O meio ambiente: A ação do homem e suas consequências – Parte 2

O meio ambiente: A ação do homem e suas consequências – Parte 2

05-Desmatamento:

Como a população se expande também há necessidade de explorar áreas para sobreviver. Os seres humanos contribuem para a perda das áreas florestais por corte de árvores que abrigam vida selvagem. Elas também ajudam a contribuir para o ciclo da água e das plantas, além de evitar a erosão do solo. Devido ao desmatamento, extensões vegetativas do planeta encolheram pela metade a área nos últimos 11.000 anos.

Resultado de imagem para desmatamento da amazonia

06-Camada de Ozônio: Protege os seres-humanos contra os raios ultravioleta. Está quase esgotada por constante uso de clorofluorcarbonos – produtos sintéticos que incluem aerossóis, equipamentos de refrigeração, espuma e outros químicos liberados pelas empresas industriais; Os raios UV podem causar câncer de pele e catarata. Cientistas descobriram buraco de ozono na estratosfera da Antártida, grande preocupação considerando que os gases de efeito estufa estão arruinando a camada.

Resultado de imagem para camada de ozonio

07-Poluição Sonora:

sonoraCarros barulhentos na estrada, edifícios de escritórios, estacionamentos, enfim, o desenvolvimento provoca danos consideráveis ao meio ambiente. Nos grandes centros existem poucos dias em horários úteis em que não se escuta o barulho de reformas ou construções ao redor. Uma das grandes críticas ao ecoturismo está no fato do ruídos dos visitantes prejudicarem o ecossistema natural de grandes ecossistemas.

08-Cigarro: Estudos evidenciam os danos que a nicotina pode causar à saúde e no meio-ambiente. Há cidades que estabelecem padrões elevados e criam ambientes de não fumantes. A fumaça liberada ainda representa preocupação em partes do mundo. A natureza demora longos anos para decompor as bitucas, que quando jogadas no solo podem causar incêndios florestais.

O texto abaixo foi retirado do site colégio Web que aborda bem o tema de forma resumida.

Ações do homem na natureza

Em uma época em que catástrofes naturais são cada vez mais freqüentes e devastadoras, as diversas nações do planeta começam a se importar com as conseqüências da industrialização acelerada notada no último século. A emissão de gases poluentes na atmosfera – apenas uma das várias ações do homem que vêm modificando a natureza –, além de contribuir para o aquecimento global, traz inúmeros problemas de saúde para moradores de grandes cidades, onde se concentra mais da metade da população mundial. No Brasil, as queimadas na Amazônia levaram Pascal Lamy, presidente da Organização Mundial do Comércio, a defender a internacionalização da floresta à época de sua candidatura. Nunca discutiu-se tanto sobre o meio ambiente.

lixoA natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de especieis animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconsequentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água.
Nossa saúde está integra
da ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo negligenciado, pense, que com ele está sendo destruída principalmente a vida que inclui, o nosso bem estar e o de todos os seres vivos, conseqüentemente, o futuro deste planeta.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.
industriaAs indústrias lançam poluentes como, por exemplo, o enxofre gerando a chuva ácida que causa danos às plantações, as florestas, ao homem através de alimentos envenenados. A chuva ácida produz um gás capaz de subir muito alto na atmosfera impedindo a renovação da camada de ozônio, que retém os raios ultravioletas do sol. A destruição desta camada proporciona a elevação da temperatura ambiente da Terra, derretendo as geleiras e aumentando o nível das marés. Nas indústrias, também, se produz um veneno chamado “DDT”. É um produto químico que tem a capacidade de matar os insetos que atacam as lavouras, mas também mata os insetos não prejudiciais, e como não é biodegradável, isto é, capaz de ser decomposto pela ação de organismos vivos, também, penetra nos alimentos causando doenças aos homens.

                

 

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *