Menu fechado

Característica da banca organizadora IADES

APOSTILA TJ-PA 2019

NÃO PERCA!!! APOSTILAS EBSERH 2020

APOSTILA PARA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ 2020

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Conhecer a característica de cada banca, como ela aborda e cobra as matérias e seus critérios de correção te ajudarão a direcionar seus estudos. Você deve decifrar como elas pensam, pois conhecer a banca é tão importante quanto os estudos.

Resolvi então fazer uma série de postagens que mostra as características de cada banca.

Pesquisei em vários sites de referência e especialistas de concursos e separei para você o que tem de melhor da internet.

Nesta postagem estarei falando sobre  o IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento).

Farei postagens com as seguintes bancas:

 É uma banca que coordena provas federais. Suas questões costumam ser de múltipla escolha, mas em determinados cargos, é cobrada a elaboração de textos.Suas provas tradicionalmente são voltadas para a área de atuação do cargo.

A parte de língua portuguesa traz textos temáticos, de acordo com a especialização exigida do candidato. Outra característica é que, em português, a IADES usa textos longos, que privilegiam o conhecimento gramatical do candidato. Portanto, é comum você ver nesta banca a correção gramatical das reescrituras, acentuação e ortografia vigentes, período simples e composto e valores semânticos das preposições.

Já a prova de informática costuma ter baixo grau de dificuldade, onde são cobrados conhecimentos básicos.

Língua portuguesa

Abordagem: Gramática normativa e linguística textual.

Características: Textos longos. As questões privilegiam o conhecimento gramatical do candidato.

Temas recorrentes: Tendência de temas relacionados à área de atuação do órgão, instituição etc. Caso seja Conselho Federal de Administração, os temas serão da área administrativa.

O que cobra: Correção gramatical das reescrituras. Acentuação e ortografia vigentes. Período simples e composto. Colocação pronominal. Valores semânticos das preposições.

 Direito administrativo

Doutrina: Sim (metade)

Jurisprudência: Pouco ou nada

Lei seca (texto legal): Muito (metade)

Autores mais citados:  Hely Lopes e Maria Sylvia

Direito constitucional

Doutrina: Pouco

Jurisprudência: Médio

Constituição Federal “seca”: Muito

Autores mais citados: Pontes de Miranda

Informática

Conteúdo mais cobrado: Word, Internet, Web, Windows Vista.

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

APOSTILA SOLDADO BOMBEIRO PMBA/CBMBA 2019

Grau de dificuldade da questão: Baixo

Destaque a ser dado pelo candidato: Recursos básicos Microsoft Word.

Mais alguns detalhes:

O Iades tem sede em Brasília e coordena concursos federais. As provas realizadas costumam ser de múltipla escolha, mas, em determinados cargos, é cobrada também a elaboração de textos.

Suas provas tradicionalmente são voltadas para a área de atuação do cargo. A parte de Língua Portuguesa, por exemplo, traz textos temáticos, de acordo com a especialização exigida do candidato.

Ainda sobre a prova de Língua Portuguesa, outra característica é que ela utiliza textos longos em questões que privilegiam o conhecimento gramatical do candidato.

Costumam cair questões de:

  • Correção gramatical das reescrituras
  • Acentuação e ortografia vigentes
  • Período simples e composto
  • Colocação pronominal
  • Valores semânticos das preposições

Na prova de Direito, tanto Constitucional quanto Administrativo, as questões são repletas de cópias fiéis da Constituição e leis “secas”. A doutrina dos juristas é mais exigida que a jurisprudência.

Os autores mais citados são Hely Lopes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro,em Direito Administrativo – e Pontes de Miranda em Direito Constitucional.

Já a prova de Informática costuma ter baixo grau de dificuldade. São cobrados conhecimentos de Word, internet e Windows.

Veja aqui 10 dicas para passar em um concurso público

 

Veja também as características das outras organizadoras:

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES)

Centro de seleção e promoção de eventos da Universidade de Brasilia (CESPE/ UNB)

Cesgranrio

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Vunesp

Esaf

Consulplan

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

28 Comentários

  1. Luiz Paulo Cherini

    Olá tudo bem? Estou me preparando para fazer um concurso na área de segurança do trabalho para a função de técnico em segurança do trabalho, como a prova será aplicada pela banca Idades gostaria de obter algumas dicas sobre a banca como ela aplica as provas.

    • Eder s. carlos

      Oi Luiz quando fiz esta postagem tinha verificado todos os sites de concursos que falavam sobre ela e foi o que consegui achar e acredito que poderá te ajudar.
      Abraços
      Eder

  2. ROMULO BERNARDINO

    ESTOU PENSANDO EM FAZER A DOS CORREIOS, SERPA QUE EXISTES ALGUNS ESTUDOS OU MATERIAL A RESPEITO? OBRIGADO.

    • Eder s. carlos

      Oi Adriana esta semana vou começar a atualizar este concurso.Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações
      Eder

  3. gilson teixeira

    Boa tarde .
    Estou me preparando para fazer um concurso na área de segurança do trabalho.
    tem alguma dica de provas anteriores ?

    • Eder s. carlos

      Oi Gilson a dica que posso te dar é verificar a prova anterior do concurso deste órgão. Verifica qual banca organizou o último concurso do órgão que você vai fazer. Se for a mesma, beleza refaça a prova anterior. Caso a banca for outra sugiro fazer questões dos assuntos que serão pedidos no seu concurso, mas pela banca atual para que você entenda como a banca pensa em relação a estes assuntos.
      Espero ter ajudado

  4. Mauro Amorim Silva

    Olá Eder tudo bem?
    tem conteúdo ou alguma dica pra quem vai fazer o concurso do Conselho Federal de Medicina DF?

    • eder carlos

      Oi Mauro para assistente administrativo tem vários conteúdos aqui no site. Na coluna lateral do site você encontrará na parte de matérias para concursos os itens de português, informática e raciocínio lógico. As matérias estão em ordem alfabética para facilitar a localização.
      Abraços, espero ter ajudado e qualquer outra dúvida faz outro comentário

    • eder carlos

      Oi Chiara dei uma olhada no edital e verifiquei que tenho muitas matérias dele aqui no site e que apesar de ser de nível superior, ele pede em sua maioria conteúdos de nível médio. Estou dizendo isso por que eu foco os conteúdos para nível médio, mas para te ajudar na semana que vem vou atualizar ele apesar de ser de nível superior.
      Sobre dicas, dá uma olhada nesta postagem acredito que pode te ajudar: http://centraldefavoritos.com.br/2016/10/12/como-estudar-para-concursos-publicos/
      Abraços e espero ter ajudado e caso queira alguma outra ajuda faz outro comentário

  5. Marina Fontes

    Olá! Você poderia falar sobre os mais é cobrado em ciências da natureza e humanas no vestibular de medicina elaborado pela IADES?

    • eder carlos

      Oi Marina a postagem é focada para concursos em órgãos públicos e não para vestibular. dei uma pesquisada na internet sobre isso, mas infelizmente não encontrei nada.
      Abraços

  6. THAIS

    BOM DIA, ESTOU ESTUDANDO PARA O CONCURSO DA PMDF DESTE ANO PARA SOLDADO COMBATENTE, HAVIA A POSSIBILIDADE DE DAR DICAS ESPECIFICAS PARA ESSE CONCURSO?

    • eder carlos

      Oi Thais dar dicas de um concurso específico é difícil, mas dou dicas de modo geral que pode te ajudar neste concurso. Dá uma olhada nesta postagem: http://centraldefavoritos.com.br/2016/10/12/como-estudar-para-concursos-publicos/
      Para mim, as duas coisas mais importantes são: Primeiro, analisar as características da banca, e no caso você já viu nesta postagem.
      Segundo fazer a última prova com atenção. Agora se foi outra banca que fez o último concurso, recomendo uma terceira dica: Faça questões de provas desta banca relativo as matérias que irão cair. Tem vários sites de questões que te dão esta opção de escolha.
      Abraços e espero ter ajudado

  7. Larissa Borges

    Boa tarde! Vou fazer a prova para o cargo de administrador da secretaria de saúde do DF e estou com um pouco de dificuldades em entender como a Iades cobra a matéria de administração. Se vc tiver alguma outra dica eu agradeço.
    Larissa

    • eder carlos

      Oi Larissa tudo que encontrei de relevantes sobre o IADES eu coloquei nesta postagem, mas uma maneira boa de descobrir é fazendo questões da banca. Tem vários sites especializados em questões para concursos. E$u gosto muito do qconcursos, lá você pode selecionar por assunto e banca, ou seja, procure por administração e banca IADES, assim você terá uma ideia de como ela pensa.
      Abraços e espero ter ajudado

  8. CAMILA

    Olá,
    Qual é o método de correção do IADES?
    Uma errada anula uma certa, errada não anula certa..?
    Não consigo achar essa informação

    • eder carlos

      Oi Camila o IADES não costuma corrigir assim. Dei uma olhada em dois concursos, Arcon-PA e PM-DF e a correção era padrão de considerar apenas as corretas. Se você vai fazer algum concurso que eles vão organizar e pede este método, me manda o link para poder analisar.
      Abraços e espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *