Menu fechado

Raciocínio verbal

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PC-ES 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE CURITIBA 2019

APOSTILA PARA PROFESSOR ADJ.ED. INFANTIL SME-RJ 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS SMS-RJ 2019

Raciocínio Verbal

Avalia a capacidade de interpretar informação escrita e tirar conclusões lógicas.

Uma avaliação de raciocínio verbal é um tipo de análise de habilidade ou aptidão, que pode ser aplicada ao se candidatar a uma vaga. Raciocínio verbal é parte da capacidade cognitiva ou inteligência geral; é a percepção, aquisição, organização e aplicação do conhecimento por meio da linguagem.

O raciocínio é o conjunto de atividades mentais que consiste na associação de ideias de acordo com determinadas regras. No caso do raciocínio verbal, trata-se da capacidade de raciocinar com conteúdos verbais, estabelecendo entre eles princípios de classificação, ordenação, relação e significados.

Ao contrário daquilo que se possa pensar, o raciocínio verbal é uma capacidade intelectual que tende a ser pouco desenvolvida pela maioria das pessoas. A nível escolar, por exemplo, disciplinas como as línguas centram-se em objetivos como a ortografia ou a gramática, mas não estimulam/incentivam à aprendizagem dos métodos de expressão necessários para que os alunos possam fazer um uso mais completo da linguagem.

Por outro lado, o auge dos computadores e dos consoles de jogos de vídeo faz com que as crianças costumem jogar de forma individual, isto é, sozinhas (ou com outras crianças que não se encontrem fisicamente com elas), pelo que não é feito um uso intensivo da linguagem.

Uma terceira causa que se pode aqui mencionar para explicar o fraco raciocínio verbal é o fato de jantar em frente à televisão. Desta forma, perde-se o diálogo no seio da família e a arte de conversar.

Entre os exercícios recomendados pelos especialistas para desenvolver o raciocínio verbal, encontram-se as analogias verbais, os exercícios para completar orações, a ordem de frases e os jogos onde se devem excluir certos conceitos de um grupo.

Outras propostas implicam que as crianças sigam/respeitem certas instruções, corrijam a palavra inadequada (o intruso) de uma frase ou procurem/descubram antónimos e sinónimos de uma mesma palavra.

Nos testes de raciocínio verbal, geralmente você recebe um trecho com informações e precisa avaliar um conjunto de afirmações, selecionando uma das possíveis respostas:

 

A – Verdadeiro (A afirmação é uma consequência lógica das informações ou opiniões contidas no trecho)

 

B – Falso (A afirmação é logicamente falsa, consideradas as informações ou opiniões contidas no trecho)

 

C – Impossível dizer (Impossível determinar se a afirmação é verdadeira ou falsa sem mais informações)

 

No exemplo abaixo, dê sua resposta a cada pergunta clicando em A, B ou C. Você será informado se sua resposta está correta ou não.

APOSTILA PARA GUARDA CIVIL PREF. NITERÓI 2019

APOSTILA PARA DPE-RJ 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS UFPB 2019

 

Muitas organizações acham vantajoso empregar estudantes durante o verão. O pessoal permanente costuma desejar tirar férias nesse período. Além disso, não é raro ocorrerem picos de carga de trabalho no verão, que exigem mais pessoal. Os empregos de verão também atraem estudantes que podem retornar à organização como novatos qualificados depois de terminarem seus estudos. Garantir que os estudantes aprendam o máximo possível sobre a organização estimula o interesse em um emprego permanente. As organizações pagam aos estudantes um valor fixo, sem direito a férias remuneradas ou licença por motivo de saúde.

 

Afirmação 1 – É possível que o serviço do pessoal permanente que sai de férias seja feito por estudantes.

A          B       C

Afirmação 2 – Os estudantes com empregos de verão recebem os mesmos benefícios de férias remuneradas que o pessoal permanente.

A         B        C

Afirmação 3 – Os estudantes estão sujeitos às normas disciplinares e de resolução de problemas trabalhistas da organização.

A         B         C

Afirmação 4 – Algumas empresas têm mais serviço no verão, quando há estudantes disponíveis para empregos de férias.

A         B         C

 

Respostas: 1 A  – Esta afirmação esta correta ( opção A), já que o trecho afirma: “Muitas organizações acham vantajoso empregar estudantes durante o verão. O pessoal permanente costuma desejar tirar férias nesse período”.

2 B (correto) Esta afirmação é falsa (opção B) já que o trecho afirma: As organizações pagam aos estudantes um valor fixo, sem direito a férias remuneradas ou licença por motivo de saúde.

3 C (Correto) Não podemos dizer se esta afirmação é falsa ou verdadeira (opção C), já que o trecho não faz referências à disciplina ou procedimentos para resolução de problemas trabalhistas.

4 A (Correto) Esta afirmação esta correta (opção A), já que o trecho afirma: “Além disso, não é raro ocorrerem picos de carga de trabalho no verão,….”.

 

APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE SARGENTO FAB 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS IFPB 2019

APOSTILA PARA ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO UFAC 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *