Menu fechado

Eficiência e funcionamento de grupos

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PC-ES 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE CURITIBA 2019

APOSTILA PARA PROFESSOR ADJ.ED. INFANTIL SME-RJ 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS SMS-RJ 2019

 

No final da postagem te duas videoaulas curtas e interessantes

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Bons estudos

Eficiência e funcionamento de grupos

GRUPOS OU EQUIPES

Muitos autores estabelecem uma diferenciação entre grupos e equipes, colocando os primeiros como associações de pessoas, não necessariamente com objetivos comuns. Inclusive, utilizam este aspecto como diferença principal: a equipe seria um grupo desenvolvido, que passa a ter objetivos claros e comuns a todos os seus membros.

Não é fácil diferenciar um grupo de uma equipe, pois esta é um grupo com funcionamento qualificado. A palavra equipe é comumente usada para designar grupos de pessoas que trabalham juntas numa missão, projeto, departamento ou qualquer outra espécie de organização; podendo-se, por exemplo, utilizá-la para a tripulação de uma aeronave, mas não para os passageiros.  Pode-se considerar equipe um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los, de forma compartilhada.

No âmbito administrativo, os termos grupo e equipe são por vezes utilizados de maneira indistinta. Para esta pesquisa seguiu-se a linha organizacional, que não trata de Grupo terapias, mas de processos comportamentais de mudança na busca da melhoria e da eficácia organizacional.

Algumas características apontadas para a identificação de uma equipe são: comunicação verdadeira; estímulo e opiniões divergentes; grande confiança; respeito e cooperação elevados; busca resolver os problemas que afetam seu funcionamento; autoexame e autocorreção contínuos; boa capacidade de diagnose e de solução de problemas; harmonização de procedimentos; visão dos membros como seres em processo; aceitação, valorização e utilização das diferenças; inclinação a assumir mais riscos; compromisso com as metas; interesse verdadeiro pelos outros membros da equipe; enfrentamento de conflitos; escuta enfática; treina a tomada inclusiva de decisões; contribui livremente com ideias; fornece feedback sobre o desempenho da equipe e comemora realizações.

Uma equipe pode ser definida como pessoas fazendo algo juntos, sendo que o “algo” que uma equipe faz não é o que a torna ou caracteriza enquanto equipe, mas o “juntos” é o que interessa.

Diferença de trabalho de equipe e trabalho em grupo

Existe uma confusão generalizada entre trabalho em equipe e trabalho em grupo. A diferença básica aqui considerada é que no primeiro os componentes trabalham juntos em busca de objetivos comuns de forma compartilhada, enquanto no segundo, os objetivos não precisam ser necessariamente comuns.

Complementando, o trabalho em equipe é inerente ao processo de seu desenvolvimento; o trabalho de grupo é objetivado, basicamente, por afinidades.

Tipos de grupos:

Grupos Formais: Grupos formais caracterizam pela presença de comando, líderes e tarefas definidas. (ROBBINS, 2005).

Grupos Informais: Nos grupos informais prevalecem a lei da amizade e o do interesse de um objetivo comum. (ROBBINS, 2005).

Já de acordo com Chiavenato (2005) os grupos formais são aqueles definidos pela organização com a atribuição de tarefas específicas, podem ser divididos em:

1- Grupos de comando: são grupos definidos pela organização e formados por pessoas que se juntam para executar determinada tarefa ou função.

2- Grupos temporários: com prazos definidos: são formados para a execução de certas tarefas organizacionais com prazos definidos de duração, como as comissões.

Ainda de acordo com o autor acima citado, os grupos informais são aqueles que surgem espontaneamente graças às relações de interação entre pessoas; podem ser:

1- Grupos primários: são também denominados pequenos grupos. Tecnicamente, há uma diferença. Sendo de pequeno tamanho, o grupo primário se concretiza pela camaradagem, lealdade e senso comum de valores.

2- Grupos de interesses: são grupos de pessoas que se juntam para alcançar um objetivo comum que atenda aos seus interesses pessoais.

3- Grupos de amizade: são grupos de pessoas que ultrapassam o ambiente de trabalho para manter relacionamentos sociais.

Fonte: UFRS e ADM grupos

Podemos dizer que um grupo apresenta maior coesão e maior durabilidade no tempo se os membros mostrarem interesse e empenhamento para pertencer ao grupo e atuarem de acordo com o sistema de papéis, estatutos e normas do grupo.

 O tipo de comunicação varia conforme o tipo de grupo, com a competência e personalidade das pessoas, com o tipo de atividades e com a complexidade dos problemas. As redes de comunicação descentralizadas ocorrem mais frequentemente nos grupos em que não há uma estrutura hierárquica rígida e são as mais indicadas quando o objetivo é o nível de satisfação das pessoas. As redes de comunicação centralizadas aplicam-se melhor a grupos com uma estrutura hierárquica bem definida e são as melhores quando o objetivo é eficácia e rapidez.  A eficácia de uma liderança depende de vários fatores, e como tal não é possível dizer qual o melhor tipo de liderança. Porém, concluiu-se que liderança autoritária e liderança democrática são as mais eficazes, enquanto que a liderança permissiva é a menos eficaz.

 Os tipos de rede de comunicação e de liderança influenciam também o surgimento de conflitos. Na gestão de conflitos é fundamental o papel do gestor para tentar resolver da melhor maneira os conflitos.

Eficiência do grupo:

A eficiência de um grupo mede-se Subjetivamente através do grau de satisfação que os membros do grupo sentem quando alcançam os objetivos previamente estabelecidos (quando se ganha um jogo ou um campeonato, por exemplo)

A eficiência de um grupo mede-se Objetivamente através do número de tarefas concluídas, de problemas resolvidos ou de objetos criados (produtividade)

Fatores que afetam a eficiência de um grupo

Estruturais:

Tamanho do grupo

Características dos membros

Canais de comunicação

Papéis desempenhados

Ambientais:

Local de trabalho

Relações com outros grupos

Inserção do grupo na organização

Tarefa:

Natureza da tarefa

Grau de dificuldade ou complexidade da tarefa

Tempo disponível para a sua realização

APOSTILA PARA GUARDA CIVIL PREF. NITERÓI 2019

APOSTILA PARA DPE-RJ 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS UFPB 2019

Outros:

Estilo de liderança

Relações de amizade entre os indivíduos

Motivação

Coesão

Vantagens de se trabalhar em grupo:

Tomada de decisão de maior risco:

em caso de insucesso, diluição da responsabilidade

em caso de sucesso, assumida por todos em conjunto e por cada um em particular

(possíveis benefícios maiores que possíveis prejuízos)

certas sociedades valorizam o risco (sinal de audácia e de coragem)

Decisão de maior qualidade:

mais ricas e ajustadas aos objetivos

Divisão de tarefas :

cada um contribui com as suas capacidades e aptidões

Criação de laços de amizade:

quanto maior for a amizade e a confiança entre os membros, maior a coesão e a produtividade (três chibatadas…)

criação de laços de inter-ajuda

Segurança:

segurança e força para manifestar as ideias do grupo

Poder e influência face ao exterior

Desvantagens de trabalhar em grupo

 Menor rapidez no alcance dos objetivos:

objetivos grupais vs. objetivos individuais

consumo de tempo no processo de negociação

Tomadas de decisão empobrecidas:

decisões por maioria (ou por consenso) não são necessariamente as mais válidas e corretas

Pensamento de grupo:

‘somos os maiores’

menosprezo pelos grupos concorrentes

recusa de consulta de informação técnica

possibilidade do grupo se tornar ineficaz, se não estiver aberto ao exterior

Transformação do ‘eu’ em ‘nós’

condicionamento da liberdade de ação dos seus elementos

aniquilação dos próprios elementos

Fonte: Celeste Duque

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos.

Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

Motivação, comunicação e liderança.

APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE SARGENTO FAB 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS IFPB 2019

APOSTILA PARA ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO UFAC 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *