Menu fechado

Quais são os 4 Ps do marketing?

Quais são os 4 Ps do marketing?

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Os 4 Ps do marketing, que também são conhecidos como composto de marketing ou mix de marketing são os seguintes:

Produto: O que você vende e que satisfará o consumidor(embalagem/ conteúdo/ tamanho/ quantidade, qualidade e etc…)

Preço: Quanto custa. Valor atrativo para o cliente (custo/ lucro/ prazo/ desconto)

Promoção: Como você oferta (canais de divulgação/ estímulos para a demanda/ propaganda).

Praça: Onde será vendido (físico ou online/ canais de distribuição/ como o produto chegará ao consumidor)

Estes 4 Ps juntos, ajudarão a empresa a oferecer seu produto, e assim, atender e superar as necessidades e expectativas dos clientes.

Estes 4 Ps ajudam a empresa a se posicionar no mercado e atingir seus objetivos. Estes pilares são interdependentes e devem estar em perfeito equilíbrio para que a empresa consiga montar uma estratégia de marketing de sucesso.

Hoje o marketing é extremamente importante para o sucesso da empresa, pois ele ajuda a entender o mercado que ela atua e ajuda a formular estratégias para vendas e fidelização de clientes. O conhecimento dos 4 Ps é muito importante para esta atingir as metas da empresa.

Bom, vamos agora detalhar melhor estes 4 Ps

 

Produto:

O que você vende e que satisfará o consumidor(embalagem/ conteúdo/ tamanho/ quantidade, qualidade e etc…)

O produto é o bem ou serviço que você entrega ao seu cliente. Quando você desenvolve um produto você deve pensar na qualidade, nas características, design do produto e embalagens, quantidade e etc… Cada detalhe é importante para o cliente, o produto deve apresentar um diferencial para crescer no mercado.

Para o desenvolvimento de um produto é necessário fazer uma pesquisa de mercado e também analisar os concorrentes para oferecer um produto de maior valor agregado.

 

Preço:

Quanto custa. Valor atrativo para o cliente (custo/ lucro/ prazo/ desconto)

Você tem que ter clareza de quanto o cliente está disposta a pagar pelos seus bens ou serviços.

O preço estando compatível facilitará a venda e aumento do giro do produto.

Para formar o preço, devemos analisar todos os custos de produção e custos comercialização, ou seja, devemos pensar não somente no custo mercadológico, mas também no de produção e financeiro.

Quando pensamos em preço devemos analisar os custos e valor. O valor é quanto o cliente está disposto a pagar, ou seja, a percepção dele em relação ao produto oferecido.

Quanto maior a diferença valor e custo, maior será o lucro.

Quando falamos em preço, temos que analisar as variações regionais, custo de cobrança, política de descontos, formas de pagamento e etc…

 

Promoção:

É como você oferta (canais de divulgação/ estímulos para a demanda/ propaganda).

Como disse anteriormente, quanto mais valor você agrega ao produto, maior será o seu lucro.

É com a promoção que você conseguirá isso, pois é com ela que você divulgará o produto e seus diferenciais, agregando valor ao bem ou serviço.

Quando falamos em promoção, estamos falando em publicidades, propagandas, parcerias, como o produto será comercializado, relações com o consumidor, assessoria de imprensa, redes sociais e etc… Quanto melhor for sua promoção, maiores serão as vendas e consequente o aumento de sua base de clientes e com isso, ficará cada vez mais fácil a venda.

Hoje todos estão conectado no mundo digital, sendo extremamente importante criar estratégias de marketing digital, como tráfego pago ou conteúdo e SEO.

SEO (Search Engine Optimization) que traduzindo para o português significa Otimização para Mecanismos de Busca, ou seja, é um conjunto de estratégias e técnicas para melhorar o posicionamento orgânico de um site nos resultados dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing. O objetivo é ajudar os motores de busca a entender sobre do que se trata determinada página para aumentar as chances dela ser encontrada.

 

Praça:

Onde será vendido (físico ou online/ canais de distribuição/ como o produto chegará ao consumidor/ locais de estoque/ pontos de venda/ frete e logística).

Quanto melhor localizado, mais fácil será a venda e conquista de clientes e assim facilitará a atingir as metas da empresa.

Quando analisamos uma praça, levamos em consideração o território, se será físico, on line ou os dois, o layout do empreendimento (PDV – Ponto de vendas). O PDV pode ser uma loja física, um site de e-commerce, um marketplace ou até mesmo a interface de uma rede social com a exposição de produtos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *