Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados

Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados

Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

No final da postagem tem uma vídeo aula.

Este artigo foi retirado da pagina de suporte da Microsoft

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Bons estudos!

Noções básicas sobre segurança e computação segura

Se você se conecta à Internet, permite que outras pessoas usem seu computador ou compartilha arquivos com outros, deve tomar algumas medidas para proteger o computador. Por quê? Porque existem criminosos virtuais (também chamados hackers) que atacam os computadores de outras pessoas. Essas pessoas podem atacar diretamente, entrando no seu computador pela Internet e roubando informações pessoais suas, ou indiretamente, criando software mal-intencionado com a finalidade de danificar seu computador.

Felizmente, você pode se proteger, tomando algumas precauções simples. Este artigo descreve as ameaças e o que você pode fazer para se defender delas.

Proteger seu computador

Estas são algumas maneiras de ajudar a proteger seu computador de ameaças potenciais de segurança:

Firewall:

firewallUm firewall pode ajudar a proteger seu computador, impedindo o acesso de hackers ou software mal-intencionado.

O que é um Firewall:

Firewall é um software ou hardware que verifica informações vindas da Internet ou de uma rede, rejeitando-as ou permitindo que elas passem e entrem no seu computador, dependendo das configurações definidas. Com isso, o firewall pode ajudar a impedir o acesso de hackers e software mal-intencionado ao seu computador.

Como funciona um firewall:

Se você executar um programa, como um de mensagens instantâneas ou um jogo em rede com vários participantes, que precise receber informações da Internet ou de uma rede, o firewall perguntará se você deseja bloquear ou desbloquear (permitir) a conexão. Se você optar por desbloquear a conexão, o Firewall do Windows criará uma exceção para que você não se preocupe com o firewall quando esse programa precisar receber informações no futuro.

Antivírus:

antivirusProteção contra vírus. Um software antivírus pode ajudar a proteger o computador contra vírus, worms e outras ameaças à segurança.

Vírus, worms e cavalos de Troia são programas criados por hackers que usam a Internet para infectar computadores vulneráveis. Os vírus e worms podem se replicar de computador para computador, enquanto os cavalos de Troia entram em um computador fazendo-se passar por um programa aparentemente legítimo, como uma proteção de tela, por exemplo. Vírus, worms e cavalos de Troia destrutivos podem apagar informações do disco rígido ou desabilitar completamente o computador. Outros não causam danos diretos, mas afetam o desempenho e a estabilidade do computador.

Os programas antivírus verificam a existência de vírus, worms e cavalos de Troia em emails e outros arquivos. Caso algum seja encontrado, o programa antivírus coloca de quarentena (isola) o vírus ou o exclui completamente, antes que ele danifique o computador e os arquivos.

Proteção contra spyware e outros softwares mal-intencionados:

spywareUm software antispyware pode ajudá-lo a proteger seu computador contra spyware e outros possíveis softwares indesejados.

Spyware é um software que exibe anúncios, coleta informações sobre você ou altera configurações em seu computador, geralmente sem o seu consentimento. Por exemplo, o spyware pode instalar favoritos, barras de ferramentas ou links indesejados no navegador da Web, alterar sua home page padrão ou exibir anúncios pop-ups frequentemente. Alguns spywares não exibem sintomas que possam ser detectados, mas coletam em segredo informações confidenciais, como, por exemplo, os sites que você visita ou o texto que você digita. A maioria dos spywares é instalada através do download de softwares gratuitos, mas, em alguns casos, basta visitar um site para que o computador seja infectado com spyware.

CONTINUAR PARA PARTE 2

Para complementar seus estudos recomendo os links abaixo:

Conceitos básicos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office 2013 e LibreOffice versão 4.1 ou superiores.

Sistemas operacionais: Windows XP/ windows 7, software e hardware.

Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet, Intranet e redes de computadores.

Internet Explorer versões 9 e 11,

Correio eletrônico (webmail e Mozilla Thunderbird).

Para aprofundar mais sobre segurança da informação: Segurança da informação

Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *