Característica da banca organizadora IADES

Característica da banca organizadora IADES

Conhecer a característica de cada banca, como ela aborda e cobra as matérias e seus critérios de correção te ajudarão a direcionar seus estudos. Você deve decifrar como elas pensam, pois conhecer a banca é tão importante quanto os estudos.

Resolvi então fazer uma série de postagens que mostra as características de cada banca.

Pesquisei em vários sites de referência e especialistas de concursos e separei para você o que tem de melhor da internet.

Nesta postagem estarei falando sobre  o IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento).

Farei postagens com as seguintes bancas:

Antes de começar a matéria gostaria de saber qual o concurso você vai fazer, então deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Bons estudos!

 É uma banca que coordena provas federais. Suas questões costumam ser de múltipla escolha, mas em determinados cargos, é cobrada a elaboração de textos.Suas provas tradicionalmente são voltadas para a área de atuação do cargo.

A parte de língua portuguesa traz textos temáticos, de acordo com a especialização exigida do candidato. Outra característica é que, em português, a IADES usa textos longos, que privilegiam o conhecimento gramatical do candidato. Portanto, é comum você ver nesta banca a correção gramatical das reescrituras, acentuação e ortografia vigentes, período simples e composto e valores semânticos das preposições.

Já a prova de informática costuma ter baixo grau de dificuldade, onde são cobrados conhecimentos básicos.

Língua portuguesa

Abordagem: Gramática normativa e linguística textual.

Características: Textos longos. As questões privilegiam o conhecimento gramatical do candidato.

Temas recorrentes: Tendência de temas relacionados à área de atuação do órgão, instituição etc. Caso seja Conselho Federal de Administração, os temas serão da área administrativa.

O que cobra: Correção gramatical das reescrituras. Acentuação e ortografia vigentes. Período simples e composto. Colocação pronominal. Valores semânticos das preposições.

 Direito administrativo

Doutrina: Sim (metade)

Jurisprudência: Pouco ou nada

Lei seca (texto legal): Muito (metade)

Autores mais citados:  Hely Lopes e Maria Sylvia

Direito constitucional

Doutrina: Pouco

Jurisprudência: Médio

Constituição Federal “seca”: Muito

Autores mais citados: Pontes de Miranda

Informática

Conteúdo mais cobrado: Word, Internet, Web, Windows Vista.

Grau de dificuldade da questão: Baixo

Destaque a ser dado pelo candidato: Recursos básicos Microsoft Word.

Mais alguns detalhes:

O Iades tem sede em Brasília e coordena concursos federais. As provas realizadas costumam ser de múltipla escolha, mas, em determinados cargos, é cobrada também a elaboração de textos.

Suas provas tradicionalmente são voltadas para a área de atuação do cargo. A parte de Língua Portuguesa, por exemplo, traz textos temáticos, de acordo com a especialização exigida do candidato.

Ainda sobre a prova de Língua Portuguesa, outra característica é que ela utiliza textos longos em questões que privilegiam o conhecimento gramatical do candidato.

Costumam cair questões de:

  • Correção gramatical das reescrituras
  • Acentuação e ortografia vigentes
  • Período simples e composto
  • Colocação pronominal
  • Valores semânticos das preposições

Na prova de Direito, tanto Constitucional quanto Administrativo, as questões são repletas de cópias fiéis da Constituição e leis “secas”. A doutrina dos juristas é mais exigida que a jurisprudência.

Os autores mais citados são Hely Lopes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro,em Direito Administrativo – e Pontes de Miranda em Direito Constitucional.

Já a prova de Informática costuma ter baixo grau de dificuldade. São cobrados conhecimentos de Word, internet e Windows.

10 Responses »

  1. Olá tudo bem? Estou me preparando para fazer um concurso na área de segurança do trabalho para a função de técnico em segurança do trabalho, como a prova será aplicada pela banca Idades gostaria de obter algumas dicas sobre a banca como ela aplica as provas.

    • Oi Luiz quando fiz esta postagem tinha verificado todos os sites de concursos que falavam sobre ela e foi o que consegui achar e acredito que poderá te ajudar.
      Abraços
      Eder

  2. ESTOU PENSANDO EM FAZER A DOS CORREIOS, SERPA QUE EXISTES ALGUNS ESTUDOS OU MATERIAL A RESPEITO? OBRIGADO.

    • Oi Adriana esta semana vou começar a atualizar este concurso.Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações
      Eder

  3. Boa tarde .
    Estou me preparando para fazer um concurso na área de segurança do trabalho.
    tem alguma dica de provas anteriores ?

    • Oi Gilson a dica que posso te dar é verificar a prova anterior do concurso deste órgão. Verifica qual banca organizou o último concurso do órgão que você vai fazer. Se for a mesma, beleza refaça a prova anterior. Caso a banca for outra sugiro fazer questões dos assuntos que serão pedidos no seu concurso, mas pela banca atual para que você entenda como a banca pensa em relação a estes assuntos.
      Espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *