Dissertação – fato e demonstração / argumento e inferência / relações lógicas

SAIA NA FRENTE!! CHEGOU APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018 CLIQUE AQUI!!

Dissertação – fato e demonstração / argumento e inferência / relações lógicas;

Composição do texto escrito: dissertação – fato e demonstração / argumento e inferência / relações lógicas; 

As características de textos dissertativos:

Predomínio de conceitos abstratos para analisar e interpretar dados da realidade

Tipo de característica que implica no envolvimento de quem escreve, já que a sua apreciação decorre da manifestação de juízo de valor.

Independentemente de qual objetivo o autor pretende alcançar, ele deve desenvolver um projeto de texto anteriormente à escrita. Nesse projeto de texto, o autor deve selecionar, organizar e relacionar informações, fatos, dados, argumentos, relações de causa e consequência e opiniões que considera mais relevantes para abordar o tema e, assim, estruturar seu texto.

Fato:

O autor se baseia em fatos concretos. Mas, destaca as suas impressões pessoais.

“ […] os dados de uma certa realidade são avaliados na perspectiva particular de quem constrói o texto.” (SENA, 2011, p. 189).

Nesse tipo de texto, os fatos são apresentados como elementos secundários. Esses servem de suporte ou ilustração às ideias abstratas que constituem a análise ou a discussão.

Se no texto argumentativo os fatos têm primazia, no dissertativo ela é ocupada pela interpretação de conceitos abstratos.

Toda dissertação é uma demonstração. Em consequência disso, impõem-se à fidelidade ao tema.

Argumentação: nesse ponto você vai explicar em detalhes o porquê do seu posicionamento e a razão de ter escolhido esta ou aquela solução para a situação-problema. Sua meta é fundamentar o pensamento para convencer o leitor daquilo que você está expondo. Apresente provas e argumentos que confirmem a sua ideia.

Apostilas para todos os cargos  SEDUC-AM 2018 CLIQUE AQUI!!

Aproveite!! Apostilas para todos os cargos IPHAN 2018

SAIA NA FRENTE!! CHEGOU APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018 CLIQUE AQUI!!

Inferência ou Conclusão: é o encerramento do texto, em que o autor irá sintetizar sua exposição ao leitor. Fique atento para não haver discrepâncias entre o pensamento no início e no fim da dissertação. É necessário compreender que a conclusão não deve ser uma síntese/resumo do texto. Ela cumpre uma função muito mais ampla e importante do que resumir e repetir tudo aquilo que já foi dito ao longo da introdução e do desenvolvimento. Para dar mais unidade ao texto, o autor retoma algumas informações expostas na introdução e, em seguida, revela as consequências daquilo que problematizou a respeito do tema e apontou como causa no desenvolvimento. Geralmente, para concluir suas reflexões, o autor sugere ações que possam amenizar e/ou solucionar os problemas apontados nos parágrafos anteriores.

Relações lógicas que sustentam os sentidos de um texto

Os sentidos de um texto estão ligados à lógica. Buscamos sempre o fio condutor da organização das ideias e das informações: buscamos a lógica dos discursos. Quando usamos a linguagem, o fazemos seguindo certa lógica. Abordando o ensino da língua portuguesa em uma perspectiva teórica de linguagem como atividade social. Como situação sócio-comunicativa, não é possível desvincular os textos de suas situações de produção. Assim os gêneros e tipos textuais, a intertextualidade, a coerência e a coesão estão intrinsecamente relacionadas numa harmonia solidária na construção da textualidade.

Outro componente dessa harmonia são AS RELAÇÕES LÓGICAS. Essas relações hierarquizam e montam o “quebra-cabeça” da textualidade. Existe uma variedade de relações lógicas que podem ser estabelecidas entre as informações de um texto, focalizaremos apenas algumas como TEMPORALIDADE, IDENTIDADE, NEGAÇÃO E IMPLICAÇÃO.

Como os fatos ou ideias que alimentam a composição desse mundo textual costumam guardar entre si uma ordenação de tempo, a relação lógica de temporalidade constitui um “fio de raciocínio” importante para a textualidade, assim também a identidade, que se define na comparação entre objetos semelhantes, dá condições para que, ao fazer referência aos objetos do mundo fora do texto, as expressões linguísticas se organizem textualmente.

As pistas que levam ao reconhecimento dessas relações lógicas tanto podem estar mais intimamente ligadas aos elementos linguísticos que tecem a textualidade, como podem estar mais ligadas à situação sócio-comunicativa, “fora do texto” , articulando-o com o conhecimento de mundo dos interlocutores.

As negativas podem servir para orientar a compreensão do texto em certa direção da organização das informações ou para provocar reações do leitor/ouvinte que seriam diferentes se a construção linguística tivesse forma de afirmação. Por isso, em língua portuguesa, negar uma negação não é a mesma coisa que afirmá-la. Dá-se o nome de  escopo, da negação aos conteúdos de uma estrutura linguística que são negados.

Ao ler um texto há também “pistas” que orientam sobre como articular esses conhecimentos (marcas linguísticas) que desencadeiam relações lógicas no texto. Muitas vezes essas informações não estão explícitas no texto: são relações de implicações. Podemos ir além do significado do texto, mas não se pode depreender qualquer coisa a partir de uma frase ou expressão, porque na leitura e interpretação de um texto buscamos sempre a coerência do mundo textual. Depreendemos, portanto, ideias que façam sentido no conjunto da textualidade (significados que estejam implícitos-implicados).Aprender a ler os sentidos implícitos é parte importante das habilidades de leitura que devemos desenvolver para nos tornarmos bons leitores.

Fontes: Professora Aneli e Mundo vestibular

Composição do texto escrito:

Deseja conteúdos resumidos e de fácil entendimento? clique aqui!

SAIA NA FRENTE!! CHEGOU APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018 CLIQUE AQUI!!

Aproveite!! Apostila para UDESC 2018 assistente administrativo

Apostilas para todos os cargos  SEDUC-AM 2018 CLIQUE AQUI!!

Apostilas para todos os cargos PC-SP 2018 CLIQUE AQUI!!

AQUI VOCÊ TEM APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO 2018

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: