Menu fechado

Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PC-ES 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE CURITIBA 2019

APOSTILA PARA PROFESSOR ADJ.ED. INFANTIL SME-RJ 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS SMS-RJ 2019

Para uma boa interpretação de texto é necessário que o texto tenha coesão que é quando seus vários elementos estão articulados entre si, estabelecendo unidade em cada uma das partes, ou seja, entre os períodos e entre os parágrafos e a coerência que é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto, ou seja, A coerência textual resulta da relação harmoniosa entre as ideias apresentadas num texto.

 

Elementos de construção do texto e seu sentido: Interpretação e Organização Interna

 

Tenho três postagens que aprofunda estes assuntos:

Nesta postagem farei um resumo sobre interpretação e Organização interna textual

 

Interpretação de Textos

Você deve ler o texto atentamente, prestando uma atenção às palavras de ligação (mas, todavia, no entanto, etc.), para compreender a sua construção e identificar as diferentes etapas da argumentação do autor (as partes). Nesta fase, faz todo o sentido sublinhar as palavras e as expressões essenciais.

Desconfie dos textos que parecem simples, pois pode haver armadilhas levando você a errar na interpretação.

A primeira etapa consiste em identificar o tema que está em questão tentando compreender de forma precisa aquilo de que fala o autor e limitar muito bem o tema. O tema não deve, no entanto, ser confundido com a tese, isto é, aquilo que o autor quer demonstrar.

 

Organização

 

APOSTILA PARA GUARDA CIVIL PREF. NITERÓI 2019

APOSTILA PARA DPE-RJ 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS UFPB 2019

É útil explicitar a organização do texto, descobrir a sua articulação, a sua organização interna. Não se trata de cortar o texto, de dividi-lo e de compreender a estrutura através de elementos dissecados sem nenhuma relação entre si. O que interessa é explicitar o encadeamento e evidenciar as verdadeiras ligações.

É necessário construir ligações e obedecer a uma organização rigorosa; do mesmo modo, a explicação do texto visa, sobretudo tornar explícitos os encadeamentos, uns nos outros, dos elementos de reflexão. O que se pretende é precisamente evidenciar a construção e o itinerário do autor. Com esse objetivo, é aconselhável seguir a ordem do texto, e construir as diferentes partes da explicação em função das partes do texto.

 

Explicitação dos conceitos fundamentais

 

Evidenciar o percurso orgânico do texto é, antes de mais, definir os conceitos fundamentais que presidem a essa organização. A finalidade da explicação do texto é portanto clara: trata-se de definir e de explicitar os conceitos fundamentais do texto, acompanhando o seu movimento e a sua organização. Deve-se prestar atenção particular aos conceitos de base que possuem uma significação particular e que detêm uma função precisa no texto.

Erros a evitar:

Tratar uma só parte do texto

Primeiro erro muito frequente: concentrar todo o esforço de compreensão numa única passagem do texto. Explicar um texto é determinar o seu sentido global. Por conseguinte a abordagem de um único dos seus aspectos não é nada adequada.

Considerar os exemplos contidos no texto como secundários.

Deve dar-se sempre um lugar privilegiado aos exemplos utilizados pelo autor no texto, na medida em que é neles que reside muitas vezes a chave para uma boa interpretação.

A conclusão tem a finalidade de fazer um breve balanço, indicando o interesse da demonstração do pensador. Ela encerra o debate com precisão e clareza; possui, portanto, uma função retórica e pedagógica, cuja importância não deve ser subestimada.

Fonte: Tô estudando

Reforço a importância de estudar  coesão e coerência que são fundamentais para uma boa interpretação de texto.

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE SARGENTO FAB 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS IFPB 2019

APOSTILA PARA ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO UFAC 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

23 Comentários

  1. Isabela

    Boa tarde, Eder!

    Sou Isabela e estou estudando para o Concurso TJ AL, gostei demais de suas explicações e exemplos!

    Obrigada,

    Isabela

  2. Milena Oliveira

    Oi, bom dia!
    Vou fazer o concurso da Câmara Municipal de Salvador Nível Médio.
    Achei muito produtiva suas explicações.

  3. Samara

    Sou Samara estou adorando suas explicações, irei fazer o concurso de agente comunitário de saúde, se poder falar sobre o mesmo estarei muito mais agradecida.

  4. Cecilia Antunes

    Estou gostando bastante dos conteúdos do site. Estou estudando para o concurso da ALE/RO e tenho encontrado aqui bastante dos conteúdos programados.

  5. ionice

    Estou estudando para concurso secretaria municipal de Assistência Social e direitos humanos sasd cargo Assistente Social
    gostei bastante das explicação.

  6. Alex ON

    Vou fazer para DPE-RJ. Parabéns pelo post.
    Gostaria de saber o que mais preciso estudar, além de coesão e coerência, para zerar o conteúdo de “interpretação e organização interna” que consta no edital.

    • eder carlos

      Oi Alex obrigado pelo comentário. Deixa eu te explicar como faço as postagens. Eu acesso vários sites de referência e verifico o que é mais comum e relevante, dou uma estudada e faço uma postagem mais completa. Não sou especialista no assunto.O que sugiro é fazer questões de concursos, pois assim você terá noção do que costuma cair sobre o assunto e se preciso completar seus conhecimentos.
      Abraços e espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *