Menu fechado

Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos

APOSTILA PARA GUARDA MUNICIPAL PREF. BELO HORIZONTE 2019

APOSTILA PARA PREFEITURA RIO DE JANEIRO 2019

APOSTILAS PARA DETRAN-SP 2019

Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos

Primeiramente, é necessário definir o que vem a ser estrutura, sequência lógica e parágrafo.

Estrutura→ nada mais é do que o desenvolvimento do texto; o conteúdo que se baseia em um tema qualquer, em que, cada uma das ideias está relacionada uma a outra, formando um todo de sentido.

Sequência Lógica→ são exatamente essas ideias bem estruturadas que vão levar ao leitor compreender o sentido do texto; ou seja, o que se pretende transmitir. Por isso, não pode haver ideias ambíguas (duplo sentido) e nem contraditórias (expressando oposição) do que já fora declarado no texto; também não pode conter frases inacabadas, incompletas ou sem sentido.

Frase→ Frase é todo enunciado de sentido completo, podendo ser formada por uma só palavra ou por várias, podendo ter verbos ou não. A frase exprime, através da fala ou da escrita:

ideias    emoções             ordens apelos

  A frase se define pelo seu propósito comunicativo, ou seja, pela sua capacidade de, num intercâmbio linguístico, transmitir um conteúdo satisfatório para a situação em que é utilizada.

Exemplos:

O Brasil possui um grande potencial turístico.

Espantoso!

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA SALVADOR 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CELESC 2019

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

PORTUGUÊS PARA CONCURSOS 2019

Não vá embora.

Silêncio!

O telefone está tocando.

Parágrafo→ é cada unidade de informação construída ou formada no texto, a partir de um tópico frasal (ideia central ou principal do parágrafo – é a “puxada do assunto”).

Para entender a estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos você deve estudar também pontuação, coesão textual e coerência. Abaixo coloquei links para estas matérias

Emprego dos sinais de pontuação

Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; emprego/ correlação de tempos e modos verbais.

Domínio dos mecanismos de coerência textual.

Quer Ficar fera, veja essa também:  Frase, parágrafo, período e oração.

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

APOSTILA PARA IFTO 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CÂMARA PETROLINA 2019

APOSTILA PARA SARGENTO DO EXÉRCITO ESA 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA PM-PR

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREF. SOROCABA 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

2 Comentários

    • eder carlos

      Oi Fábio não sou especialista no assunto, pois faço as postagens retirados em sites de referência. Tentarei colocar de forma diferente: “A primeira linha do parágrafo é iniciada um pouco à frente da margem esquerda da folha, ponto onde se iniciam as restantes linhas do parágrafo.
      A divisão do texto em parágrafos é feita segundo critérios semânticos, ou seja, termina-se um parágrafo sempre que se termina um grupo de ideias e se passa para outro centro de interesse.” O parágrafo seria uma ideia que você quer passar e deve concluir, ou seja, independente de números de períodos que você precise utilizar você deve concluir a ideia. como disse não sou especialista, então se tiver alguém que possa dar um explicação melhor agradeço
      Abraços e espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *