Menu fechado

O surgimento da Idade Moderna

O surgimento da Idade Moderna

 

Idade Moderna

 

Introdução

 

Tomada de Constantinopla: marco inicial da Idade Moderna

A História Moderna é um período da História do Ocidente situada entre a Idade Média e a História Contemporânea.

O período conhecido como Idade Moderna ocorreu entre os séculos XV e XVIII, sendo que seu início tem como marco o dia 29 de maio de 1453, com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos otomanos, e seu término em 14 de julho de 1789, com a Revolução Francesa.tomada-de-constantinopla

 

Principais características no mundo ocidental:

– Foi um período de transição do Feudalismo para o Capitalismo. Na Idade Moderna, as cidades começam a retomar seu poderio econômico, exercendo papel decisivo dentro do cenário do mundo que estava começando a mudar, com o mercantilismo.

– Prevalência de um regime político caracterizado, principalmente, pela centralização do poder nas mãos do monarca (rei). O Absolutismo caracterizou a História Moderna como o período dos grandes reis.

Foi elemento constituinte dos Estados Nacionais Modernos que estabeleceram novos padrões políticos na humanidade com a unificação dos primeiros países.

O Absolutismo concedia uma posição de grande importância social e política para os reis, que eram encarados também como representantes de Deus na Terra.navegacao

– Período de descobrimentos marítimos feitos pelos europeus (principalmente Portugal e Espanha) e colonização e exploração das terras descobertas (principalmente na América e África).

Teve seu eixo transferido do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico. Isto deu início de uma ideia de mundo muito maior do que a que era vigente até a Idade Média.

– Comércio marítimo como principal fator de desenvolvimento econômico das nações.

– Fortalecimento da burguesia comercial europeia.

– Surgimento de movimentos de contestação ao poder da Igreja Católica (Reforma Religiosa) e formação de novas igrejas (luterana, calvinista e anglicana). A Reforma Protestante colocou em xeque a soberania religiosa da Igreja Católica, abrindo caminho para novas vias do cristianismo. Foi acompanhada pela Contra-Reforma Católica como tentativa de dinamizar suas ações e garantir seu rebanho de fieis em meio a nova oferta religiosa.

– Desenvolvimento das artes plásticas e da cultura sob uma nova perspectiva (humanismo), principalmente com o Renascimento Cultural. Esse movimento gerou grandes clássicos da pintura, da literatura e da escultura, brindando a humanidade com algumas obras que são consideradas entre as mais importantes de toda a História até hoje. O Renascimento proporcionou a retomada da cultura grego-latina, que passou a representar um momento de apogeu cultural da humanidade ofuscado pelo período medieval. A retomada da cultura fez o homem alterar seus conceitos de interpretação do mundo, germinando novos questionamentos.

– Na Idade Moderna, surgem o Pacto Colonial, o Metalismo, A Balança Comercial e os Monopólios, que fizeram com que grande parte do mundo capitalista que conhecemos hoje fosse criada.

– Amplo desenvolvimento científico (Astronomia, Engenharia, Matemática, Anatomia, Biologia, etc.) no contexto do Renascimento Científico.

– Acúmulo de riquezas na Europa, fruto da exploração das colônias na América. A Idade Moderna é também muito marcada como a “época das revoluções liberais”, com grande destaque para a Independência dos Estados Unidos, que acabou por influenciar toda uma gama de outras revoluções de independência nas Américas, além de influenciar a Revolução Francesa, que culminou com o fim da Idade Moderna.

– Início da Revolução Industrial no final da Idade Moderna.revolucao-industrial

– Contestação, principalmente com o Iluminismo, do regime Absolutista e crise deste sistema de governo no final da Idade Moderna (segunda metade do século XVIII).

A Idade Moderna é um período de retomada de valores culturais e grande ampliação dos mesmos. É também a época do nascedouro do capitalismo, o que introduziu significativas mudanças na humanidade. A História Moderna é identificada pelos historiadores como limitada pela Revolução Francesa, o que iniciaria uma nova fase da humanidade, a História Contemporânea.

Portanto, vamos listar alguns dos principais acontecimentos da Idade Moderna, para que você tenha uma ideia mais clara desse importante período da História da humanidade.

Cronologia da Idade Moderna:

– 1453: Tomada de Constantinopla pelo império Turco-Otomano.

– 1455 a 1485: Guerra das Duas Rosas na Inglaterra.

– 1479: formação da monarquia nacional espanhola.

– 1492: Descobrimento da América com Cristóvão Colombo. Chegada dos espanhóis ao continente americano.

– 1498: Chegada da esquadra de Vasco da Gama às Índias.

– 1500: Chegada dos portugueses ao Brasil, liderados por Pedro Álvares Cabral (Descobrimento do Brasil).

– 1508: Michelangelo começa a pintar o teto da Capela Sistina. A obra é uma das mais representativas do Renascimento Cultural.

– 1517: início da Reforma Protestante com Martinho Lutero na Alemanha.

– 1532: início da colonização espanhola na América, após a destruição do Império Inca, comandada pelos conquistadores espanhóis Francisco Pizarro e Diego de Almagro.

– 1534: fundação da Companhia de Jesus, organização jesuítica da Igreja Católica, como resposta à Reforma Protestante. Esta organização atuou no Brasil, principalmente, na catequização dos índios.

– 1542: Restabelecimento da Inquisição, que atuou, principalmente, na Itália, Portugal e Espanha.

– 1554: fundação da cidade de São Paulo.

– 1618 a 1648: Guerra dos Trinta Anos.

– 1642 a 1660: Revolução Puritana (guerra civil) na Inglaterra.

– 1688 a 1689: fim do regime absolutista na Inglaterra com a Revolução Gloriosa.

– 1756 a 1763: Guerra dos Sete Anos – conflito militar entre diversos reinos europeus, cuja principal causa foi a disputa pelo domínio colonial.

– 1765: aperfeiçoamento do motor a vapor pelo escocês James Watt (marco inicial da Revolução Industrial).

– 1776: Declaração da Independência dos Estados Unidos.

– 1789: início da Revolução Francesa, que derrubou a monarquia e terminou com o absolutismo na França.

Fonte: suapesquisa.com, Fonte: Colégio web e infoescola

ESTUDANDO PARA O IFES? VEJA TAMBÉM!

Reforma, Contrarreforma e Renascimento Cultural

IFES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *