Menu fechado

Banco de dados

APOSTILAS PARA O CONCURSO SEAP-MG 2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS ALBA 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR AQUI:
  • Definição de Banco de dados
  • Gerenciadores de banco de dados
  • Definição de metadados

BANCO DE DADOS

Os bancos de dados já existem há muito tempo. Uma lista telefônica, por exemplo, é um banco de dados. As empresas guardavam suas informações em arquivos físicos. Com a evolução da informática este armazenamento passou a ser digital.

 

Definição:

São dados (conjunto de arquivos) que se relacionam entre si para dar uma informação e eficiência em pesquisas ou estudos. São de vital importância para empresas e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.

Devido à quantidade de informação que as empresas precisam administrar atualmente, torna-se a cada dia maior a necessidade de bancos de dados mais robustos para suportar esse acúmulo de informações.

As empresas precisam armazenar desde o seu cadastro de clientes, fornecedores, faturamento, contas à pagar e etc., até as informações da utilização de seu website ou então, de suas redes sociais.

Um banco de dados permite colocar dados à disposição de usuários para uma consulta, uma introdução ou uma atualização, assegurando-se dos direitos atribuídos aos mesmos. Isso é ainda mais útil quando os dados informáticos são numerosos. Um banco de dados pode ser local, ou seja, utilizável em um dispositivo por um usuário, ou repartido, isto é, quando as informações são armazenadas em dispositivos remotos e acessíveis pela rede. A grande vantagem do uso dos bancos de dados é a possibilidade de poderem ser acessados por vários usuários, simultaneamente.

 

Apostilas para todos os cargos concurso AGU 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Apostilas para o concurso SEAP-MG 2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS ALEGO 2018

GERENCIADORES DE BANCOS DE DADOS:

Os banco de dados são operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80, a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente utiliza-se praticamente apenas ela. Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente.

Alguns gerenciadores de banco de dados: Borland Paradox, IBM DB2, Microsoft SQL server,Microsoft Access, Oracle, SQL Server 11 e etc..

 

METADADOS

Todo dado relativo a outro dado é chamado de metadados. Um banco de dados é formado por dado e metadados. Sem os metadados não seria possível organizar e extrair informações de um banco de dados.

Um exemplo mais comum em banco de dados: o campo telefone da tabela cliente tem, entre outros, os seguinte metadados: nome (telefone), tipo (texto), tamanho (30 caracteres), obrigatoriedade (não), etc.

Fonte: Wikipedia, dicas de programação, Excript e CCM

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

LINKS SUGERIDOS PARA COMPLEMENTAR SEUS ESTUDOS:

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *