IFES – Conteúdo Programático 2017

IFES – Conteúdo Programático 2017

Esta postagem foi atualizada dia 17/05/2017 e desenvolvida da seguinte forma: Coloquei o conteúdo programático do Ifes e estarei sempre dando uma atualizada até completar todo conteúdo.

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Bons estudos!

Aqui você encontra as matérias que caem no IFES, pois estarei postando o conteúdo completo do IFES 2017

Edital

As inscrições estarão abertas do dia 03/10 a 13/11 de 2016 e para fazer sua inscrição online é só clicar aqui: Inscrição online . ATENÇÃO: Verifique se a inscrição é na modalidade que você procura, já que no Ifes tem as seguintes modalidades: Cursos técnicos integrados, concominantes e subsequentes.

Cursos Técnicos:

Os cursos técnicos são ofertados nas modalidades presencial e a distância em três formas: articulada integrada, articulada concomitante e subsequente ao Ensino Médio. Na forma articulada integrada o estudante faz o Ensino Médio juntamente com a formação técnica no próprio Instituto. Nas formas articulada concomitante e subsequente, o estudante faz somente o Ensino Técnico no Ifes – a diferença é que no concomitante ele ainda pode estar matriculado em uma determinada série/ano do Ensino Médio, enquanto no subsequente a conclusão do Ensino Médio é obrigatória. Os cursos atendem a estudantes em idade própria e a estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – Proeja.

Para mim o melhor jeito de aprender é praticando, então o ideal é fazer as provas anteriores para ver se você está bem. Clique no link que você terá todas as provas com gabaritos.  Provas com gabaritos.

Espero estar de ajudando, mas caso você esteja fazendo o Enem ou outro concurso, deixe um comentário que tentarei te ajudar também

Abraços e bons estudos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS E CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES

LÍNGUA PORTUGUESA

I. Compreensão de textos diversos de diferentes gêneros;

II. Sintaxe (período simples e composto,    regência verbal e nominal,    concordância verbal e nominal,     emprego do acento indicador de crase);

III. Morfologia (classes,    flexões,    estrutura e formação de palavras);

IV. Níveis de Linguagem;

V. Figuras de Linguagem;

VI. Semântica (significação das palavras – antonímia, sinonímia,      homonímia, paronímia,      denotação, conotação,      ambiguidade)

OBS.: Não foi pedido neste edital sinais de pontuação, mas para uma boa interpretação de texto seria muito bom você dar uma estudada, inclusive já caiu questões em provas anteriores: emprego dos sinais de pontuação;

Referências Bibliográficas: NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1999. SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2000. TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Práticas de Linguagem. Leitura e produção de textos. São Paulo: Scipione, 2001.

MATEMÁTICA

I. Conjuntos: Noção intuitiva de conjuntos; Igualdade; Inclusão; Reunião; Intercessão; Diferença;    Produto cartesiano;    Representação por diagramas; Aplicações à resolução de problemas.

II. Aritmética e Álgebra: Números naturais;    Números inteiros;    Números racionais e    reais;    Fatores primos;    MMC e MDC;    Expressões literais e algébricas;    Produtos notáveis;    Equações;    Problemas e inequações do 1º e 2º grau;    Sistemas de equações do 1º grau e 2º grau;    Equações e problemas do 1º grau   e   2º grau;    Equações biquadradas;    Equações irracionais;     Sistema métrico decimal;     Razão; Proporção;     Divisão em partes proporcionais;     Regra de três;    Porcentagem;    Juros (Simples      e      compostos) e Polinômios.

III. Geometria e Trigonometria: Ângulos; Retas paralelas; Triângulos; Polígonos convexos; Principais quadriláteros convexos; Circunferência e círculo; Segmentos proporcionais; Semelhança; Relações métricas no triângulo retângulo; Relações métricas na circunferência; Polígonos regulares; Áreas de figuras planas; Inscrição e circunscrição de figuras planas; Relações trigonométricas no triângulo retângulo.

IV. Estatística: Cálculo da Média, Mediana, Moda e demais separatrizes; Construção de tabelas de frequência e gráficos de uma distribuição de frequência. Gráficos de setores. V. Funções: Estudo completo das funções do 1º e 2º graus. Intervalos e operações com intervalos.

Sugestões Bibliográficas: CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. São Paulo: 19o edição. Saraiva, 2012. GIOVANNI, José Ruy. CASTRUCCI, Benedito. GIOVANNI JUNIOR, José Ruy. Pensar e Descobrir: 6ª ao 9ª ano. São Paulo: FTD, 2010. 4v. IEZZI, Gelson. DOLCE, Osvaldo. MACHADO, Antônio. Matemática e realidade: 6ª ao 9ª ano, São Paulo: Atual, 2013.4v. IMENES, Luiz Márcio. LELLIS, Marcelo. Matemática: 6ª ao 9ª ano, São Paulo: Moderna, 2010. IEZZI, Gelson e outros. Fundamentos da Matemática Elementar: 9o edição. São Paulo: Atual, 2013. 11V

CIÊNCIAS

I. Cinemática: Conceitos de Cinemática; Ponto material e corpo extenso; Posição escalar; Deslocamento e caminho percorrido; Repouso, Movimento e Referencial; Sistema Internacional de Unidades; Velocidade escalar média; Movimento Uniforme (MU); Equação horária da posição no (MU); Movimento Uniformemente Variado (MUV); Aceleração escalar média; Equação horária da posição no (MUV); Equação horária da velocidade; Equação de Torricelli; Queda livre;

II. Dinâmica: Estudo das forças; O que é força; Elementos de uma força; Como medir a intensidade de uma força; Resultante de um sistema de forças; Forças com mesma direção e mesmo sentido; Forças com mesma direção e sentidos diferentes; Forças concorrentes; Conceitos da Dinâmica; Força; Massa; Peso; 1ª Lei de Newton (Inércia); 2ª Lei de Newton (F = ma); 3ª Lei de Newton (ação e reação);

III. Trabalho: Trabalho de uma força constante;

IV. Energia: Energia Cinética; Energia potencial gravitacional; Energia potencial elástica; Princípio da Conservação da Energia Mecânica;

V. Calor: Equilíbrio térmico e temperatura; Medidas de temperatura; Escalas termométricas; Quantidade de calor sensível; Calor específico; Propagação do calor;

VI. Aplicação dos conceitos fundamentais: matéria, corpo, objeto, energia, temperatura.

VII. Propriedades da matéria: estados físicos,    mudanças de estado,    classificação de sistemas químicos (substâncias puras, misturas, substâncias simples e compostas, fase),     métodos de separação de misturas,     fenômenos físicos e químicos.

VIII. Átomo: estrutura atômica,     número atômico e número de massa,    semelhanças atômicas, distribuição eletrônica e modelos atômicos.

IX. Elementos químicos: conceito, símbolos e representação convencional, classificação periódica dos elementos químicos;

X. Água, Sais Minerais, Vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas – propriedades e importância para os seres vivos;

XI. Célula – Procariótica e Eucariótica;      Animal e Vegetal;      Partes fundamentais; Principais orgânulos citoplasmáticos e suas funções;

XII. Seres vivos – Características gerais, Classificação e Níveis de organização; Vírus e Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animmalia: representantes, características gerais, importância econômica e ecológica; Principais doenças causadas por Vírus, Bactérias, Protozoários, Fungos e Vermes; Reprodução em vegetais e animais;

XIII. Sistemas do corpo humano – órgãos componentes e funções dos Sistemas digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, sensorial, endócrino e reprodutor. Soros e vacinas;

XIV. Ecologia – Conceitos básicos; Cadeia e Teia alimentar; Relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos; Ciclo da água e do carbono; Poluição do ar, da água e do solo: problemas decorrentes e ações preventivas/corretivas.

Referências Bibliográficas: BIZZO, Nélio & JORDÃO, Marcelo. Ciências – vol. 2 e 3. 2ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. CRUZ, José Luiz Carvalho da (editor responsável). Projeto Araribá – Ciências – 6ª e 7ª séries (7º e 8º anos). 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2007. TRIVELLATO, José; TRIVELLATO, Sílvia; MOTOKANE, Marcelo; LISBOA, Júlio Foschini & KANTOR, Carlos.Ciências, natureza & cotidiano: criatividade, pesquisa, conhecimento – 7º e 8º anos. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2009. CRUZ, Daniel. Ciências e Educação Ambiental, Química e Física, 8ª Série, Editora Ática. Gewandsznajder, Fernando. Ciências Matéria e Energia, 8ª Série, Editora Ática. BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências: Física e Química – 8ª série/ 9º ano. 3ª ed. Ed. Ática, 2007. CRUZ, Daniel. Tudo é Ciências – Física e Química – 8ª série/ 9º ano. 1ª ed. Ed. Ática, 2007. CRUZ, José Luiz Carvalho da (editor responsável). Projeto Araribá –8ª série. 2ª ed. Ed. Moderna, 2007. GOWDAK, Demétrio; MARTINS, Eduardo. Química e Física – 8ª série/ 9º ano. 2ª ed. Ed. FTD, 2006

HISTÓRIA

I. O surgimento da Idade Moderna;

II. Reforma, Contrarreforma e Renascimento Cultural;

III. O mercantilismo e o surgimento do pré-capitalismo;

IV. O Absolutismo dos reis e o Estado Moderno;

V. As grandes navegações e a construção das Américas inglesa, hispânica e portuguesa;

VI. Os povos nativos da América;

VII. Confronto entre o mundo europeu e as populações autóctones;

VIII. O mundo africano e a construção do espaço negro nas Américas;

IX. As revoluções inglesas do século XVII;

X. O Iluminismo e a Revolução Francesa;

XI. A crise do sistema colonial nas Américas;

XII. Da manufatura às máquinas: etapas da Revolução Industrial;

XIII. A formação das nações latino-americanas no século XIX;

XIV. O Brasil no século XIX;

XV. Os Estados Unidos no século XIX;

XVI. A Europa no século XIX;

XVII. O imperialismo dos séculos XIX/XX e a partilha da África e Ásia;

XVIII. Os nacionalismos e as guerras mundiais do século XX;

XIX. O período entre-guerras e o contexto mundial;

XX. A hegemonia dos EUA na América Latina e no mundo: de Monroe a Obama;

XXI. A Revolução russa de 1917 e o movimento socialista mundial nos séculos XX e XXI;

XXII. A Guerra-Fria e a Queda do muro de Berlim;

XXIII. A América Latina nos séculos XX e XXI;

XXIV. As transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil nos séculos XX e XXI;

XXV. O século XXI e as perspectivas do futuro.

Referências Bibliográficas: PROJETO ARARIBÁ: história: ensino fundamental. 3 ed. 8º ano e 9º ano. São Paulo: Moderna, 2010. VAZ, Maria Luísa e PANAZZO, Silvia. Jornadas.hist: História, 7º ano, 8º ano e 9º ano. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. VICENTINO, Claudio e DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil. vols. 2 e 3. São Paulo: Scipione, 2010.

 

GEOGRAFIA

I. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico;

II. A localização dos espaços na superfície terrestre;

III. As relações da natureza e sociedade;

IV. A importância de conhecer e preservar a natureza;

V. O ser humano no espaço geográfico;

VI. A inserção do homem no meio físico, suas alterações e construção do espaço atual;

VII. A construção cultural nos diversos espaços geográficos;

VIII. Os conflitos originados das relações da humanidade;

IX. A evolução tecnológica da humanidade e suas consequências;

X. A Organização do espaço brasileiro;

XI. Região e regionalização;

XII. As atividades econômicas rurais e urbanas no Brasil e no mundo.

XIII. A construção do espaço globalizado;

XIV. Subdesenvolvimento: origem e diversidade;

XV. O espaço geográfico – América, África, Ásia, Oceania, Europa, Antártida.

XVI. Território, poder e fronteiras políticas.

Referências Bibliográficas: LUCCI, Elian Alabi. Geografia: Homem e Espaço. São Paulo: Saraiva, 2015. 4v. ADAS, Melhem. Geografia. São Paulo: Moderna. 1995. 4v. SENE, Eustáquio. MOREIRA, João Carlos. Trilhas da Geografia. Scipione. 4v. MAGNOLI, Demétrio. SCALZARETTO, Reinaldo. Geografia: Espaço, Cultura e Cidadania. Ed. Moderna. 4v. NORONHA, Carlos Henrique Moura Mavignier de, O Espaço Mundial. Ed. Do Brasil. São Paulo. 4v., MOREIRA, Igor A. G. Construindo o Espaço. Ed. Ática. São Paulo. 4v. SAMPAIO, Francisco Coelho. Geografia do Século XXI. Ed. Ediouro Publicações. São Paulo. 4v. Almeida. Lucia Marina Alves. Rigolin, Tércio Barbosa. Tudo é Geografia. Editora Ática. São Paulo 2009. 4v. Moreirão. Fabio Bonna. Universos: Geografia, 2.ed. – São Paulo, 2012.4v. Sampaio, Fernando dos Santos. Silva, Vagner Augusto. Para viver Juntos: Geografia: ensino fundamental. 2 ed. – São Paulo: Edições SM, 2011. Vedovate, Fernando Carlo. PROJETO ARARIBÁ

 

6 Responses »

    • Oi Nathália, existe no ifes algumas modalidade como curso técnico integrado (que foi o que estou postando), e concominantes e subsequentes. Não vi os outros conteúdos, mas deve ser isso. Caso tenha alguma dúvida, me fala qual você vai fazer e tento atualizar ele também.

      Abraços
      Eder

  1. Seria bom se você juntasse todos esse conteúdos e formasse uma apostila e deixasse um link para download facilitaria muito a vida de quem estar estudando.

    • Oi Thalyta obrigado pela sugestão. Já pensei em fazer isso, mas é meio complicado. Assim que conseguir uma maneira de condensar e fazer uma apostila ideal, provavelmente farei.
      Valeu a dica
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *