Internet Explorer versões 9 e 11

Internet Explorer versões 9 e 11

Internet Explorer 9

O Windows Internet Explorer 9 (abreviado IE9) é a nona versão do navegador Internet Explorer criado e fabricado pela Microsoft, sendo a última versão do Internet Explorer a ser suportada para o Windows Vista. É o sucessor do Internet Explorer 8 e foi sucedido pelo Internet Explorer 10.

O Internet Explorer 9 foi lançado em fase final em 14 de Março de 2011, sendo disponibilizado para Windows Vista, Windows 7 e Windows Server 2008[2] em 93 idiomas.[3] Assim como ocorreu com o Internet Explorer 7, a nona versão do navegador também traz drásticas mudanças em sua interface, optando por uma aparência minimalista, privilegiando o espaço para exibição das páginas da web.[4]

Novos recursos

  • Design simplificado;
  • Sites afixados;
  • Exibir e acompanhar transferências;
  • Separadores avançados;
  • Página Novo Separador;
  • Pesquisa na barra de endereços;
  • Barra de Notificação;
  • Supervisor de Desempenho de Complementos;
  • Aceleração de hardware;

Design simplificado

Nesta versão o Internet Explorer 9 esta com uma interface de utilização mais compacta. A maioria das funções da barra de comandos, (Imprimir ou Zoom), podem agora ser acessadas com apenas um clique no botão de Ferramentas. Os favoritos estão agora em um único botão na tela principal. Trazendo nesta versão uma melhor clareza/limpeza visual. Ficando desta forma somente os botões principais na estrutura principal. Esta forma de exibição mais limpa foi inicialmente adotado pelo navegador Google Chrome.

Sites Afixados

Ao visitar determinadas páginas da Web com frequência, o recurso Sites Fixos permite que elas sejam acessadas diretamente na barra de tarefas da área de trabalho do Windows 7.

Exibir e acompanhar transferências

A caixa de diálogo Exibir Downloads é um novo recurso que mantém a lista dinâmica dos arquivos baixados. Podendo agora o navegador emitir um aviso, caso desconfie que o download seja mal-intencionado. Nesta janela de transferências, foi introduzido o recurso que permite pausar e reiniciar um download inacabado. Esta lista mostra também onde encontrar no computador os arquivos baixados. A lista pode ser limpa a qualquer momento, porém os arquivos permanecem no computador no local pré definido. Este local é definido nas configurações do navegador.

Guias avançadas

A navegação por guias, proporciona uma melhor movimentação entre várias páginas da Web. Com este recurso, é possível navegar em diversas páginas simultaneamente. As guias também são destacáveis. Permitindo assim que, ao arrastar uma guia, uma nova instância do navegador abra-se com a guia arrastada. O mesmo terá uma função de Ajuste. Está organizará as janelas lado-a-lado. Assim sendo, o navegador se auto-ajustará conforme a resolução do monitor. As guias também serão codificadas por cores, mostrando assim, quais páginas abertas estão relacionadas umas às outras (tal recurso promete uma melhor praticidade visual e de navegação).

Página Novo Separador

O novo design da página Novo Separador exibe os sites que foram visitados frequentemente. Codificando as guias por cores, o navegador prometendo melhor a usabilidade. Uma barra indicadora também mostra a frequência de visitas em cada site. Permitindo ao utilizador remover ou ocultar sites por ele visitado. É o mesmo processo da limpeza de cache.

Pesquisa na barra de endereços

Nesta versão é possível pesquisar diretamente na barra de endereços. Se digitar o endereço de um site, irá diretamente ao site desejado. Se digitar um termo de pesquisa ou endereço incompleto, se iniciará uma pesquisa usando o mecanismo de pesquisa padrão selecionado. Ao digitar poderá também receber sugestões do próprio recurso.

Barra de Notificação

A Barra de Notificação aparecerá na parte inferior do Internet explorer fornece informações importantes de status, mas não o forçará a clicar em uma série de mensagens para poder continuar navegando.

Supervisor de Desempenho de Complementos

Os complementos, como as barras de ferramentas e plugins podem aprimorar a experiência de navegação, mas também podem torná-la lenta. O Supervisor de Desempenho de Complementos informa se um complemento está afetando negativamente o desempenho do navegador e permite que o desabilite ou o remova por completo.

Aceleração de hardware

Este novo recurso do Internet Explorer usará a potência do processador gráfico presente no computador (conhecido por GPU), para lidar com tarefas carregadas de elementos gráficos, como streaming de vídeo ou jogos online. Ao usar o GPU, o Internet Explorer dividirá o processamento da página entre o GPU e a CPU. Desta forma, promete um aumento significativo na montagem e exibição do conteúdo em relações às suas versões anteriores.

Versões

O Internet Explorer 9 Beta, foi a primeira versão pública a ser lançada em 15 de Setembro de 2010. O Internet Explorer 9 – Release Candidate, foi a segunda versão pública a ser lançado em 10 de Fevereiro e a versão final foi lançada dia 14 de março de 2011.

Histórico do Internet Explorer 9

A tabela a seguir mostrará a evolução do programa ao longo das versões que forem sendo lançadas, apresentando cada uma das versões pelas quais que passará, data de lançamento, compatibilidade com as versões do sistema operacional Windows, e o número de idiomas disponíveis em cada uma delas.

 

Internet Explorer 11

Windows Internet Explorer 11 (abreviado como IE11) é a versão mais recente do Internet Explorer que foi desenvolvido pela Microsoft. Ele é o sucessor do Internet Explorer 10. Foi lançado oficialmente em 17 de outubro de 2013 para o Windows 8.1 e em 7 de novembro de 2013 para o Windows 7. A versão mobile do Internet Explorer 11 já vem pré instalada no Windows Phone 8.1.

Mudanças

IE11 suporta SPDY somente no Windows 8.1. Aprimoramentos de JavaScript, suporte de mídia criptografada e um editor de HTML melhorado.

IE11 também foi observada para usar menos memória com várias abas abertas do que as versões contemporâneas de Chrome e Firefox.

Recursos removidos

  • IE11 removeu o suporte para document.all and attachEvent.
  • Guias Rápidas (Ctrl + Q)
  • Comando Trabalhar offline removido do menu Arquivo.
  • Arrastar e soltar do conteúdo selecionado do IE para outros programas como o Word ou o WordPad.
  • Capacidade de visualizar todos os cookies de uma só vez através de Ferramentas de Desenvolvimento.

História

Embora uma compilação interna do IE11 foi divulgada em 25 de março de 2013, a sua primeira versão preview não foi formalmente lançado até junho de 2013, durante a conferência de Build 2013, junto com a versão pré-lançamento do Windows Server 2012 R2 e do Windows 8.1. Em 25 de julho de 2013, a Microsoft lançou a prévia do Internet Explorer 11 para o Windows 7 e Windows Server 2008 R2.

Para complementar seus estudos recomendo os links abaixo:

Conceitos básicos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office 2013 e LibreOffice versão 4.1 ou superiores.

Sistemas operacionais: Windows XP/ windows 7, software e hardware.

Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet, Intranet e redes de computadores.

Correio eletrônico (webmail e Mozilla Thunderbird).

Conceitos de proteção e segurança da informação. Vírus, worms e outros tipos de malware.

Para aprofundar mais sobre segurança da informação: Segurança da informação

Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *