Menu fechado

Métodos de separação de misturas

APOSTILAS PARA SES-SC 2019

APOSTILA PARA FUNDAC- PB 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Métodos de separação de misturas

Tipos de misturas:

Misturas homogêneas e heterogêneas

Mistura homogênea:

Apresentam as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão.

Ex.: Sal + água

Atenção: as misturas homogêneas são denominadas de soluções e são monofásicas e as misturas gasosas são sempre homogêneas.

Misturas heterogêneas:

Não apresentam as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão.

Ex.: água e óleo

Atenção: as misturas heterogêneas são polifásicas e as misturas de sólidos são sempre consideradas heterogêneas, com exceção das ligas metálicas.

Métodos de separação de misturas:

Processos de separação das fases das misturas heterogêneas:

Sólido – sólido:

Resultado de imagem para catando feijão

Catação: Este processo é empregado quando os componentes são bem distintas e podem ser separadas pela mão ou com pinças, como quando escolhemos os feijões para cozinhar.

 

 

 

Resultado de imagem para ventilação de café

 

Ventilação: Arraste por corrente de ar de um dos componentes da mistura que seja bem leve. Exemplos: separação das cascas de grãos de café, cereais e amendoim torrado;

 

 

 

Resultado de imagem para levigação garimpo

 

Levigação: Arraste de sólidos de baixa densidade por meio de correntes de água, permanecendo no recipiente os sólidos de densidade maior. Isso é feito pelos garimpeiros para separar a areia (menos densa) do ouro (mais denso);

 

 

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

 

Resultado de imagem para separação do ferro e enxofre

 

 

Separação magnética: separa os componentes de uma mistura, onde um deles é atraído por um ímã, e o outro não. Pode ser utilizado, por exemplo, para separar areia e limalha de ferro.

 

 

 

 

Resultado de imagem para peneiração ou tamisação

Peneiração ou tamisação:É usada para separar sólidos de diferentes tamanhos, geralmente passando por uma peneira, sendo que os sólidos menores passam por sua malha, sendo separados dos maiores. É muito usada em construções para separar a areia do cascalho e na cozinha quando se quer separar impurezas na farinha de trigo;

 

 

 

Resultado de imagem para dissolução fracionada

 

Dissolução fracionada: É uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.

Exemplo:Temos uma mistura de sal mais areia e a ela adicionamos água aonde somente o sal irá se dissolver. Portanto, temos solução salina mais areia, uma mistura ou sistema heterogêneo, na qual em seguida será feita a filtração sendo a areia retida no papel de filtro. O filtrado, no caso a solução salina, passará por processo de evaporação ou destilação simples, isto é, a água líquida passará para o estado gasoso e o sal permanece no fundo do balão de destilação ou outro recipiente.

Resultado de imagem para flotação

 

Flotação:  A flotação consiste em adicionar bolhas de ar em uma suspensão coloidal, que, por sua vez, é classificada como uma mistura formada por partículas suspensas em um líquido, sendo que essas partículas possuem tamanho entre 1 e 1000 nm. Por exemplo, na mineração e extração do cobre a partir da calcopirita (CuFeS2), esta é pulverizada e combinada com óleo, água e detergente. Depois de injetar ar através da mistura, o sulfeto mineral revestido de óleo é atraído pelas bolhas de ar e é arrastado para a superfície com a espuma. O resíduo não desejado, que é denominado de ganga, deposita-se na parte inferior.

 

 

Resultado de imagem para fusão fracionadaFusão fracionada: A fusão fracionada é um processo usado para separar sólidos cujos ponto de fusão são muito diferentes. Para isso é preciso saber a que temperatura cada elemento que compõe o sólido vai se fundir, digamos que haja uma mistura sólida entre estanho e chumbo, sabendo-se que o estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a 327°C, primeiramente se aquece o sólido até uma temperatura de 231°C, então o estanho vai se fundir e se separar do chumbo, esse processo é chamado de fusão fracionada e pode ser feito com um número maior de substâncias desde que essas possuam pontos de fusão bastante diferentes ,porém este processo não separa misturas eutéticas.
Um exemplo de uso da fusão fracionada é o processo de obtenção de enxofre de depósitos subterrâneos, o chamado processo Frasch. Esse método permite a separação de misturas homogêneas de sólidos através dos seus diferentes pontos de fusão. O ouro 18K, por exemplo, pode ter seus componentes separados por esse método. Aquecendo a mistura, o ouro se funde a 1063°C, a prata a 962°C e o cobre a 1083°C. bronze,aço,ferro.

Fontes: Mundo Educação/ infoescola e apostilas sem autor

Sólido – líquido:

 

Sobre propriedades da matéria:

Se gostou do artigo faça um comentário e se inscreva no site para receber todas as atualizações

Dica: Para você que não está encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *