Como estudar para concursos públicos

Como estudar para concursos públicos

Oi pessoal, antes de mais nada não sou especialista no assunto, mas já fiz vários concursos e sempre fiquei muito bem colocado. Estas teorias foram utilizadas por mim e deu certo, mas como cada pessoa tem uma maneira de ser, agir e pensar, ela não servirá a todos, mas se alguma coisa puder ajudar a melhorar seus estudos já estarei satisfeito.

Primeira coisa acredito que seja o objetivo claro do que você quer. Conheço pessoas que estudam por causa dos outros para justificar alguma coisa, tipo : “estou desempregado e as pessoas vão me tachar de vagabundo” ou “vou fazer um concurso para mostrar que sou uma pessoa que tenho objetivo de melhorar de vida”, e outras tantas. Faça por você e não pelos outros. Você é o único responsável por sua felicidade e tristeza, não jogue a culpa nos outros……Epa estou parecendo psicólogo kkkkk.

Então vamos lá falar do que interessa:

É difícil passar em um concurso na primeira vez. Como dizia uma pessoa em um vídeo que vi no youtube (não lembro quem era, faz tempo), encare como uma faculdade; Você estuda 4 anos para depois arrumar um emprego, então estude constantemente visando concursos.

1ª Dica: Estude matérias que caem em quase todos os concursos, como matemática e raciocínio lógico, português e informática. Agora o ideal é você definir qual área quer atuar.

Ex: concursos bancários como Caixa e Banco do Brasil. Foque conhecimentos bancários independente de ter concurso aberto ou não.

2ª Dica: Faça um planejamento dos estudos. Verifique o conteúdo do concurso que vai fazer e divida pelo tempo que falta para o concurso, lógico levando em consideração o tempo que você tem diário, caso você trabalhe ou estude. Se o concurso ainda não esta aberto divida em um ano. Um alerta coloque duas matérias por dia, sempre uma que não gosta primeiro e depois a que gosta, dando sempre um intervalo para descanso.

3ª Dica: Para concurso já aberto estude até no domingo e se ainda não tem previsão, fazer exercícios no sábado e folga no domingo.

4ª Dica: Nada de celular próximo e se estiver no PC nada de redes sociais de preferência delete as redes.

5ª Dica: Caminhe ou pratique algum esporte.

6ª Dica: Durma bem e sempre no mesmo horário.

7ª Dica: Estude mais o que sabe menos e encare de preferências todas iguais, pois todas serão cobradas iguais.

8ª Dica: Pesquise sobre a banca que irá realizar o processo e verifique as provas anteriores do concurso e da banca, pois nem sempre é a mesma banca que faz o concurso. Estas informações te ajudarão a fazer o plano de estudos.

9ª Dica:Sempre que terminar de estudar uma matéria revise constantemente até ter certeza que esta bem.

10ª Dica: Faça fichas resumos, para relembrar o conteúdo; anote apenas títulos e sub-títulos e alguns informações essenciais.

Bom, acho que com isso você conseguirá passar em um concurso público, mas como disse anteriormente, estude constantemente e vire um especialista, de preferência em alguma área especifica e se não passar nos primeiros concursos com certeza a vitória virá com muita persistência.

Se as dicas não ficaram claras e você queira discutir algumas para afinar seus estudos, deixe um comentário que poderei te ajudar

Abraços e  espero ter ajudado

2 Responses »

  1. Olá, boa tarde!

    Me chamo floriano e será o meu primeiro concurso TRF2. A prova será em março, já fiz minha inscrição e já começarei estudar. Tenha certeza que sua dica me animou e me ajudou como também deve ter feito o mesmo efeito com outras pessoas que leram. Então, como eu faço para obter uma prova de concurso anterior referente a está que irei fazer?

    Fico aguardando seu contato.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *