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Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração

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Domínio da estrutura morfossintática do período

Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração

 

ATENÇÃO: Coloquei no final do vídeo uma tabela resumo e algumas questões de concursos para você praticar os conhecimentos que adquiriu aqui!!

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

 

Período é a frase formada por uma ou mais orações, com sentido completo

O período pode ser simples ou composto.

Período Simples: Formado por apenas uma oração

Ex.: A noite está maravilhosa!

 

 

Período composto: Formado por duas ou mais orações.

Ex.: João levantou e foi para o banheiro

 

O período composto pode ser por coordenação e subordinação:

Período composto por coordenação: Quando as orações são independentes e tem sentido completo, porém sem relação sintática entre si.

Ex.: Os alunos discutiram o tema, escolheram o melhor e terminam o trabalho

Período composto por subordinação: Quando uma das orações(subordinada) depende sintaticamente da outra (principal) para fazer sentido.

Ex.: Não fui ao treino (oração principal), por que tinha aula (oração subordinada).

 

Período Composto por Coordenação

Um período composto por coordenação é formado por orações independentes sintaticamente, ou seja, as orações não tem nenhuma dependência para serem entendidas, mas que se unem para tornar a informação mais completa e expressiva. Elas são consideradas orações coordenadas.

Antes de falarmos sobre os tipos de orações coordenadas é necessário saber o que é uma conjunção coordenativa.

Conjunção coordenativa: É uma conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Pode ser Aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva e explicativa.

 

Temos dois tipos de orações coordenadas:

 

Orações Coordenadas Assindéticas

São as orações que não estão ligadas através de conjunção coordenativa. A ligação é feita através de uma pausa, geralmente pela vírgula.

Ex: Vim, vi, venci.

 

Orações Coordenadas Sindéticas

São orações coordenadas entre si e são ligadas por uma conjunção coordenativa.

 

São classificadas em 5 tipos:

 

Oração coordenada sindética aditiva:

Exprime uma ideia de soma à oração anterior.

Algumas conjunções aditivas: e, nem, mas também, mas ainda, assim….como, bem como…

Exs.:

Eu e minha esposa almoçamos fora e fomos ao shopping

Não gosto de pimentão nem de batata-doce.

 

Oração coordenada sindética adversativa:

Exprime uma ideia de oposição à da outra oração. É obrigatório o uso de vírgula.

 

Algumas conjunções adversativas: mas, porém, todavia, ainda assim, no entanto, entretanto, contudo.

Exs.:

Eu queria jogar futebol, mas a minha perna ainda dói.

Eu estava indo a pé, porém começou a chover

 

Oração coordenada sindética alternativa:

Exprime ideia de opção, de alternância em relação à outra oração. Nela também é obrigatório o uso de vírgula, entre as orações, mas se tiver só uma oração a vírgula é opcional.

Algumas conjunções alternativas: ou, ou…ou, nem…nem, seja…seja, ora… ora, quer… quer, já…já.

Exs.:

Faça o que seu pai mandou ou ficará de castigo

Quer jogar de manhã, quer jogar de tarde, não para de jogar futebol

Ora você está de bom humor, ora está de mau humor.

 

Oração coordenada sindética conclusiva:

Exprimem conclusão ou consequência de uma ideia relacionada à oração anterior.

A vírgula também é obrigatória.

Algumas conjunções conclusivas: logo, assim, portanto, por isso, por conseguinte, pois, de modo que, então…

Exs.:

Fui mal na prova, portanto não vou passar no concurso.

Estudei muito, por isso devo passar no concurso.

 

Oração coordenada sindética explicativa:

Indicam uma justificativa ou uma explicação de uma ideia relacionada à oração anterior. É também obrigatório o uso da vírgula.

Algumas conjunções explicativas: que, porque e pois (antes do verbo), ou seja, isto é, …Exs.: Conseguiu passar no concurso, porque estudou muito.

Dê parabéns a ele, pois passou no concurso.

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

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QUESTÃO 1

Ano: 2021 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Cargo: Administrador Geral

Disciplina: Português Assunto: Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

FRAGMENTO DA LETRA DE A CIDADE

CHICO SCIENCE | Francisco de Assis França nasceu em Olinda, Pernambuco, em 13 de março de 1966, e faleceu em Recife, em 2 de fevereiro de 1997. Cantor e compositor, foi um dos principais colaboradores do movimento manguebeat em meados da década de 1990. Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi.

(1) O Sol nasce (2) e ilumina as pedras evoluídas,

Que cresceram com a força de pedreiros suicidas.

Cavaleiros circulam vigiando as pessoas,

Não importa se são ruins, nem importa se são

boas.

(…)

A cidade não para, a cidade só cresce

O de cima sobe e o debaixo desce.

(…)

Quanto ao verso sublinhado, pode-se afirmar que a oração (2) é:

A coordenada sindética aditiva.

B subordinada objetiva direta.

C coordenada sindética adversativa.

D subordinada adjetiva explicativa.

E coordenada assindética.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: SANESUL Cargo: Advogado

Disciplina: Português Assunto: Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

Leia o texto apresentado a seguir:

Conheça a história do Cristo Redentor, da idealização à sua construção

Inaugurada em 12 de outubro de 1931, a estátua foi erguida com auxílio da população. Neste “Quer Que Eu Desenhe?”, conheça o passado de um dos maiores símbolos do país.

Bernardo França e Tiemi Osato

12 out. 2021

Há 90 anos, era inaugurada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Em 12 de outubro de 1931, peregrinos do mundo inteiro se dirigiram para onde hoje é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, e viram, pela primeira vez, o monumento do Cristo Redentor.

A estátua começou a ser idealizada em meados do século 19, quando o padre francês Pierre Marie Boss exercia suas atividades em uma igreja com vista para o Monte Corcovado. A ideia de erguer um monumento religioso foi resgatada em 1888 pela princesa Isabel.

Após a assinatura da Lei Áurea, abolicionistas sugeriram homenagear a princesa com uma escultura no alto do Corcovado. Paroquiana do padre Boss e apelidada de “redentora”, ela negou a proposta e sugeriu uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, para ela o verdadeiro redentor.

Embora tenha sido promulgado um decreto para viabilizar o monumento, a proclamação da República e a separação entre Igreja e Estado, em 1889, interromperam os planos. O projeto só saiu do papel em 1921, com os preparativos para a comemoração do centenário da Independência.

Com altura de um prédio de 13 andares, a maior parte da estátua foi construída no Brasil, no estilo art déco. As 50 peças da face e as oito das mãos foram moldadas em Paris e vieram para cá como um quebra-cabeça, com cada parte numerada para ser montada em solo brasileiro.

O Cristo é feito de concreto armado, revestido com pedra-sabão. Sua construção engajou a população tanto na arrecadação de fundos quanto no processo de montagem dos mosaicos que o constituem. E assim nasceu um dos maiores símbolos do país.

Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2021.

Analise a oração destacada no trecho: “As 50 peças da face e as oito das mãos foram moldadas em Paris e vieram para cá como um quebra-cabeça”. A sentença destacada classifica-se como

A coordenada sindética aditiva.

B coordenada assindética.

C coordenada sindética conclusiva.

D subordinada substantiva completiva nominal.

E subordinada substantiva predicativa.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2021 Banca: Prefeitura de Bombinhas – SC Órgão: Prefeitura de Bombinhas – SC Cargo: Professor de Ensino Fundamental II – Educação Física

Disciplina: Português Assunto: Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

Analise a oração abaixo:

Cheguei em casa, fui dormir.”

A frase acima pode ser classificada como:

A Oração Subordinada Substantiva

B Oração Coordenada Sindética

C Oração Coordenada Assindética

D Oração Subordinada Adverbial

 

QUESTÃO 4

Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Prefeitura de Marechal Cândido Rondon – PR Cargo: Professor de Anos Iniciais

Disciplina: Português Assunto: Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.

Leia o texto para responder a questão.

Projeto quer dar mais visibilidade às cientistas brasileiras A Open Box da Ciência destaca o trabalho de 250 pesquisadoras de cinco áreas de pesquisa

Por Juliana Morales

A plataforma online Open Box da Ciência foi lançada na última quarta-feira (12). É uma iniciativa da organização Gênero e Número, apoiada pelo Instituto Serrapilheira. Seu objetivo é visibilizar o trabalho da mulher da dentro da ciência a partir de histórias e dados.

Combinando jornalismo de dados e design interativo, foi criada, então, uma cartografia com 250 pesquisadoras. São 50 protagonistas em cinco grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Ciências da Saúde. Para cada pesquisadora mapeada, é possível ter acesso a um artigo relevante da sua produção científica. Além de conhecer o rosto e a história delas em reportagens.

O levantamento foi feito com dados do Censo da Educação Superior com informações de outras bases de dados oficiais, como a Plataforma Lattes, levando em consideração o número de artigos científicos publicados, prêmios recebidos, eventos organizados pelas cientistas e se estão engajadas em divulgação científica.

A partir da análise desses dados, foram criados conteúdos, que também estão disponíveis na plataforma, mostrando o cenário brasileiro de desigualdade na área de pesquisa. Por exemplo: as mulheres representam 46% das docentes de Ensino Superior, mas apenas 23% delas são pretas e pardas. Apenas 15% de todas as mulheres que pesquisam e também são docentes no Ensino Superior do Brasil têm acesso à bolsa de apoio à pesquisa.

Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/projeto-quer-darmais-visibilidade-as-cientistas-brasileiras/

Analise: “as mulheres representam 46% das docentes de Ensino Superior, mas apenas 23% delas são pretas e pardas.” E assinale a classificação dessas orações.

A Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.

B Oração Subordinada Adjetiva.

C Oração Coordenada Sindética Adversativa.

D Oração Coordenada Assindética.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA D

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