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O que é CTA no marketing digital ?

O que é CTA no marketing digital ?

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

CTA é a sigla para “call-to-action” (chamada para ação).

É uma ferramenta de marketing digital que consiste em qualquer pedido de um texto, vídeo ou infográfico, que chame a atenção do leitor em um anúncio, site ou e-mail para que ele realize alguma ação. Normalmente é um link ou um botão bem destacado com dizeres como Clique Aqui!!, Aproveite esta oportunidade!! Acesse aqui!!!

O objetivo do CTA é direcionar a pessoa para a próxima etapa desejada, como se inscrever, comprar ou baixar algo, por isso, a chamada para a ação precisa ser envolvente e personalizada.

A chamada para ação (CTA) quando são claros e persuasivos e organizados com o objetivo da campanha, são bem eficazes, ou seja, é muito importante ser claro quanto ao que a você espera do usuário que acessa seu endereço.

Hoje a competição está cada vez mais acirrada, então você não pode desperdiçar a oportunidade de conseguir uma conversão porque não foi bastante claro no seu comando. A CTA é muito importante para a obtenção de melhores resultados dentro de sua estratégia de marketing.

Os CTA procura promover algo e gerar leads.

Leads: São contatos de pessoas que demonstraram interesse no seu produto ou serviço. Os leads são uma oportunidade de negócio para a empresa e podem ser considerados potenciais clientes. O objetivo é iniciar uma relação com os leads e direcioná-los para tomar uma decisão de compra.

Quando falamos de Marketing Digital, as chamadas para ação (CTAs), é uma grande oportunidade para você influenciar o público de seu negócio, que pode ser do seu site, redes sociais, e-mail marketing, fazendo que ele tomem a ação que você deseja, ajudará a manter sua audiência, facilitando as conversões.

O CTA é uma ferramenta do marketing digital indispensável para promover uma marca e gerar conversão. A partir dele, você leva sua audiência para o funil de vendas.

Funil de vendas: O funil de vendas é o caminho que um cliente percorre desde o momento em que conhece sua empresa até efetuar uma compra. Farei um vídeo somente sobre ele.

Quando pensamos em CTA, temos que imaginar que ele é extremamente importante, podendo ser usado em todas as fases do processo. Ele não pode ser apenas um botão colorido ou frases comuns perdido no meio do texto ou imagem, pois ele tem que estar bem posicionado para atrair as pessoas de uma forma que eles executem a ação pretendida.

Alguns exemplos de CTA:

Usando palavras certas, mesmo que sejam textos curtos.

Além de claro e objetivo, tem que ter algo de atrativo como:

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1 – Senso de urgência

Este é um dos mais usados quando falamos de CTAs.

O objetivo é mostrar para o lead que a promoção pode acabar a qualquer momento, despertando nele os gatilhos de escassez e tempo, ou seja, Tem pouco produto na promoção e que por causa disso, pode não dar tempo de você adquirir o produto.

Outra maneira de ativar o senso de urgência é quando a promoção tem tempo para acabar. Faz com que ele sinta que ele tem que tomar uma decisão o mais rápido possível, pois o benefício oferecido é por pouco tempo.

Os CTAs mais comuns nesta situação são:

Corra!

Últimas unidades!

O tempo está acabando!

Só até hoje!

Oportunidade única!

Oferta por tempo limitado!

Garanta a sua vaga!

Última oportunidade!

 

2 – Teste grátis

Outro CTA bem comum e muito usado por empresas de softwares. Eles oferecem o produto para você testar gratuitamente o produto. Tem algumas empresas que oferecem o teste gratuito, mas exige que se coloque um número de cartão de crédito, antes de testar o produto oferecido. Vemos isto em streaming, tipo Netflix, prime vídeo e etc…

O ideal é fazer o teste sem colocar o número do cartão de crédito, pois grande partes das pessoas tem medo que mesmo se rejeitar o serviço, possa ser cobrado alguma coisa.

 

3 – Surpresas

É uma excelente estratégia, principalmente se a empresa é bem-conceituada no mercado.

A chamada tem que criar uma expectativa no cliente como por exemplos:

Exemplo 1:

Tenho um segredo para te contar! Na chamada do anúncio.

Clique Aqui, para saber mais!! No botão

Exemplo 2:

Estamos tendo uma promoção surpresa! Na chamada do anúncio.

Promoção surpresa no botão.

Este CTA atiça a curiosidade do cliente, pois ele só saberá qual é a promoção ou segredo se clicar no botão.

Agora o mais importante é atender a expectativa do cliente, pois se ele se sentir enganado, ele passará a ter uma imagem negativa da empresa e assim a promoção terá um efeito contrário.

 

4 – Oferta de benefícios

Neste CTA o lead percebe que está recebendo um benefício além do desconto;

Leve 2 e pague 1!

Ganhe 20% de desconto agora!

Leve mais e pague menos! (embalagens com ml a mais)

Pode também não haver desconto, mas mostrando os benefícios do produto finalizando com o incentivo chamando para ação.

Ex.: Um produto que deixa a pessoa mais bonita.

Existem infinitas maneiras de utilizar CTAs utilizando downloads de e-books, enquetes, descontos, frete grátis, pesquisas, dentre outros.

Bom finalizando, para ter uma CTA eficiente é necessário fazer vários testes com abordagens diferente para entender qual é a que funciona melhor para atrair seu público-alvo.

 

 

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