Menu fechado

Função textual dos vocábulos

APOSTILA PARA GUARDA MUNICIPAL PREF. BELO HORIZONTE 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE CURITIBA 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREF. SOROCABA 2019

 

Função textual dos vocábulos

Toda vez que falamos ou escrevemos precisamos de palavras para expressar elementos, ideias ou sentimentos. O fato de dar um nome é precisamente o que significa etimologicamente um vocábulo, este que vem do latim vocare e quer dizer chamar ou dar um nome. Melhor dizendo, o vocábulo equivale a uma palavra.

Sua função é dar coerência ao texto.

Os vocábulos podem ser classificados em função da sua acentuação. Assim, as oxítonas são aquelas que têm maior intensidade em sua pronúncia na última sílaba (por exemplo, caminhão, café, cristal), as paroxítonas são as que a intensidade do som recai sobre a penúltima sílaba (lápis, fácil, cidade) e as proparoxítonas são pronunciadas mais fortemente na antepenúltima sílaba (por exemplo, líquido, árvore, ângulo).

Fonte: Conceitos

Conhecimentos linguísticos:

semântica: as relações de sentido do vocábulo ao texto;

morfossintaxe: relações e funções dos vocábulos e das frases;

variedade linguística:  movimento natural de uma língua onde envolvem diversos aspectos

 

SEMÂNTICA: AS RELAÇÕES DE SENTIDO DO VOCÁBULO AO TEXTO

 

APOSTILA PARA ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO UFAC 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILA PARA SARGENTO DO EXÉRCITO ESA 2019

Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua.

Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração:

Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Paronímia, Polissemia, Conotação e Denotação. Para saber mais clique aqui: Significação das palavras.

 

MORFOSSINTAXE: RELAÇÕES E FUNÇÕES DOS VOCÁBULOS E DAS FRASES

 

Compreendendo a morfossintaxe

Ao nos depararmos com ambas (Morfologia e Sintaxe), sabemos que se relacionam às subdivisões conferidas pela gramática, e mais: que uma corresponde às classes gramaticais e a outra se refere às distintas posições ocupadas por uma mesma palavra em se tratando de um dado contexto linguístico. Para saber mais clique aqui: Classe de palavras

 

VARIEDADE LINGUÍSTICA.

 

As variedades ou variações linguísticas é um movimento natural de uma língua onde envolvem diversos aspectos históricos, sociais, faixa etária, culturais e geográficos (regional). Pode ser usado também o termo variante linguística. Uma língua nunca é igual ao que era em outra época ou lugar. Para saber mais clique aqui: Variedades linguísticas.

Fonte:  Assego

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

LINKS PARA COMPLEMENTAR SEUS ESTUDOS

APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE SARGENTO FAB 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS IDAM-AM 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *