Menu fechado

Microcomputadores e periféricos: configuração básica e componentes

APOSTILA PARA ESCRIVÃO DE POLÍCIA  PC-PR  2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CONCURSO ADAF-AM 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Microcomputadores e periféricos: configuração básica e componentes

Geralmente os computadores básicos incluem o gabinete, o monitor, o teclado e o mouse. No entanto, você pode conectar diferentes tipos de dispositivos. Quando falamos em configuração básica estamos falando do que esta dentro do gabinete, principalmente o processador, memória e capacidade do HD. Tudo que se conecta neste gabinete externamente é considerado os periféricos.

OBS: O notebook é um microcomputador também, a diferença que ele foi desenvolvido para ser portátil e alguns periféricos já estão embutidos nele como a tela de vídeo, teclado e mouse, mas para efeito de concursos geralmente ele pedem o conteúdo referente ao computador de mesa, o desktop.

 

Microcomputador

Gabinete:

Gabinete: É a torre onde são encontrados os componentes que formam o computador propriamente dito, como as memórias, o processador e o disco rígido, todos eles estão direta ou indiretamente ligados à placa mãe.

Dentro do gabinete:

Placa mãe: Placa central que se destina a conexão com todas as outras placas e componentes do computador. Ela é chamada de ‘espinha dorsal’. Assim, ela possui diferentes conectores e é nela que o processador, HD, placas de vídeos, som rede e memórias.

Placa de vídeo: A placa de vídeo é responsável por processar e gerar imagens, para que elas sejam exibidas em um monitor. As placas mais conhecidas são as da marca AMD e NVIDIA.

Placa de áudio: Permite o processamento e a saída de sons do computador. Quanto melhor a placa de vídeo, melhor será a saída de áudio, assim como a placa de vídeo

Fonte de energia: Responsável por alimentar todo o sistema, como placa mãe, processador, memória, dispositivos instalados em slots de expansão (AGP, PCI, PCI-X), drives ópticos (CD, DVD , BlueRay e etc)

Cooler: São pequenos ventiladores responsáveis pela refrigeração dos componentes do computador. Eles são fundamentais, tendo em vista que sem eles os componentes podem aquecer e queimar.

Disco Rígido (HD – Hard Disk): É um tipo de disco de grande capacidade para armazenamento de dados permanentes ou até que sejam removidos do computador. Ela é mais lenta para acesso, porém muito mais barata. Nela se armazenam todos os dados e programas que devem permanecer no computador, mesmo estando ele desligado.

Unidade central de processamento (processador): A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. Atualmente, todos os componentes que compunham a CPU estão integrados em um único chip denominado microprocessador. Este é empregado nos computadores atuais, como nesse que você está utilizando neste exato momento. Intel e AMD são empresas desenvolvedoras de microprocessadores.

Memórias:

Apostilas para todos os cargos concurso AGU 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Apostilas para o concurso SEAP-MG 2018

Memória ROM (Read-Only Memory ou Memória Somente de Leitura): Memória responsável pelo armazenamento permanente dos dados, Esses dados não podem ser apagados ou alterados, apenas se forem utilizados procedimentos específicos. Quando a energia acaba ou o computador é desligado os dados não se perdem, sendo uma memória não volátil.

Memória RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso Randômico): É uma memória volátil e rápida para acesso pelo processador, porém muito mais cara. A CPU a utiliza para armazenar temporariamente os dados dos programas que estão rodando no computador. Esta memória somente fica ativa enquanto o computador estiver ligado e os conteúdos devem ser salvos, pois quando ele for desligado, tudo o que estiver armazenado nesta memória perde-se.

Memória cache: É um tipo de memória que trabalha em conjunto com o processador. De fato, todos os processadores atuais trazem certa quantidade de memória cache embutida no encapsulamento. Cache de memória serve para aumentar a velocidade no acesso aos dados e instruções armazenados na memória RAM.

 

PERIFÉRICOS

Dispositivos de entrada:

São aqueles que enviam informações para o computador

Teclado, mouse, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.

 

Dispositivos de saída:

São aqueles que recebem informações do computador

Monitor de Vídeo, Impressoras, Caixa de som, sensores (movimento, temperatura etc), óculos (para realidade virtual) e plotter.

 

Dispositivos de entrada e saída

São aqueles que enviam e recebem informações para/do computador

Modem, drive de disquete, unidade CD/DVD-ROM e disco rígido

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *