Característica da banca organizadora Consulplan

Característica da banca organizadora Consulplan

Conhecer a característica de cada banca, como ela aborda e cobra as matérias e seus critérios de correção te ajudarão a direcionar seus estudos. Você deve decifrar como elas pensam, pois conhecer a banca é tão importante quanto os estudos.

Resolvi então fazer uma série de postagens que mostra as características de cada banca.

Pesquisei em vários sites de referência e especialistas de concursos e separei para você o que tem de melhor da internet.

Nesta postagem estarei falando sobre  a banca Consulplan.

Caso queira conhecer as características de outras bancas, tenho postagens com as seguintes bancas:

Logo Consulplan - Acesso à Home Page

A Consulplan é uma empresa privada e é conhecida por já ter aplicado provas de concursos públicos em todo o país, atendendo, em sua grande maioria, a concursos das prefeituras. Mas provas como a dos Correios e da Aeronáutica já foram aplicadas por ela. Agora está fazendo de tribunais como o TJMG ( Tribunal de Justiça de Minas Gerais e TRF 2ª Região ES/RJ e Policia militar do Pará.

A abordagem utilizada pela Consulplan é bem didática, não exigindo muito conhecimento acerca de atualidades. Inclusive, costuma cobrar textos curtos e pequenos, não requisitando muita leitura do candidato. Os textos geralmente são retirados de jornais e de poemas.

Destaca-se no perfil desta banca examinadora a literalidade de conteúdos legais, o que pede do candidato o conhecimento das lei exigidas nos editais, como é exemplo a lei 8.666 de 1993. Mas é na prova de português que está a mais marcante das características desta banca examinadora: com textos bem selecionados e questões pertinentes e claras, é fundamental que o candidato tenha afinidade com o perfil da banca, daí sugiro a resolução de provas anteriores.

Em matérias como matemática, informática e outras que exijam uma noção de um objeto ou imagem, não espere por figuras: o candidato terá que interpretar o enunciado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a banca costuma cobrar todos os conteúdos do edital. Estude todos os assuntos!

OBJETIVIDADE: as perguntas da prova costumam ser diretas e objetivas.

DECOREBA: é muito comum encontrar a cobrança de conceitos, o que beneficia os candidatos com maior capacidade de memorização.

IMAGENS ILUSTRATIVAS: são poucas as figuras utilizadas nas questões da prova, ficando a interpretação a cargo do candidato.

PORTUGUÊS:

Abordagem: Gramática normativa. Textos pequenos.

Características: Não contextualiza a cobrança dos conhecimentos gramaticais ou contextualiza pouco.

Temas recorrentes: Sociologia e direitos humanos. (O Globo e textos poéticos).

O que cobra: Colocação pronominal, pontuação, período simples e composto, acentuação e ortografia, uso de vocábulo, crase.

A característica mais marcante das provas da Consulplan está nas provas de Português: textos bem selecionados e questões pertinentes e claras. No entanto, os textos costumam ser curtos, sendo muitas vezes, retirados de jornais ou poemas.

– LEGISLAÇÃO: nas disciplinas de Direito, a organizadora pede a chamada “lei seca”, com cópias literais da Constituição Federal e demais legislações que sejam cobradas no edital. As provas não costumam cobrar doutrina ou jurisprudência.

DIREITO ADMINISTRATIVO

Doutrina: Pouco

Jurisprudência: Pouco ou nada

Lei seca (texto legal): Muito

Autores mais citados: Hely Lopes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro

DIREITO CONSTITUCIONAL

Doutrina: Pouco

Jurisprudência: Pouco

Constituição Federal “seca”: Muito

Autores mais citados: Alexandre de Moraes

INFORMÁTICA

Conteúdo mais cobrado: Periféricos componentes básicos, hardware.

Grau de dificuldade da questão: Baixo/fácil

Destaque a ser dado pelo candidato: Componentes básicos de micro computador

Normalmente são questões fáceis, com perguntas mais voltadas para o dia a dia do usuário de computador.

Fontes: O Globo/ Espaço jurídico/ Gran cursos/

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

3 Responses »

    • Oi Rita normalmente o critério da Consulplan é da seguinte forma: “As Provas Objetivas, de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, constarão de questões objetivas de múltipla escolha”(TRE-RJ). Pode ocorrer de ser diferente por pedido do órgão, mas é difícil.
      Espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *