Menu fechado

O meio ambiente: A ação do homem e suas consequências – Parte 2

Desmatamento:

Devido ao contrabando da madeira e a necessidade do homem em sobreviver, precisando cada vez mais de moradias e móveis para decorar sua casa, acaba acontecendo o desmatamento causando erosões no solo e prejudicando a vida selvagem. Um dos locais mais atingido do Brasil é a Amazônia que infelizmente tende a piorar, pois o governo na prática não atua como deveria. 

Camada de Ozônio: Para alguns políticos brasileiros isto é invenção, contrariando o que o mundo fala sobre ela, e que inclusive cientistas renomados falam. Esta camada nos protege contra os raios ultravioleta, que podem causar câncer de pele. Ela esta sendo prejudicada por causa dos produtos sintéticos que são jogados no ar pelas industrias. Um buraco na camada de ozônio pode causar o efeito estufa, aumento o aquecimento global.

 

07-Poluição Sonora:

Carros barulhentos na estrada, edifícios de escritórios, estacionamentos, enfim, o desenvolvimento provoca danos consideráveis ao meio ambiente. Nos grandes centros existem poucos dias em horários úteis em que não se escuta o barulho de reformas ou construções ao redor. Uma das grandes críticas ao ecoturismo está no fato do ruídos dos visitantes prejudicarem o ecossistema natural de grandes ecossistemas.

Não podemos esquecer da poluição sonora e visual que causa muitos prejuízos para o homem como surdez (poluição sonora) e acidentes de trânsito (poluição visual)

 

O texto abaixo foi retirado do site colégio Web que aborda bem o tema de forma resumida.

Ações do homem na natureza

Em uma época em que catástrofes naturais são cada vez mais freqüentes e devastadoras, as diversas nações do planeta começam a se importar com as conseqüências da industrialização acelerada notada no último século. A emissão de gases poluentes na atmosfera – apenas uma das várias ações do homem que vêm modificando a natureza –, além de contribuir para o aquecimento global, traz inúmeros problemas de saúde para moradores de grandes cidades, onde se concentra mais da metade da população mundial. No Brasil, as queimadas na Amazônia levaram Pascal Lamy, presidente da Organização Mundial do Comércio, a defender a internacionalização da floresta à época de sua candidatura. Nunca discutiu-se tanto sobre o meio ambiente.

A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de especieis animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconsequentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água.
Nossa saúde está integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo negligenciado, pense, que com ele está sendo destruída principalmente a vida que inclui, o nosso bem estar e o de todos os seres vivos, conseqüentemente, o futuro deste planeta.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.
As indústrias lançam poluentes como, por exemplo, o enxofre gerando a chuva ácida que causa danos às plantações, as florestas, ao homem através de alimentos envenenados.

A chuva ácida produz um gás capaz de subir muito alto na atmosfera impedindo a renovação da camada de ozônio, que retém os raios ultravioletas do sol. A destruição desta camada proporciona a elevação da temperatura ambiente da Terra, derretendo as geleiras e aumentando o nível das marés. Nas indústrias, também, se produz um veneno chamado “DDT”.

É um produto químico que tem a capacidade de matar os insetos que atacam as lavouras, mas também mata os insetos não prejudiciais, e como não é biodegradável, isto é, capaz de ser decomposto pela ação de organismos vivos, também, penetra nos alimentos causando doenças aos homens.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *