvolver dados no formato XML. Ele padroniza os vários tipos de formulários, o que ajuda a reduzir os custos do desenvolvimento personalizado de cada empresa.O programa entrou em ação no pacote do Office 2003 foi incluído também no Office 2007 e Office 2010. Não está disponível na versão Microsoft Works 6.0.

O Microsoft Office OneNote, habitualmente referido como Microsoft OneNote, é uma ferramenta para anotações, coleta de informações e colaboração multi-usuário desenvolvida pela Microsoft.

Embora muitos sistemas anteriores tenham se baseado em texto de fluxo linear (simples listas), OneNote visualiza as notas em uma página bidimensional. OneNote acrescenta também características modernas, tais como desenhos,fotos, áudio e vídeo (multimídia), bem como compartilhamento multi-usuário de notas.

Uma ferramenta muito útil para busca de anotações é a ferramenta busca que o OneNote oferece. Todas as notas são indexadas, o que significa que em um tempo muito curto o software tem a capacidade de encontrar arquivos e textos. A busca ocorre igualmente dentro dos textos de figuras e nas palavras gravadas por áudio, já que o programa possui reconhecimento de texto e fala automáticos. Uma versão web do OneNote é parte integrante do OneDrive ou Office Web Apps e possibilita aos usuários que editem notas através de uma navegador de internet (browser).

Resultado de imagem para outlook 2010 logoIntegrante do pacote Microsoft Office. Diferentemente do Outlook Express, que é usado basicamente para receber e enviar e-mail, o Microsoft Outlook além das funções de e-mail, ele é um calendário completo, onde você pode agendar seus compromissos diários, semanais e mensais. Ele traz também um rico gerenciador de contatos, onde você pode além de cadastrar o nome e email de seus contatos, todas as informações relevantes sobre os mesmos, como endereço, telefones, Ramo de atividade, detalhes sobre emprego, Apelido, etc. Oferece também um Gerenciador de tarefas, as quais você pode organizar em forma de lista, com todos os detalhes sobre determinada atividade a ser realizada. Conta ainda com um campo de anotações, onde ele simula aqueles post-its, papeis amarelos pequenos autoadesivos. Utilizado geralmente no sistema operacional Windows.

Resultado de imagem para powerpoint 2010 logoMicrosoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine. Há ainda uma versão mobile para smartphones que rodam o sistema Windows Phone.

O PowerPoint é usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar:imagens, sons, textos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), modelos de apresentação pré-definidos, galeria de objetos gráficos e uma gama de efeitos de animação e composição de slides.

O formato nativo do PowerPoint é o PPT, para arquivos de apresentações, e o PPS, para apresentações diretas. A partir da versão 2007 do programa, a Microsoft introduziu o formato .PPTX. Para executar o Powerpoint em máquinas que não o tenham instalado, é necessário usar o software PowerPoint Viewer, uma vez que o PowerPoint não tem suporte nativo para outros formatos como o SWF, o PDF e mesmo o OpenDocument Format. Os arquivos do PowerPoint em geral são lidos sem problemas por outros softwares similares como o Impress.

Resultado de imagem para publisher 2010 logoMicrosoft Publisher é um programa da suite Microsoft Office, que é basicamente usado para diagramação eletrônica, como elaboração de layouts com texto, gráficos, fotografias e outros elementos. Esse programa é comparado com softwares tais como o QuarkXPress, Scribus, Adobe InDesign e Draw. Foi criado em 1991.

É capaz de criar
  • Publicações para impressão;
  • Páginas da Web (que não requerem conexão com a internet ao criar uma página da web);
  • Edições de e-mail.
  • Criar panfletos
  • Boletins informativos

Resultado de imagem para Microsoft SharePoint Workspace 2010Este artigo descreve a principal funcionalidade e a arquitetura do Microsoft SharePoint Workspace 2010. SharePoint Workspace 2010 sucede e é o novo nome do Microsoft Office Groove 2007. O SharePoint Workspace 2010 é um aplicativo cliente que oferece acesso interativo rápido e a qualquer instante a bibliotecas de documentos e listas no Microsoft SharePoint Server 2010 e no Microsoft SharePoint Foundation 2010. O SharePoint Workspace 2010 também oferece opções para criar espaços de trabalho conjuntos do e espaços de trabalho da Pasta Compartilhada. O SharePoint Workspace 2010 é mais versátil que o Microsoft Office Groove 2007 e pode ser integrado ao Microsoft SharePoint Server 2010 ou ser executado de forma independente.

O Microsoft SharePoint Workspace 2010 fornece um cliente para Microsoft SharePoint Server 2010 e Microsoft SharePoint Foundation 2010, o qual habilita a sincronização em tempo real do conteúdo da área de trabalho com documentos e listas do SharePoint. O SharePoint Workspace 2010 também oferece opções para criação de espaços de trabalho de colaboração do Groove e pastas compartilhadas sincronizadas. Com o uso do SharePoint Workspace 2010, os profissionais de informações podem sincronizar facilmente conteúdo online e offline com um site designado do SharePoint ou colaborar com parceiros externos e membros da equipe externa por meio de espaços de trabalho compartilhados. O SharePoint Workspace 2010 está incluído no Microsoft Office Professional Plus 2010.

Resultado de imagem para word 2010 logoO Microsoft Word é um processador de texto produzido pela Microsoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foram criadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office. Utiliza atualmente como extensão padrão dos arquivo de texto: “.docx”.

 

 

BROFFICE

BrOffice.org é o nome adotado no Brasil da suíte para escritório OpenOffice.org. A mudança do nome surgiu em função de um processo movido pela BWS Informática, uma microempresa de comércio de equipamentos e prestação de serviços de informática do Rio de Janeiro que anteriormente já havia registrado a marca Open Office, sob a alegação de que o nome OpenOffice.org, mesmo não sendo exatamente igual, poderia causar confusão aos usuários.

Desta maneira, o pacote OpenOffice.org não é mais distribuído oficialmente no português do Brasil, sendo em seu lugar disponibilizado oBrOffice.org. Para tanto, foi criada uma ONG, sendo seu primeiro presidente, Claudio Ferreira Filho. Já a partir da versão 2.1.0 foi adotado o novo nome BrOffice.org em detrimento do anterior OpenOffice.org.

Pode ser feito um download para se testar no Windows. No Linux, já vem instalado em várias distribuições, sendo disponibilizado no repositório da maioria das outras, ou por pacotes na página do próprio BrOffice.org.

É um programa destinado às tarefas de escritório, com diversos módulos, ou seja, possui editor de textos, planilha eletrônica para cálculos, gerenciador de apresentações, editor de páginas web, ferramenta para ilustrações, além de outras ferramentas.

É derivado do “StarOffice” e tem muitas vantagens: é grátis, não havendo custos de licenciamento e é um software livre, ou seja, tem código fonte aberto e versões diferentes para rodar em vários sistemas operacionais, inclusive no Linux.

O BrOffice.org contém os seguintes programas, que possibilitam:

Writer ( Texto ): criar e editar textos e criar páginas web,

Calc ( Planilha ): criar e editar planilhas eletrônicas,

Impress ( Apresentação ): criar e editar apresentações multimídia,

Draw ( Desenho ): criar e editar desenhos, diagramas e gráficos,

Base: trabalhar com diferentes, fontes de dados e com arquivos de texto comuns,

Math: editar fórmulas matemáticas,

Início rápido: tornar mais rápido a inicialização dos programas.

As informações deste artigo foram tiradas dos seguintes sites: Baixaki, Microsoft e Wikipédia.

14 Responses »

    • Oi Jeferson vou começar a atualizar o conteúdo deste concurso esta semana, cadastra seu no site para receber as atualizações
      Eder

    • Oi Orlando cadastra seu e-mail no site que você receberá as atualizações diárias.
      Abraços
      Eder

  1. Amigo,seu site é o melhor para concursos,parabéns!
    Eu estou fazendo o concurso do TRT-7. Vai fazer textos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *