Sequências (com números, com figuras, de palavras)

SAIA NA FRENTE!! CHEGOU APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018 CLIQUE AQUI!!

Sequências (com números, com figuras, de palavras)

O raciocínio pode ser considerado um dos integrantes dos mecanismos dos processos cognitivos superiores da formação de conceitos e da solução de problemas, sendo parte do pensamento.

Trazendo inúmeras possibilidades e várias abordagens, vamos nos deter hoje a um tema específico que é o Raciocínio Sequencial ou Lógica Sequencial ou até mesmo Sequências lógicas.

Os nomes são diversos mas a finalidade é a mesma, descobrir um PADRÃO para sequências, sejam elas numéricas, entre objetos, figuras, letras, pessoas, etc.

Algo similar ao Raciocínio sequencial são os testes psicotécnicos aplicados em algumas entrevistas de emprego, que se utilizam de sequências lógicas, para avaliar características de personalidade; habilidades específicas requeridas pelo cargo; nível de raciocínio lógico e memória dos candidatos. Os mesmos são interpretados somente por psicólogos, pois visam a avaliação de características psicológicas no momento em que são aplicados.

Há várias formas de se estabelecer uma sequência, o importante é que existem PELO MENOS TRÊS elementos que caracterizem a lógica de sua formação.

Porém algumas séries necessitam de mais elementos para definir sua lógica, outras são bastante conhecidas e toda pessoa que estuda lógica deve conhecê-las, como por exemplo as progressões aritméticas e geométricas, as famosas PA e PG.

O importante é estar atento ao enunciado da questão!!!

Vejamos:

– Na série a seguir, temos sempre um homem seguido de duas mulheres, ou seja, aqueles que estão em uma posição múltipla de três (3º, 6º, 9º, 12º, …) serão mulheres e a posição dos braços sempre alterna, ficando para cima em uma posição múltipla de dois (2º, 4º, 6º, 8º, …). Sendo assim, a sequência se repete a cada seis termos, tornando possível determinar quem estará em qualquer posição.

 

 

 

Ou então problemas mais simples que exijam um pouco mais da nossa interpretação:

– Num avião há 4 romanos e 1 inglês. Qual o nome da aeromoça?

(A) Maria

(B) Judite

(C) Letícia

(D) Ivone

(E) Luiza

Solução: 4 em romanos é IV e 1 em inglês é ONE, logo juntando os dois temos: IVONE.

O modo de se resolver,  consiste em descobrir, por intuição, observação dos elementos dados e, às vezes, alguns cálculos, qual a REGRA DE FORMAÇÃO e aplicá-la ao último elemento, completando assim a sequência pedida.

Vejamos alguns exemplos:

A – Observe que as figuras abaixo foram dispostas, linha a linha, segundo determinado padrão.

 

 

 

 

 

 

Segundo o padrão estabelecido, a figura que substitui corretamente o ponto de interrogação é:

 

 

Apostilas para todos os cargos  SEDUC-AM 2018 CLIQUE AQUI!!

Aproveite!! Apostilas para todos os cargos IPHAN 2018

SAIA NA FRENTE!! CHEGOU APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018 CLIQUE AQUI!!

 

 

Resolvendo:

Analisamos cada elemento da sequência temos:

Em cada linha apresentada, as cabeças são formadas por quadrado, triângulo e círculo.

Na 3ª linha já há cabeças com círculo e com triângulo. Portanto, a cabeça da figura que está faltando é um quadrado.

As mãos das figuras estão levantadas, em linha reta ou abaixadas. Assim, a figura que falta deve ter as mãos levantadas (é o que ocorre em todas as alternativas).

As figuras apresentam as 2 pernas ou abaixadas, ou 1 perna levantada para a esquerda ou 1 levantada para a direita. Nesse caso, a figura que está faltando na 3ª linha deve ter 1 perna levantada para a esquerda.

Logo, a figura tem a cabeça quadrada, as mãos levantadas e a perna erguida para a esquerda.

Resposta: C.

B – A figura abaixo representa algumas letras dispostas em forma de triângulo, segundo determinado critério.

 

 

 

 

 

Considerando que na ordem alfabética usada são excluídas as letra “K”, “W” e “Y”, a letra que substitui corretamente o ponto de interrogação é:

(A) P

(B) O

(C) N

(D) M

(E) L

Resolvendo:

A sequência do alfabeto inicia-se na extremidade direita do triângulo, pela letra “A”; aumenta a direita para a esquerda; continua pela 3ª e 5ª linhas; e volta para as linhas pares na ordem inversa – pela 4ª linha até a 2ª linha.

Na 2ª linha, então, as letras são, da direita para a esquerda, “M”, “N”, “O”, e a letra que substitui corretamente o ponto de interrogação é a letra “P”.

Resposta: A.

Fonte: Maxi educa

Em concurso cai principalmente sequencias numéricas. Tenho outra postagem que fala sobre este assunto e acho interessante dar uma olhada também:  Sequências numéricas

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

 

Lógica proposicional

Negação de proposições

Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades

Deseja conteúdos resumidos e de fácil entendimento? clique aqui!

SAIA NA FRENTE!! CHEGOU APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS DA POLÍCIA FEDERAL 2018 CLIQUE AQUI!!

Aproveite!! Apostila para UDESC 2018 assistente administrativo

Apostilas para todos os cargos  SEDUC-AM 2018 CLIQUE AQUI!!

Apostilas para todos os cargos PC-SP 2018 CLIQUE AQUI!!

AQUI VOCÊ TEM APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO 2018

3 comentários

  1. este saite e otimo gostei voufazer cocuso pra tecnico de enfermagem e achei tudo que precisava saber sobre sequencias e figuras aqui

    1. OI Victor fico feliz por te ajudar
      Abraços e obrigado pelo comentário

      1. Eder Carlos obrigado estou estudando em seu site para um concurso , legal sua busca pelo conhecimento e compartilhamento, você é servidor público?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: