Menu fechado

Gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo)

NÃO PERCA!! APOSTILA PARA BRB 2019 ESCRITURÁRIO

APOSTILA SME-SP 2019 AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO (ATE)

APOSTILA PARA TRF 4 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Gênero de texto

 

Conceito de texto literário e não literário

Aprenda o conceito do texto literário e não literário para, então, compreender as suas demais atribuições. Se você souber os seus conceitos, certamente, será mais fácil fazer uso de um ou de outro dependendo do objetivo que se quer expressar na construção do discurso.

 

Texto literário

É um texto construído com ricos recursos e normas da literatura causando diferentes emoções ao leitor e expressando sentimentos de amor, raiva, alegria, dor etc. A musicalidade, as funções e os tons poéticos e artísticos, a criatividade, a estética da escrita, a organização das palavras e a linguagem com muita expressividade são algumas características encontradas em um texto literário.

Exemplos de textos literários que você pode constatar:

Poemas, contos, fábulas, romances, peças teatrais, poesias, crônicas, minicontos, telenovelas, lendas, letras de músicas etc.

 

Texto não literário

É um texto construído com uma linguagem informativa, explicativa, esclarecedora e que tenha alguma utilidade para o leitor. Logo, ele é produzido em um tom claro, objetivo, direto e que não possa gerar nenhuma dúvida quanto a sua interpretação. As características que você poderá encontrar nesse texto não literário são: objetividade, informação, tutoriais, tangibilidade, inexpressivos, linguagem denotativa, dentre outras.

Exemplos de textos não literários que você pode constatar:

Artigos científicos, receitas de culinárias, noticiários em jornais, revistas, anúncios publicitários, bulas de remédios, conteúdos educacionais, textos de livros didáticos, cartas comerciais, manuais de instrução, guias de beleza etc.

 

Quais as características de um texto literário e não literário?

Agora que você compreendeu o conceito de um texto literário e não literário convém descobrir as características das quais os distingui em nosso dia a dia. Certamente, conhecendo essas características peculiares que cada um tem ficará mais claro o seu tipo de abordagem.

É importante destacar também que a escolha na produção de um discurso irá depender da função que ele será executado e do objetivo pelo qual se quer expor no texto, o que irá direcionar a um ou ao outro.

Então, é possível afirmar que, se você ler apenas o tema, seja ele um texto literário e não literário, isso não te dará suficiente segurança em distingui-lo, sendo fundamental fazer a leitura completa para identificar a linguagem que este foi aplicado ao longo do discurso. Qual a sua função? Qual o objetivo desse texto?

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

APROVEITE A OPORTUNIDADE!!  APOSTILA PARA MP-SP 2019

APOSTILA PARA ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO UFPI 2019 

Não existem textos que utilizam os dois tipos de linguagens. Na verdade, são raríssimos de ver. O que pode ocorrer é a predominância de apenas um em suas diversas características. Se você optar em criar um texto literário, então, utilizará destas características a seguir que fazem parte desse texto. Assim como também irá utilizar com o texto não literário. Cada um à sua maneira de abordar dentro do seu objetivo de uso.

 

Texto literário – Características

Utiliza de linguagem bem elaborada com recursos artísticos e emotivos

Faz parte de um universo imaginário, porém sem perder a interação do mundo real

Há função poética e função emotiva

As figuras de linguagem se fazem presente

É construída de beleza, harmonia, musicalidade, ritmo, arte e pessoalidade

O seu objetivo é tocar, marcar, fazer com que o leitor sinta além das palavras (tocar o coração)

É um texto imaginativo, surreal expressando um desejo do autor. Recria o mundo real a partir da imaginação do autor

As palavras do texto literário sempre ganham novos significados. O autor maneja essas palavras de forma muito livre, a seu dispor para que possa ser bem encaixada estimulando ao teor do belo e da espontaneidade.

Linguagem conotativa (sentido figurado)

Subjetividade

 

Texto não literário – Características

Continua na parte 2

Fonte: Wikipédia

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

APOSTILA PARA UFPI 2019

APOSTILAS PARA PREFEITURA DE GUARULHOS 2019

APOSTILA PARA UFPEL 2019

APOSTILA PARA UFAL 2019

APOSTILA PARA PM-SP 2019

APOSTILA PARA SME-RJ 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

19 Comentários

  1. Fabricio

    Muito bom o seu material ajuda bastante quem esta nessa caminhada de concurseiro…
    Irei fazer o concurso de Técnico Bancário – Banestes-ES, deixo aqui um grande abraço.
    E boa sorte a todos nós…

    Fabricio.

  2. Cláudia

    oie , estou tentando acessar o resto do conteúdo , mas não estou conseguindo , pode me ajudar por favor ? O conteúdo é maravilhoso e queria estudar ele todo ! Um Abraço .

    • eder carlos

      Oi Claudia seria as outras partes? Testei os links de avançar para a próxima parte e estava ok. Seria alguma outra?

      • Bruna

        Só consegui visualizar aqui na pagina os conteúdos de texto literário e não literário, acredito que ela esteja se referindo a isso também.

        • eder carlos

          Oi Bruna, tem algumas postagens que ficam grandes, então eu as divido em partes. No final da postagem tem um link para avançar para a próxima parte
          Abraços e espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *