Menu fechado

Equivalência e transformação de estruturas

APOSTILA PARA TJ-SC

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

Apostila Concurso Câmara de Aracaju 2020 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Equivalência e transformação de estrutura

A equivalência e transformação de estruturas consiste em saber mudar uma sentença ou parte dela de modo a que fique gramaticalmente correta. Um exemplo muito comum em provas de concursos é o enunciado trazer uma frase no singular, por exemplo, e pedir que o aluno passe a frase para o plural, mantendo o sentido. Outro exemplo é o enunciado dar a frase em um tempo verbal, e pedir que o aluno a passe para outro tempo. Ou ainda a reescritura de trechos, mantendo a correção semântica e sintática.

Pelo que pesquisei esta matéria é bem genérica, ou seja, ela engloba várias outras para que se possa chegar no seu objetivo, que é transformar a estrutura de um texto a algo equivalente sem perder o sentido ou mudar a estrutura do texto e ele continuar correto.

Para se chegar neste objetivo sugiro o estudo das seguintes matérias:

Agora para você ter uma ideia uma única mudança de posição de uma palavra pode alterar o sentido do texto:

Adjetivo:

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

Essa palavra, cuja função é qualificar, geralmente fica depois do substantivo modificado por ela: casa bonita, cidade maravilhosa, mulher charmosa.

“Bonita”, “maravilhosa” e “charmosa” são adjetivos e estão na ordem natural, depois do substantivo.

E se a ordem for alterada – bonita casa, maravilhosa cidade, charmosa mulher –, mudará alguma coisa?

Mudará sim, a frase ficará mais forte, ou seja, a ideia será expressa de modo mais enfático.

A ênfase não é o único resultado da alteração da ordem de um adjetivo. Ela pode mudar o sentido tem alguns casos. O sentido é outro componente da história: “amigo velho” é um amigo idoso, “velho amigo” é uma amizade antiga, “oficial alto” é um militar de estatura alta, “alto oficial” é um militar importante, “mulher pobre” é uma mulher de poucas posses, “pobre mulher” é uma mulher digna de pena.

A mudança de sentido causada pela ordem não é exclusiva dos adjetivos.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

3 Comentários

  1. Francismeire

    Olá, tudo bem?
    Gostaria que fosse postado no site conteúdos do concurso da assembléia legislativa de RO nível médio – assistente legislativo ( sem especialidade).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *