Mercado Monetário

SAIA NA FRENTE!! CHEGOU APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018 CLIQUE AQUI!!

Mercado Monetário

Muito se fala nos jornais, na televisão e na internet sobre um tal de Mercado Monetário, mas poucos entendem o que ele é. Vamos trazer um pouco do que é esse “mercado de moeda” e como ele funciona.

Mercado Monetário é uma das subdivisões do Mercado Financeiro. O Mercado Monetário – ou mercado de moeda – é onde ocorrem as captações de recursos à vista, no curtíssimo e no curto prazo. Nesse mercado, atuam principalmente os intermediadores financeiros, negociando títulos e criando um parâmetro médio para taxas de juros do mercado.

O Mercado Monetário é constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros. Também é composto por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem. É nesse ponto que chegamos a definir os prazos. No geral, as negociações com títulos e outros ativos no mercado monetário não ultrapassam os 12 meses. Por isso figuram nesse mercado, na grande maioria dos casos, os Certificados de Depósito Interbancário e as operações de empréstimo de curto prazo feitas com títulos públicos – operações compromissadas.

Liquidez, mas não a financeira!

Mercado Monetário é marcado também pelo controle da liquidez exercida pelo Banco Central. Neste caso, a liquidez diz respeito ao volume de papel moeda em circulação, ou seja, ao volume de dinheiro que está transitando livremente na economia. Por exemplo: um grade fluxo de recursos pode trazer um custo menor para o dinheiro (taxas de juros baixas), porém um consumo muito forte (o que gera forte inflação no curto e médio prazos, desequilibrando nossa economia).

Portanto o Mercado Monetário é o grande responsável pela formação das taxas de juros – aTaxa Selic e o CDI, sendo também bem controlado pelo COPOM através de sua política monetária bem estabelecida. fonte: Finanças pessoais

Mercado monetário

mercado monetário (money market) é um mercado especificamente para financiamentos e aplicações de curto prazo, no qual instrumentos financeiros de curto prazo como bilhetes do tesouro, papel comercial ou financiamentos inter-bancários são negociados.

O mercado monetário consiste essencialmente em instituições financeiras e brokers, que por sua vez podem intermediar os instrumentos de curto prazo por conta de outras instituições não-financeiras. Os prazos de financiamento e aplicações neste mercado são tipicamente abaixo de 13 meses.

Participantes

A principal fatia do mercado monetário consiste em bancos a emprestar e aplicar dinheiro entre si, usando papel comercial, repos e instrumentos similares, dando origem a taxas de referência como a Euribor ou a LIBOR.

Os instrumentos usados neste mercado são geralmente vistos como de muito baixo risco, um pressuposto que ultimamente tem sido ferido no caso do ABCP.

Apostilas para todos os cargos  SEDUC-AM 2018 CLIQUE AQUI!!

Aproveite!! Apostilas para todos os cargos IPHAN 2018

SAIA NA FRENTE!! CHEGOU APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018 CLIQUE AQUI!!

Além dos bancos, também intervêm neste mercado:

  • Tradings;
  • Fundos de tesouraria e money market;
  • Bancos centrais;
  • Condutas, SIVs.

Instrumentos transaccionados

  • Bankers’ acceptance – Uma espécie de cheque emitido por um banco que é aceite por outros;
  • Certificado de depósito – Um depósito a prazo num banco com uma maturidade específica.
  • Repos – Empréstimos de curto prazo, por menos que duas semanas e frequentemente por apenas um dia, que consistem na venda de instrumentos financeiros com um acordo de recompra num preço fixo a uma determinada data;
  • Papel comercial – Empréstimos sem garantia com uma maturidade de até 270 dias, usualmente transaccionam a desconto para o valor nominal, providenciando uma taxa de juro implícita;
  • Depósitos em Eurodollars – Depósitos em USD num banco fora dos EUA.
  • Depósitos no banco central – Depósitos junto do banco central por parte de bancos ou outras entidades depositárias.
  • Bilhetes do tesouro – Dívida de curto prazo de um governo soberano, que é emitida com maturidades de 3 a 12 meses.
  • Fundos de tesouraria – Portfolios de papéis de curta maturidade, e baixo risco, que compram instrumentos de mercado monetário para clientes de retalho ou institucionais.

fonte:thing fn

 

Postagens que valem a pena conferir:


portugues-cc

logo-conteudo

arquivologia-cc

 

 

 

 


 

Deseja conteúdos resumidos e de fácil entendimento? clique aqui!

SAIA NA FRENTE!! CHEGOU APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018 CLIQUE AQUI!!

Aproveite!! Apostila para UDESC 2018 assistente administrativo

Apostilas para todos os cargos  SEDUC-AM 2018 CLIQUE AQUI!!

Apostilas para todos os cargos PC-SP 2018 CLIQUE AQUI!!

AQUI VOCÊ TEM APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO 2018

2 comentários

    • Taisa Nascimento em 22/11/2016 às 6:55 pm
    • Responder

    Obrigada! me ajudou muito num trabalho.

    1. Fico feliz que tenha te ajudado.

      Você poderia me dizer qual concurso você vai fazer?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: