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Noções de Power BI

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Noções de Power BI

O Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft.

Coloquei nesta postagem/ vídeo várias definições que já foram pedidas em concursos públicos, por isso, lei todas com muita atenção. No final da postagem/ vídeo coloquei algumas questões sobre o assunto para você entender como este assunto é pedido nas provas de concursos

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

“O Power BI transforma os dados da sua empresa em visuais avançados para coletar e organizar, de modo que você possa se concentrar no que importa. Mantenha-se informado, identifique tendências conforme elas acontecem e impulsione ainda mais seu negócio”.

Esta definição acima está no próprio site da Microsoft.

A definição abaixo caiu em uma prova de concurso:

O Microsoft Power BI é um pacote de ferramentas de análise de negócios que proporciona variadas visualizações de indicadores, criados a partir de processos que simplificam a preparação dos dados provenientes de diferentes fontes de dados. A apresentação de relatórios e dashboards é personalizada e preparada para publicação, compartilhamento e análise por integrantes de uma empresa, por meio de navegador Web ou dispositivos móveis. É uma forma rápida para disponibilização de diferentes exibições, exclusivas e completas dos negócios da empresa, com garantia de escalabilidade, governança e segurança.

 

Este serviço foi lançado em julho de 2015 e um ano depois já era utilizado por mais de 5 milhões de pessoas.

O Power BI é um business intelligence baseado na nuvem bem simples e rápido que permite uma ampla modelagem e análise em tempo real para dar suporte ao mecanismo de decisões e à análise de projetos de grupo, de divisões ou de organizações inteiras.

 

Business Intelligence (BI) (inteligência de negócios): É uma ferramenta que coleta dados espalhados pela empresa e organiza criando indicadores para tomada de decisões.

 

O Power BI é uma coleção de serviços de software e aplicativos que pegam informações que não tem nenhuma relação entre si e transforma em informações coesas com visual simples, interativo e atraente, podendo compartilhar com qualquer pessoa.

O Power BI suporta um volume de dados bem superior que o Excel.

Você organiza todas as tabelas na parte de relacionamentos linkando as tabelas e juntando as informações e criando os relatórios.

Quando duas ou mais tabelas são consultadas e carregadas ao mesmo tempo, o Power BI Desktop tenta localizar e criar relações, em que a cardinalidade, a direção e as propriedades de relação são definidas automaticamente. O Power BI Desktop procura por nomes de colunas que possam ser correspondentes, o que indica uma potencial relação. Se possível e desde que haja um alto nível de confiança na existência da relação, essa é criada automaticamente. Caso contrário, a caixa de diálogo Gerenciar Relações ainda pode ser usada para criar ou editar relações.

Power Query: ferramenta interna do Power BI para organizar as informações.

Resumindo: O PowerBi é um software que junta vários dados não relacionados do Excel, Word, Web, banco de dados locais e etc…, para formar um visual com imagens e gráficos de forma interativa.

Ele acessa informações em tempo real pelo computador ou qualquer aplicativo móvel, podendo ser personalizado.

Se você tiver dados importantes em arquivos do Excel ou CSV, é possível criar um painel do Power BI para disponibilizar as informações.

CSV (Comma-Separated Values), traduzindo, valores separados por vírgulas:

Um arquivo CSV é um tipo de arquivo que você pode criar ou editar no Excel. Ele armazena as informações separadas por vírgulas e não em colunas como no Excel.

Os arquivos do Power BI podem ser salvos em pastas online compatíveis ou em um arquivo local.

 

O Power BI é um aplicativo da área de trabalho do Microsoft Windows chamado Power BI Desktop (ferramenta para desenvolvedor), um serviço SaaS (Software como Serviço) online chamado serviço do Power BI e aplicativos móveis (mobile) do Power BI disponíveis em qualquer dispositivo, com aplicativos móveis nativos para Windows, iOS e Android.

Resumindo: O Power BI tem três elementos: o Desktop, o serviço e o Mobile, todos projetados para permitir a criação, o compartilhamento e o consumo de análises de negócios.

 

Ele usa o desktop, o serviço e aplicativos móveis, para que as pessoas criem, compartilhem e utilizem informações de negócios para ajudá-la em suas funções.

Você pode visualizar, em tempo real, as informações em um dashboard.

Dashboard do Power BI: É uma página única com as informações mais relevantes e centralizada com indicadores e métricas, podendo gerar a partir dele, relatórios mais detalhados caso você queira aprofundar a informação.

Dashboards são um recurso do serviço do Power BI apenas. Eles não estão disponíveis no Power BI Desktop.

No Power BI, o fluxo de trabalho comum começa no Power BI Desktop, em que um relatório é criado.

Os relatórios são publicados no serviço do Power BI e, depois, podem ser compartilhados para outros usuários que consomem as informações por meio do Power BI Mobile.

Você pode também exportar os relatórios para o PowerPoint.

Nele você pode fazer perguntas sobre os dados com uma linguagem simples e ter respostas rápidas e confiáveis com exibição de mapas, tabelas e gráficos. Isto é possível por que é utilizado uma linguagem de alto nível chamado P&R.

Blocos de construção: Os cinco maiores blocos de construção do Power BI são: dashboards, relatórios, pastas de trabalho, conjuntos de dados e fluxos de dados.

 

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QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2018 Banca: COMPERVE Órgão: UFRN

Na superintendência de informática de uma universidade federal, o estagiário do setor de desenvolvimento sugeriu disponibilizar para os chefes de departamentos acadêmicos uma ferramenta inovadora que possibilita o gestor se manter atualizado com relação às informações relevantes de sua unidade. Para tanto, bastava utilizar os dados extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (SIGAA). Considerando essa sugestão, analise as frases que o estagiário colocou no tutorial a ser distribuído aos usuários.

I Se você tiver dados importantes em arquivos do Excel ou CSV, é possível criar um painel do Power BI para disponibilizar as informações.

II Estando conectado a determinada plataforma, pode-se criar um dashboard automaticamente com base nos dados disponibilizados em Word, Excel, CSV ou PPT.

III Os arquivos do Power BI podem ser salvos em pastas on line compatíveis ou em um arquivo local.

IV A importação de dados para o Power BI é feita a partir dos arquivos do Excel ou no formato CSV e PPT.

Para o uso correto do Power BI, estão corretas as frases

A I e III.

B II e IV.

C III e IV.

D I e II.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2019 Banca: COMPERVE Órgão: Prefeitura de Parnamirim – RN

No universo das tecnologias de gestão, tem se destacado o uso de ferramentas de apoio à decisão, inclusive nas organizações públicas. O Power BI é uma dessas ferramentas, permitindo uma ampla modelagem e análise em tempo real para dar suporte ao mecanismo de decisões e à análise de projetos de grupo, de divisões ou de organizações inteiras. Analise as seguintes afirmativas sobre essa ferramenta da Microsoft ®.

I O Power BI tem três elementos: o Desktop, o serviço e o Mobile, todos projetados para permitir a criação, o compartilhamento e o consumo de análises de negócios.

II No Power BI, o fluxo de trabalho comum começa no Power BI Desktop, em que um relatório é criado.

III Os relatórios são publicados no serviço do Power BI e, depois, podem ser compartilhados para outros usuários que consomem as informações por meio do Power BI Mobile.

IV Os blocos de construção básicos no Power BI são os seguintes: visualizações, conjuntos de dados, análises, painéis e blocos.

Das afirmativas, estão corretas

A I, II e III.

B II, III e IV.

C I e IV apenas.

D II e IV apenas.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2017 Banca: PUC-PR Órgão: TJ-MS

O Microsoft Power BI é um pacote de ferramentas de análise de negócios que proporciona variadas visualizações de indicadores, criados a partir de processos que simplificam a preparação dos dados provenientes de diferentes fontes de dados. A apresentação de relatórios e dashboards é personalizada e preparada para publicação, compartilhamento e análise por integrantes de uma empresa, por meio de navegador Web ou dispositivos móveis. É uma forma rápida para disponibilização de diferentes exibições, exclusivas e completas dos negócios da empresa, com garantia de escalabilidade, governança e segurança.

Com relação aos recursos e ferramentas disponíveis no Power BI, assinale a afirmativa CORRETA.

A Após a conexão com mais de uma fonte de dados, é possível transformar e combinar os dados coletados no Power BI, conforme a necessidade, em uma consulta útil. Há duas formas de combinar consultas – mesclando e acrescentando. Quando se tem uma ou mais colunas para adicionar a outra consulta, é preciso acrescentar a consulta. Quando se tem linhas adicionais de dados para serem adicionadas a uma consulta existente, é preciso mesclar as consultas.

B No Power BI, os dashboards costumam ser confundidos com relatórios, pois ambos são telas com visualizações. Entre as diferenças importantes, podemos citar que, no dashboard, não é possível filtrar ou fatiar as visualizações, enquanto nos relatórios existem diferentes maneiras de filtrar, realçar e fatiar. Da mesma forma, no dashboard não é possível criar alertas para envio por email quando determinadas condições são atendidas, mas nos relatórios isso é possível.

C Quando existem dashboards ou relatórios que precisam ser acessados com mais frequência, é possível adicioná-los ao Favoritos, o que permite o acesso rápido e facilitado tanto ao dashboard quanto ao relatório a partir de todos os espaços de trabalho.

D Quando um conjunto de dados no Power BI é obtido a partir de um arquivo salvo em um computador local, .CSV ou .XLSX por exemplo, é preciso que a conta usada para acessar o equipamento seja a mesma usada para o logon do Power BI. Dessa forma, o conjunto de dados criados no site do Power BI terá não apenas a referência dessa conta de logon no Power BI, mas também a referência ao arquivo fonte, permitindo a sincronização desse conjunto de dados com sua fonte sempre que houver alterações, e mantendo as visualizações que exploram esses dados atualizadas.

E Quando duas ou mais tabelas são consultadas e carregadas ao mesmo tempo, o Power BI Desktop tenta localizar e criar relações, em que a cardinalidade, a direção e as propriedades de relação são definidas automaticamente. O Power BI Desktop procura por nomes de colunas que possam ser correspondentes, o que indica uma potencial relação. Se possível e desde que haja um alto nível de confiança na existência da relação, essa é criada automaticamente. Caso contrário, a caixa de diálogo Gerenciar Relações ainda pode ser usada para criar ou editar relações.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA E

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