Menu fechado

Processos de tratamento de água

APOSTILA PARA DEPASA-AC 2019

APOSTILA PARA TJ-AM 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

APOSTILA PARA PREF. S.J.R.PRETO-SP 2019

APOSTILA PARA PREF.GUARULHOS-SP 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Processos de tratamento de água

A água percorre as seguintes etapas, para chegar às casas: captação (coleta); adução (transporte); tratamento; armazenamento e distribuição.

O tratamento da água deve ser iniciado desde as nascentes, até as barragens, através da proteção aos mananciais. A poluição de sua água por detritos, impurezas, dejetos domésticos, agrícolas e industriais, deve ser controlada o melhor possível, através de análises de rotina – o alerta é dado quando é atingido um número superior a 1000 microorganismos/cm3. Neste caso a água deve ser desinfectada com um algicida, tipo sulfato de cobre ou hipoclorito de sódio, assim que chega à estação de tratamento.
A seguir, a água receberá os seguintes tratamentos:

ADIÇÃO DE COAGULANTES

São misturadas à água substâncias químicas (sulfato de alumínio , sulfato ferroso, etc) e auxiliares de coagulação (hidróxido de cálcio =cal , carbonato de sódio= barrilha, etc) que irão ajudar na remoção das impurezas.

COAGULAÇÃO E DECANTAÇÃO

A água é conduzida aos misturadores (tanto rápidos quanto os lentos), que ajudam na floculação. Esta consiste na formação de flocos coloidais de hidróxido de alumínio, resultantes da reação entre sulfato de alumínio e a cal. Depois dos misturadores, a água é conduzida aos tanques de decantação, onde permanecerá por três horas. Com este repouso prolongado, os flocos vão se depositando no fundo destes tanques, levando consigo grande parte das impurezas, removendo assim muitas substâncias e seres patogênicos maiores, responsáveis pela sua cor, odor e sabor – melhorando a qualidade química e sanitária da água.

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

 

FILTRAÇÃO

Ao sair do tanque de decantação, a água passa por um sistema de filtros, utilizado para remover as impurezas que não ficaram retidas no fundo dos decantadores. O tipo de filtro mais usado consiste em camadas de areia de diferentes diâmetros. Os filtros servem para reter as impurezas restantes, assim como bactérias e devem possuir dispositivos capazes de promover a lavagem da areia, quando ela fica muito suja. A filtração permite que a água se torne límpida, com sabor e odor mais agradáveis. Porém, não é suficiente para garantir a potabilidade da água, pois parte dos micróbios é capaz de ultrapassar as camadas de areia dos filtros. Desinfecção:O método mais utilizado é a adição de cloro , aplicado na forma de gás cloro ou em solução de hipoclorito, geralmente com uma concentração de 2 a 3 g/cm3, para se obter um residual médio de 1 g/m3 na rede de distribuição.

FLUORETAÇÃO

CONTINUA NA PARTE 2

 

Se gostou do artigo faça um comentário e se inscreva no site para receber todas as atualizações

Dica: Para você que não está encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *