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Comportamento Organizacional

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Comportamento Organizacional

Toda empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte tem sua própria cultura e estrutura organizacional, que é baseada nas atitudes, crenças, valores e objetivos de cada organização. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências de modelo de gestão, de atingir resultados e se transformam em referências. Já outras afetam diretamente o bem-estar e estilo de vida de seus funcionários e todas as pessoas que têm alguma relação com essas instituições, como clientes, profissionais terceirizados e até mesmo os familiares dos funcionários dessas empresas. Toda essa influência é diretamente impactada através dos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.

O comportamento organizacional avalia o impacto que o indivíduo (ou grupos) provoca no microambiente, com o objetivo de melhorar a eficácia, a produtividade e os resultados de seus colaboradores, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade para promover a “cidadania” organizacional.

O que é Comportamento Organizacional?

Ele pode ser visto como o conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelas pessoas que compões a empresa, tanto funcionários quanto seus diretores, e o impacto que tais condutas e costumes têm sobre o andamento e desenvolvimento da organização. Dessa maneira, o Comportamento Organizacional influencia todo o clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que as pessoas ligadas à ela possuem desse local de trabalho em questão.

Por que estudar o comportamento organizacional de uma empresa?

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria dos processos de gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores, bem como estruturar métodos de liderança e estratégias de gestão efetivas para o alcance de metas e resultados desejados.

Fazer o estudo e avaliação do comportamento organizacional também visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais no sentido comportamental e cultural para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções afim de: atrair e reter talentos, evitar o turnover, promover engajamento, produtividade e harmonia entre os stakeholders (significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. … Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente).

BENEFÍCIOS E IMPORTÂNCIA

Esse estudo do comportamento humano propicia diversos benefícios à empresa, ajudando-a a reter talentos na organização, evitando o turnover (Na área dos Recursos Humanos utiliza-se muito o termo turnover, que é a rotatividade de pessoal de uma organização. É a relação entre a quantidade de admissões e demissões ou a taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos. Enfim, é o fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização), promovendo engajamento e harmonia entre o público de interesse das organizações. Sua importância é percebida em todos os ganhos, e perdas evitadas, que a empresa alcança, através dos benefícios mencionados.

É dever da empresa oferecer benefícios e um ambiente de trabalho harmônico que estimule a motivação, o engajamento e a co-criação. Diversos fatores influenciam na conquista de um comportamento organizacional satisfatório, e alguns deles são:

MOTIVAÇÃO

A motivação é um dos principais fatores que contribuem para o alcance de grandes resultados e, consequentemente, uma boa rentabilidade para as empresas. É fato que profissionais motivados se dedicam mais, se empenham mais, doam o seu melhor e, por isso, conseguem produzir mais e melhor.

Diante disso, a área de Recursos Humanos (RH) deve estar sempre atenta, oferecendo ferramentas que proporcionem a motivação constante dos colaboradores e equipes no dia a dia de trabalho.

LIDERANÇA

A liderança é um dos principais comportamentos almejados e valorizados pelas organizações. A capacidade de gerir e conduzir pessoas rumo a grandes resultados é uma tarefa que exige uma habilidade de liderança bem desenvolvida.

Por isso, é fundamental que toda empresa possua um líder de excelência. Um bom líder consegue administrar sua equipe de forma efetiva, delegar tarefas, estipular prazos e inspirar profissionais a darem o seu melhor em qualquer atividade. Tudo isso por meio do bom exemplo de suas ações e comportamentos.

DESEMPENHO

O desempenho é consequência de uma equipe motivada e de uma liderança efetiva. E é função do RH, junto aos líderes, avaliar o desempenho da equipe e, sempre que necessário estimular a melhoria e o desenvolvimento do potencial de cada profissional.

RESPONSÁVEIS NA ORGANIZAÇÃO

Dentro da organização, como citamos nos itens acima, o departamento responsável pelo estudo recorrente do comportamento organizacional é o Recursos Humanos. Atuando permanentemente na função, o departamento pode fornecer aos gestores da empresa a possibilidade de prever e gerir da forma adequada os problemas dos indivíduos ou do grupo.

Níveis de Avaliação do Comportamento Organizacional

Confira abaixo as duas esferas que se destacam nos estudos dos comportamentos organizacionais:

Nível Individual

Aqui o indivíduo é avaliado a partir de seus objetivos, seus rendimentos atuais, o que atrapalha seu crescimento e quais são as diretrizes ou costumes da empresa que tornam seu clima de trabalho desfavorável. Além disso, são estudadas as expectativas, motivações, habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho a fim de delegar-lhe as atividades mais compatíveis com suas capacidades, e deste modo, desfrutar de seus talentos e potencial plenamente.

Nível Grupal

Ao contrário do nível individual, aqui a empresa é estudada como um todo entre um ou mais grupos. Na avaliação entra a formação das equipes ou grupos, as funções desempenhadas por estes, a qualidade de comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto. A intenção dessa avaliação é justamente conseguir conectar as equipes e fazer com que as pessoas consigam trabalhar de maneira conjunta e efetiva, trazendo assim mais felicidade e motivação para os funcionários e mais retornos financeiros para a empresa, uma vez que pessoas motivadas produzem mais e com mais qualidade por estarem felizes e sendo recompensadas.

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Critérios de Avaliação

Abaixo constam alguns dos fatores que impactam diretamente a cultura comportamental da empresa e que devem ser avaliados sempre ponderando o aspecto individual e grupal. Confira:

Performance e desempenho de indivíduos e de equipes, tais como o crescimento, envolvimento, entrega de tarefas e entrosamento.

Absenteísmo (faltas) e no que elas impactam tanto para os indivíduos quanto para a corporação.

Participação ativa nos projetos em andamento e de como os talentos da empresa têm sido usados na resolução de problemas e criação de novas soluções.

Postura colaborativa das equipes e dos indivíduos.

Adaptação às mudanças das equipes e dos indivíduos e de como a resistência afeta as

transformações e evolução da empresa.

Receptividades a novos desafios e o que impede que os funcionários e equipes de estarem abertos a novas propostas dentro da empresa.

Comprometimento com os resultados e qual o impacto que a falta do mesmo causa na empresa.

Iniciativa e proatividade.

Criatividade e inovação para propor novas soluções tanto para a criação de tarefas quanto para melhorar o desempenho de equipes dentro da empresa.

Motivação e engajamento que são fatores que ajudam no aumento de desempenho das equipes e que melhora consideravelmente o clima organizacional.

Senso crítico e analítico para criação de estratégias.

Foco e produtividade.

Visão sistêmica.

Inteligência emocional para aceitar mudanças, desafios e situações adversas.

Auto-liderança, organização e disciplina.

Qualidade nos relacionamentos interpessoais.

Comunicação e profissionalismo.

Alinhamento com as metas e objetivos da empresa.

Percentual de rotatividade (turnover) e o que causa a alta rotatividade dos funcionários da empresa.

RESUMINDO: ORGANIZAÇÃO E O COMPORTAMENTO

A partir da compreensão do comportamento organizacional a empresa entenderá bem as questões relacionadas aos seus colaboradores e poderá trabalhar na manutenção das relações interpessoais, na qualificação e incremento das competências individuais, na adoção de práticas que atribuam maior dinâmica e melhor desempenho aos processos.

Fontes: IBC e JRM Coaching

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8 Comentários

  1. Gabrieli

    Olá, eu estarei fazendo o concursos da Celesc e da Companhia de Águas de Joinville, gostaria de saber se tem mais alguns conteúdos relacionados a organização e rotina de trabalho. Obrigada!

    • eder carlos

      Oi Marcos dei uma olhada no edital e tem muitas matéria aqui no site já atualizada. Eu organizo elas em ordem alfabética e exatamente como são pedidas nos editais para facilitar a localização delas. É só acessar na aba superior ou na barra lateral as matérias.
      Esta semana devo começar a organizar o conteúdo para o cargo de nível médio de assistente técnico admiistrativo.
      abraços

      • Jaciara Alves

        OLÁ, PREZADO EDER, TUDO BEM?

        COMO SEMPRE AFIRMO, SEUS CONTEÚDOS SÃO EXCELENTES, ME AJUDAM BASTANTE. MUITO GRATA!

        APROVEITANDO: DESEJO-LHE UM FELIZ ANO NOVO, COM MUITA PAZ, SAÚDE E MUITA FÉ. SUCESSO!

        • eder carlos

          Oi Jaciara muito obrigado pelo comentário. Como sempre digo, são pessoas como você que me mostram estar no caminho certo. Fico muito feliz em estar te ajudando e espero que neste novo ano possa te ajudar ainda mais, para que você possa atingir seus objetivos e passar em um concurso.
          Desejo para você, seus amigos e familiares um 2019 grandioso e principalmente com muita saúde e paz.
          Abraços

  2. Jaciara Alves

    Caro Eder, tudo bem?

    Só ratificando: seus conteúdos, como sempre digo, são excelentes , me ajudam bastante! Obrigada!

    Aproveitando, Feliz Ano Novo pra vc, meu prezado. Tudo de bom.

  3. Jaciara Alves

    OLÁ, PREZADO EDER, TUDO BEM?

    SEUS CONTEÚDOS, COMO SEMPRE AFIRMO, SÃO EXCELENTES, ME AJUDAM BASTANTE. OBRIGADA!

    APROVEITANDO: DESEJO-LHE UM FELIZ ANO NOVO, CHEIO DE PAZ, SAÚDE É MUITA FÉ. SUCESSO, MEU PREZADO!

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