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Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas

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Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas

É a criação de uma relação entre duas variáveis de proporção, podendo ter uma relação direta ou inversamente proporcional e fazer estes cálculos através de gráficos e tabelas.

Grandeza é tudo que pode ser medido ou contado como o tempo, velocidade, preço, idade entre outras.

Ela pode ser diretamente ou inversamente proporcional

Grandezas diretamente proporcionais, explicando de uma forma mais informal, são grandezas que crescem juntas e diminuem juntas. Podemos dizer também que: São grandezas diretamente proporcionais se uma delas variar na mesma razão da outra. Isto é, duas grandezas são diretamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra também dobra; triplicando uma delas, a outra também triplica… E assim por diante.

Grandezas inversamente proporcionais, explicando de maneira informal, são grandezas que quando uma aumenta a outra diminui e vice-versa. Podemos dizer também que: Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, variando uma delas, a outra varia na razão inversa da outra. Isto é, duas grandezas são inversamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra se reduz pela metade; triplicando uma delas, a outra se reduz para a terça parte… E assim por diante.

Mais informações : Números e grandezas diretamente e indiretamente proporcionais

Questões sobre este assunto envolvem a interpretação de tabelas e gráficos. Pode ser sobre crescimento demográfico de um pais, criminalidade, desmatamento , ou seja,  quase tudo pode ser analisado através de tabelas e gráfico.

Os gráficos podem ser retas ou curvas, crescentes ou decrescentes.

Tabelas e gráficos podem ser intercambiáveis, ou seja, dados de uma tabela podem ser transferidos para um gráfico e informações de um gráfico podem ser transferidas para uma tabela.  Seria igual a montagem de uma função de primeiro e segundo grau na qual você primeiro monta uma tabela x e y  e depois cria um gráfico.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS GRÁFICOS E TABELAS

1 – BB 2013 – Fundação Carlos Chagas – Questão 21.

O supervisor de uma agência bancária obteve dois gráficos que mostravam o número de atendimentos realizados por funcionários. O Gráfico I mostra o número de atendimentos realizados pelos funcionários A e B, durante 2 horas e meia, e o Gráfico II mostra o número de atendimentos realizados pelos funcionários C, D e E, durante 3 horas e meia.

 

 

 

 

 

 

 

Observando os dois gráficos, o supervisor desses funcionários calculou o número de atendimentos, por hora, que cada um deles executou. O número de atendimentos, por hora, que o funcionário B realizou a mais que o funcionário C é:

(A) 4.

(B) 3.

(C) 10.

(D) 5.

(E) 6.

Resolução:

Funcionário B:

25 atendimentos / 2,5 horas = 10 clientes por hora

Funcionário C:

21 atendimentos / 3,5 horas = 6 clientes por hora

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Diferença: 10 – 6 = 4

 2- Prova Resolvida Sejus ES 2013 – Vunesp – Questão 19.

Observe os gráficos e analise as afirmações I, II e III.

Procura por graduação aumenta ano a ano

Explosão do número de inscritos

I – Em 2010, o aumento percentual de matrículas em cursos tecnológicos, comparado com 2001, foi maior que 1000%.

II – Em 2010, houve 100,9 mil matrículas a mais em cursos tecnológicos que no ano anterior.

III. Em 2010, a razão entre a distribuição de matrículas no curso tecnológico presencial e à distância foi de 2 para 5.

 

É correto o que se afirma em

(A) I e II, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

Resolução:

I – CERTO

Matrículas em 2001: 69800;

Matrículas em 2010: 781600;

Crescimento: 781600 – 69800 = 711800

Crescimento em porcentagem: 711800/69800 = 10,19 ou 10,19*100= 1019%

II – CERTO

Matrículas em 2010: 781600

Matrículas em 2009: 680700

Crescimento: 781600 – 680700 = 100900

III – CERTO

Em 2010 tivemos 10 matrículas presenciais e 25 à distância:

10/25 = 2/5

Resposta: Letra E

 3 – PM SP 2012 – Questão 31. Continua na parte 2

 

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6 Comentários

  1. Cássio Moreira

    Resolução:

    I – CERTO

    Matrículas em 2001: 69800;

    Matrículas em 2010: 781600;

    Crescimento: 781600 – 69800 = 711800

    Crescimento em porcentagem: 711800/69800 = 10,19 ou 119% — 10,19 * 100 = 1019 %

  2. Débora Fogaça monteiro

    Eu vou prestar processo seletivo monitor de transporte escolar matemática eu acho muito difícil vc ponde me ajundar

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