Menu fechado

Ética, princípios e valores

APOSTILA CRM-MS 2020

APOSTILAS PARA PREFEITURA RUY BARBOSA - BA 2020

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Ética, princípios e valores

Para entendermos os princípios e valores éticos é necessário entender o que é ética.

Ética é um grupo de princípios básicos que pretende regular a conduta e modo de agir de um grupo social.

Se preferir, no vídeo abaixo tem a postagem em vídeo e áudio.

 

De uma maneira mais simples, a ética estuda os costumes das pessoas em sociedade, criando princípios e valores para guiar as pessoas a terem atitudes corretas  e dentro da lei, que não interfira no direito de outras pessoas.

Hoje varias classes utilizam a palavra ética para indicar os valores de seu grupo social, como a ética médica, ética publica ou mesmo a ética de uma empresa.

A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos.

Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado.

Simplificando: É ser honesto, solidário e justo. Ser uma pessoa de caráter.

 

Princípios e valores

 

Igualdade:

 

Este princípio diz que todas as pessoas são iguais e por isso, devem ser tratadas iguais sem preferências alguma. Todas as pessoas devem ter as mesmas oportunidades, direitos e deveres.

Aristóteles dizia que o princípio da igualdade não é tratar todos iguais e sim que os iguais devem ser tratados de forma igual e os desiguais de maneira desigual na medida de sua desigualdade. Na prática se houver desigualdade devemos tratar de forma desigual para reduzir esta desigualdade.

 

Liberdade:

 

Liberdade significa o direito de agir segundo a sua vontade, mas deve ser usada com responsabilidade para não prejudicar  outra pessoa ou ferir princípios éticos e legais. Temos por exemplo a liberdade de expressão na qual podermos falar sobre nossas opiniões sem ser censurado. Mas esta liberdade tem limites quando esta opinião discrimina pessoas, ou grupos com declarações injuriosas e difamatórias. É o poder que qualquer pessoa pode usar, mas nos limites da lei.

 

Solidariedade/ fraternidade:

 

É um sentimento em relação ao sofrimento dos outros, é ajudar as pessoas que precisam de ajuda. É uma responsabilidade mútua, onde todos se sentem responsável um pelos outros cooperando entre si. São pessoas em uma situação melhor ajudando outras que estão em situação pior que a sua.

 

Honestidade:

Continua na parte 2

Faça aqui, questões comentadas de Ética para o serviço público

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

2 Comentários

  1. Gleyciane 3b

    OS princípios dão base para a formação dos valores. Enquanto princípios são pressupostos universais que definem regras essenciais que beneficiam um sistema maior que é a humanidade, valores são regras individuais que orientam, como bússolas internas as relações, as decisões e as ações.

  2. Gleyciane 3b

    OS princípios eles dao a base para a formação dos valores, enquanto os princípios são pressupostos universais que definem regras essenciais que beneficiam um sistema maior que é a humanidade, os valores são regras individuais que orientam, como bússolas internas entre as relações , as decisões e as ações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *