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Características de um bom atendimento

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Características de um bom atendimento

Algumas características são necessárias para se ter um bom atendimento e ter um resultado positivo. Para se ter um bom atendimento devemos aperfeiçoar algumas características:

Bom atendimento

Honestidade:

 

Só prometa o que puder cumprir e cumpra o que prometer e sempre fale a verdade

 

Um dos grandes problemas do mau atendimento é a quebra das expectativas. A real insatisfação dos clientes surge quando ele espera algo de você e esta coisa não é cumprida.

Em muitos casos, falar a verdade pode ser muito difícil, principalmente quando se tratar de falar sobre algo positivo que seu produto não faz, ou algo que você não pode fazer por seu cliente.

“Prefira a pior verdade à melhor mentira”. Podemos dizer que esta frase é verdadeira, mas ela tem suas particularidades quando se trata de atendimento. Nunca devemos mentir levantando falsas expectativas.

Às vezes por medo de perder a venda, prometemos algo que no futuro poderá dar muitos problemas. Tente manter a calma e apenas prometer aquilo que cumprir. E, impreterivelmente, cumpra tudo aquilo que prometer.

 

Organização:

Estimule o hábito de anotar recados, controlar reclamações, pedidos e o cadastro dos clientes.  Conhecer o histórico da empresa e o andamento das solicitações facilita na criação de estratégias que impactam diretamente na qualidade do atendimento ao cliente.

Tenha seus objetivos bem definidos, fugindo do improviso, e buscando uma solução imediata do problema.

Atenda com o espirito de quem buscará a solução definitiva, atendendo ou mesmo superando as expectativas do cliente;

Respeite e cumpra os prazos e horários prometidos.

Não é por que o brasileiro é tolerante com atrasos e remarcações que você deve adotá-lo como forma de trabalho. Chegue sempre antes do horário, cumpra sempre os horários prometidos e entregue sempre o serviço no prazo combinado.

Seja ágil. Um bom atendimento se trata principalmente de resolver os problemas com eficiência, rapidez e simpatia.

É importante  que você entenda o grau de urgência de seu, para dedicar o mesmo esforço.

Mas preste muita atenção! Ser ágil e eficiente é diferente de ser apressado. Não demonstre pressa excessiva, ou seu cliente pode pensar que você está tentando se livrar dele rapidamente.

Dê retorno das solicitações. Informe e acompanhe os pedidos dos clientes

Nós sabemos que nem sempre será você o responsável por todas as etapas do processo de venda e entrega do serviço ao seu cliente.

Mesmo assim, é interessante que você se mantenha informado sobre o andamento de todo o processo e acompanhe tudo de perto, para que, a qualquer momento, você consiga responder a que pé está a situação.

Você deve ser o responsável por saber sobre tudo e dar este retorno a ele, portanto, se mantenha atualizado. Além de demonstrar segurança e conhecimento, mostra interesse e dedicação.

Especialmente se você estiver resolvendo alguma situação, você deve sempre o informar sobre cada passo tomado.

 

Calma e paciência:

 

Tenha calma e paciência. A ansiedade é a maior inimiga do bom atendimento

Como dissemos anteriormente, agilidade é diferente de pressa. É importante ter calma e paciência ao atender seus clientes, especialmente quando eles não entendem exatamente o que eles querem.

Muitas vezes, eles chegarão até você com muito mais dúvidas do que simplesmente um desejo imediato de adquirir o seu produto, e você deve ter jogo de cintura para manter uma conversa tranquila que o leve a solucionar seus problemas sem apressar o jogo e dar a sensação de que você quer logo partir para a venda efetiva.

 

Humildade:

 

Cuidado com a arrogância. Tenha um sentimento de servir

É natural que você queira defender o seu negócio e a sua marca e se sinta mal se alguém fizer alguma reclamação ou solicitar algo que está além do seu alcance.

Ainda assim, a sua postura deve ser sempre de humildade nestes momentos.

Sempre se coloque à disposição para resolver qualquer problema de seus clientes e evite rebater as críticas de forma prepotente e arrogante.

Jamais tente justificar seus próprios erros, ou jogar a culpa em outras pessoas ou situações adversas. Seu cliente não quer saber se seu estagiário estava de folga naquele dia ou se o software travou. Ele quer o problema resolvido.

Ao invés de justificativas e desculpas, proponha novas soluções e busque resolver, com agilidade e eficácia, aquela ocorrência.

 

Simpatia

 

Atenda como se o cliente fosse o único – lembre-se que atender bem não lhe garante mais clientes, mas atender mal lhe tirará muitos clientes; Que nota você se dá no quesito atendimento? Muitos pensam que atender bem é problema da empresa e não de cada um de nós. Ledo engano, pois quem atende bem, vive melhor.

Sorria sempre!

Um simples sorriso tem o poder de transformar um atendimento e fazer o cliente ter uma boa impressão de você logo no começo da negociação.

As pessoas tendem a mimetizar comportamentos e um sorriso sincero pode fazer com que ela se sinta feliz também.

Depois de vários clientes atendidos sabemos que não é fácil atender com simpatia e sorriso, pois você esta cansado, mas para o cliente aquele momento é único e ele irá dedicar toda a energia a você. Nada mais justo do que você retribuir da mesma forma.

Portanto, não use a justificativa da exaustão e do cansaço para não sorrir para seu milésimo cliente, pois ele pode ser o seu último.

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Empatia

 

Colocando-se no lugar dos clientes, você  consegue perceber melhor suas necessidades e melhorar o resultado das vendas. Se o cliente perceber que o profissional não tem interesse em lhe atender, ele certamente vai pensar duas vezes antes de voltar ao estabelecimento.

 

Ótima apresentação pessoal

 

Cuidar da higiene pessoal, corte de cabelo, unhas limpas, barba bem aparada para os homens e maquiagem discreta para as mulheres conta sempre positivamente;

 

Entusiasmo

 

Cumprimente o cliente com entusiasmo. Isso vai facilitar o atendimento, porém não esqueça que você deve comportar-se de acordo com a situação;

 

Respeito:

 

Vícios de linguagem, gírias e intimidades – policie-se o tempo todo, pois não é adequado chamar o cliente de “amor”, “meu bem” “querido (a)” etc.;

Atenda tendo em mente que você está diante de um cliente e não de alguém íntimo. O cliente merece e exige respeito.

 

Comunicação:

 

A comunicação é essencial para criar um bom atendimento ao cliente. O uso das palavras certas, a pausa para ouvir e o tom de voz podem simplesmente transformar o atendimento. Ouça com atenção e intenção real de escutar

Não há nada pior do que você conversar com alguém que não está prestando atenção em você. Seja em qualquer âmbito e seja falando sobre qualquer assunto.

Isso é cortesia comum. Especialmente no atendimento comercial, é muito importante que você escute atentamente o seu cliente, e que demonstre que está o escutando.

Não faça outras coisas enquanto conversa com seu cliente, mesmo que seja uma conversa por telefone. É muito fácil se distrair com e-mails ou outras coisas, mas não caia nessa cilada! Tente agir como se ele estivesse na sua frente.

Mostre que você realmente se importa com o que ele fala e presta atenção em todos os detalhes.

 

Postura:

 

A postura também é outro fator essencial na qualidade final do atendimento. Ao falar com um cliente esteja sempre com uma postura viva, cabeça erguida e olhos nos olhos. Saudar e cumprimentar o cliente são atitudes importantes para iniciar uma negociação e esse pode ser um bom ponto de partida. Fale olhando nos olhos do cliente

Olhar nos olhos é algo fundamental em uma conversa. Novamente, estamos falando sobre demonstrar que está prestando atenção no que ele está falando e deixando-o saber que, durante aquele momento, você está inteiramente dedicado a ele.

Além disso, o contato visual é um forte agente persuasivo, pois, quando você olha nos olhos de alguém, a pessoa também se sente de certa forma, compelida a fazer o mesmo. Isso demonstra confiança e gera uma conexão.

 

Individualidade:

 

Alguns clientes apresentam uma timidez e um senso de individualidade muito grande, por isso, é importante não expor o cliente em público, como por exemplo, repetindo frases e palavras que são óbvias. O papel do vendedor é passar segurança para o cliente. Profissionalismo é palavra de ordem para um bom atendimento ao cliente.

 

O que evitar para ter um bom atendimento

 

Assim como existem habilidades que devem ser desenvolvidas para impulsionar nosso melhor atendimento, também devemos lembrar que existem alguns “pecados” que são cometidos na execução desta tarefa.

 

São estes:

1 – Desinteresse;

2 – Má vontade;

3 – frieza;

4 – Desdém;

5 – Robotismo;

6 – Demasiado apego às normas;

7 – Jogo de responsabilidade.

Fonte: Consult commence, Blog sucesso, Saia do lugar e administradores

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