Característica da banca organizadora Fundação Carlos Chagas (FCC)

Característica da banca organizadora Fundação Carlos Chagas (FCC)

Conhecer a característica de cada banca, como ela aborda e cobra as matérias e seus critérios de correção te ajudarão a direcionar seus estudos. Você deve decifrar como elas pensam, pois conhecer a banca é tão importante quanto os estudos.

Resolvi então fazer uma série de postagens que mostra as características de cada banca.

Pesquisei em vários sites de referência e especialistas de concursos e separei para você o que tem de melhor da internet.

Nesta postagem estarei falando sobre  a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Caso queira conhecer as características de outras bancas, tenho postagens com as seguintes bancas:

Fundação Carlos Chagas  (FCC)

fcc

Realiza concursos federais, estaduais e também municipais. As questões geralmente são bastante objetivas, e mesmo que sejam extensas, não têm muito mistério.

É característica ser questões de múltipla escolha. O candidato deve ficar atento, pois eles costumam pedir a alternativa incorreta e acaba pegando muita gente.

Distribui as questões por todos os itens do edital. Dessa forma, é necessário que o candidato estude todo o conteúdo, pois não há itens que não tenham chances de serem cobrados.

A apresentação das questões é objetiva.

Pratique com provas anteriores porque a forma da questão geralmente é a mesma, não muda muito de um concurso para outro.

A prova da FCC tem preferência por questões literais, “letra da lei”(lei seca, como é dito no mundo dos concursos), com isso, a prova favorece mais a boa memória do que a capacidade de raciocínio. As questões de direito da FCC, historicamente, não são de grande complexidade, porém pouco previsíveis.

A FCC tem costume de repetir questões já utilizadas em outras provas. Sendo assim, o candidato pode tirar proveito dessa característica e garantir alguns pontos estudando pelas provas anteriores.

 

 Um bom conselho é o estudo atento da legislação. O candidato não pode se deter apenas a manuais, doutrinas e jurisprudências. Com esse cuidado no estudo, o candidato terá grandes chances de ser aprovado. Além disso, duas matérias podem enganar os concurseiros novatos: Informática e Língua Portuguesa. A maioria acredita que conhece profundamente essas matérias, no entanto, na hora da prova, acabam esquecendo onde ficam os menus e comandos dos aplicativos de escritório, fazem alguma confusão de conceito ou algo do gênero. Por isso, reserve uma parte do seu dia para aprender essas duas matérias.

Vale a pena ler as alternativas propostas e depois partir para o enunciado das questões. Por apresentar uma relação coesa entre as diversas questões, uma breve leitura da prova pode auxiliar o candidato a responder outras questões.

LINGUA PORTUGUESA

Há equilíbrio entre Texto e Gramática

Abordagem: Valoriza a gramática normativa, a regra.

Características: Tendência a trabalhar com questões do tipo “marque a alternativa INCORRETA”.

Temas recorrentes: Autores: Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Marilena Chauí, Euclides da Cunha e outros.

O que cobra: Acentuação e ortografia vigentes (só vale a nova ortografia), verbo, vozes verbais (sempre!), funções sintáticas, concordância e regência.

DIREITO ADMINISTRATIVO

 Doutrina: Sim

Jurisprudência: Sim

Lei seca (texto legal): Muito

Autores mais citados: Hely Lopes Meirelles e Maria Sylvia Zanella Di Pietro

 

DIREITO CONSTITUCIONAL

O Direito Constitucional é outra disciplina de grande peso em inúmeros concursos públicos. A comparação entre as principais bancas de provas para concursos mostra que, nesta matéria, o autor mais citado é Alexandre de Moraes. Saiba também como os examinadores se comportam quanto aos conteúdos de doutrina e jurisprudência:

Doutrina: Médio

Jurisprudência: Pouco

Constituição Federal “seca”: Muito

Autores mais citados: José Afonso da Silva e Alexandre de Moraes

INFORMÁTICA

 Vamos analisar uma disciplina que pode ser o diferencial para a aprovação num concurso público: Informática – hoje um conhecimento essencial no cotidiano da grande maioria das pessoas, sendo cobrado cada vez com maior rigor por todas as bancas examinadoras.

Conteúdo mais cobrado: Word, Excel e Power Point. Importantes: Segurança da Informação, Internet Explorer, Windows e Conceitos relacionados à Internet.

Grau de dificuldade da questão: Nível intermediário de dificuldade. Textos longos. Questões associadas à parte prática da informática.

Destaque a ser dado pelo candidato: O candidato deve se preocupar com os procedimentos e utilidades das principais ferramentas.

ATUALIDADES:

Em Atualidades, essa banca costuma cobrar elementos como livros editados, filmes de sucesso e notícias corriqueiras. Os concursos organizados por essa banca são federais, estaduais e municipais.

.Fontes: revista exame, alfa concursos, gran concursos, vestcon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *