Novos modelos de negócios
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Bom se você analisar o edital tanto do Banco do Brasil como o da Caixa, já são pedidos para você estudar os novos modelos de negócios como:
Open banking
Fintechs, startups e big techs.
Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
Correspondentes bancários.
E somente no edital do Banco do Brasil foi pedido marketplace.
Todos estes assuntos eu já fiz videoaulas específicas na qual você poderá encontra-las acessando minha playlist da Caixa (hoje já com 86 videoaulas) clicando no link abaixo:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL-semAO9myyuXQ0V7AD7pRUje0iHoAuYX
No vídeo de hoje falarei sobre alguns conceito que nos leva a pensar em novos modelos de negócios que são:
Free, assinatura, Freemium, on demand, marketplace, de ecossistema e isca e anzol.
Evolução para os novos modelos de negócios:
Antes: Espaço físico, produção física limitada a sua capacidade de produção, maior custo de produção, pouco escalável (crescimento lento).
Novos modelos de negócios: Não depende de seu espaço físico para aumentar suas vendas, muito escalável (crescimento rápido) com baixo custo e agrega mais valor ao serviço, pois acompanha todo o processo de compra do produto ou serviço, fazendo com que o cliente fique mais satisfeito.
Uma característica comum nos novos modelos de negócios são seu caráter disruptivo, que são negócios que entregam mais qualidade, agilidade e agregam valor nos serviços oferecidos por que fogem do modelo tradicional (sempre feito do mesmo jeito).
Tecnologia Disruptiva. Designação atribuída a uma inovação tecnológica (produto ou serviço) capaz de derrubar uma tecnologia já preestabelecida no mercado. Definição retirada do dicionário online Dicio.
Modelo Free, livre ou gratuito
Este modelo oferece o produto ou serviços gratuitamente, ou seja, diferentemente do freemium, todos os recursos são desbloqueados para uso pelo consumidor.
O fornecedor deste serviço consegue lucrar através de publicidade ou de informações que poderá ser comercializadas a outras empresas.
Ex.: Google, Youtube ou Instagram
Modelo de Assinatura ou Subscrição
Este modelo oferece um produto ou serviço que deverá ser consumido mediante um pagamento recorrente, podendo ser mensal, anual ou outro prazo estipulado pelo fornecedor do produto ou serviço. Lembrando que este modelo pode oferece upgrade do serviço com aumento de valor no preço.
Ex.: Netflix ou HBO max.
Modelo freemium
É um modelo que oferece o produto ou serviço gratuitamente com alguns recursos bloqueados, mas se você quiser utilizar estes recursos você terá que pagar. A ideia é fazer com que o usuário experimente o serviço básico gratuito e assim ter interesse nos outros recursos pagos.
Ex.: Spotify ou google drive
Podemos dizer que o modelo freemium é como se uma empresa usasse ao mesmo tempo o modelo Free mais o modelo Assinatura.
Modelo on demand
É um modelo que é feito sobre demanda, ou seja, é um serviço personalizado conforme a necessidade do usuário.
O usuário consome exatamente o que deseja, pagando um valor conforme o produto ou serviço pedido.
Este modelo ajuda o fornecedor a não ter estoque ou ter muito pouco, diminuindo seus custos e riscos;
Ex.: Uber ou ifood
Modelo marketplace
Marketplace é como um shopping virtual, ou seja, é um local onde se reúne diversas lojas como parceiras de vendas de produtos ou serviços.
O marketplace é uma loja que tem uma marca consolidada que oferece uma estrutura de vendas para que outros lojistas possam gerar negócios.
Suas vantagens são a visibilidade, menor custo e consumidores diversificados.
Suas desvantagens são a dificuldade de transferência de clientes para sua loja virtual, sua marca não se destaca e concorrência ao lado.
Ex.: Mercado Livre, Shoptime e OLX
Modelo de ecossistema
É um modelo onde se cria uma enorme quantidade de serviços que são interligados apesar de que cada serviço funcionar de forma independente.
Os exemplos mais comuns são o Google e Apple.
Eles tem navegadores, serviço de e-mail, serviços de armazenagem, serviços de comunicação, dentre outros.
Estes serviços funcionam de forma independente, mas como os outros serviços também são necessários é muito mais fácil adquirir estes serviços de um único fornecedor porque que a integração deles vai ser mais fácil, seguro e rápido.
Modelo Isca e anzol
O Modelo Isca e Anzol (Bait and Hook) é quando o produto principal é vendido barato (margem de lucro baixo) para que posteriormente seja obrigado a consumir outros produtos complementares com preço maior (margem de lucro alto).
Para mim um exemplo clássico são as impressoras (Isca), que tem um custo baixo para o comprador e que depois terá que adquirir os cartuchos de tintas (anzol) da empresa com um custo bem superior para o consumidor.