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Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas

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Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas

É a criação de uma relação entre duas variáveis de proporção, podendo ter uma relação direta ou inversamente proporcional e fazer estes cálculos através de gráficos e tabelas.

Grandeza é tudo que pode ser medido ou contado como o tempo, velocidade, preço, idade entre outras.

Ela pode ser diretamente ou inversamente proporcional

Grandezas diretamente proporcionais, explicando de uma forma mais informal, são grandezas que crescem juntas e diminuem juntas. Podemos dizer também que: São grandezas diretamente proporcionais se uma delas variar na mesma razão da outra. Isto é, duas grandezas são diretamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra também dobra; triplicando uma delas, a outra também triplica… E assim por diante.

Grandezas inversamente proporcionais, explicando de maneira informal, são grandezas que quando uma aumenta a outra diminui e vice-versa. Podemos dizer também que: Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, variando uma delas, a outra varia na razão inversa da outra. Isto é, duas grandezas são inversamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra se reduz pela metade; triplicando uma delas, a outra se reduz para a terça parte… E assim por diante.

Mais informações : Números e grandezas diretamente e indiretamente proporcionais

Questões sobre este assunto envolvem a interpretação de tabelas e gráficos. Pode ser sobre crescimento demográfico de um pais, criminalidade, desmatamento , ou seja,  quase tudo pode ser analisado através de tabelas e gráfico.

Os gráficos podem ser retas ou curvas, crescentes ou decrescentes.

Tabelas e gráficos podem ser intercambiáveis, ou seja, dados de uma tabela podem ser transferidos para um gráfico e informações de um gráfico podem ser transferidas para uma tabela.  Seria igual a montagem de uma função de primeiro e segundo grau na qual você primeiro monta uma tabela x e y  e depois cria um gráfico.

 

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS GRÁFICOS E TABELAS

 

1 – BB 2013 – Fundação Carlos Chagas

CONTINUA NA PARTE 2

 

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

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6 Comentários

  1. Cássio Moreira

    Resolução:

    I – CERTO

    Matrículas em 2001: 69800;

    Matrículas em 2010: 781600;

    Crescimento: 781600 – 69800 = 711800

    Crescimento em porcentagem: 711800/69800 = 10,19 ou 119% — 10,19 * 100 = 1019 %

  2. Débora Fogaça monteiro

    Eu vou prestar processo seletivo monitor de transporte escolar matemática eu acho muito difícil vc ponde me ajundar

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