Menu fechado

Conceitos básicos do hardware, periféricos de um microcomputador e software

APOSTILA TJ-PA 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

APOSTILA DEAP-SC 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Conceitos básicos do hardware, periféricos de um microcomputador e software

Antes de começar o conteúdo gostaria de dizer que esta postagem teve uma atualização baseada em questões de concursos de 2019, ou seja, estude todo o conteúdo porque boa parte dele estão sendo pedidas atualmente. A postagem ficou grande, mas está bem completa. Fiz uma postagem com várias questões de concursos de 2019 que lhe ajudarão a fixar o conteúdo: Noções de hardware – Questões de concursos 2019

Conceito básico de HARDWARE

Hardware é a parte física do computador, é tudo que pode ser tocado com as mãos. É o gabinete, as placas de memórias, placa-mãe, processador, monitor, teclado, mouse e etc…

Quando você vai adquirir um computador, você pensa na configuração dele, ou seja, tudo que está dentro do gabinete dele, como o processador, HD, memória, placa-mãe. Quando você pensa nas peças que se conecta nele externamente no gabinete, estamos falado dos periféricos que são os dispositivos que permitem ao usuário se comunicar com o computador.

Estes dispositivos podem ser de entrada, saída ou de entrada e saída ao mesmo tempo.

 

Dispositivos de entrada:

São aqueles que enviam informações para o computador

Teclado, mouse, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.

 

Dispositivos de saída:

São aqueles que recebem informações do computador

Monitor de Vídeo, Impressoras, Caixa de som, sensores (movimento, temperatura etc), óculos (para realidade virtual) e plotter.

 

Dispositivos de entrada e saída

São aqueles que enviam e recebem informações para/do computador

Modem, drive de disquete, unidade CD/DVD-ROM e disco rígido

 

PERIFÉRICOS

 

DISCO RÍGIDO

O Disco rígido que também é conhecido como Winchester ou HD (Hard Disk) fica dentro do gabinete e suas informações são gravadas de forma permanente. Ele tem grande capacidade de armazenamento.

 

PROCESSADORES

Os processadores também são conhecidos por Unidade central de processamento (UCP ou CPU)

Ele influencia diretamente na velocidade do computador.

A unidade central de processamento (processador) tem a função de interpretar as instruções para depois executar os programas armazenados na memória principal do computador.

Funciona na seguinte forma:

A Unidade de Controle (UC) busca instruções na memória principal e determina o tipo de cada instrução.

A Unidade de processamento Lógico e Aritmético (ULA): realiza um conjunto de operações necessárias à execução das instruções.

Possuir mais de um núcleo de processamento e compatibilidade com várias placas-mãe.

Basicamente temos 2 fabricantes de processadores que são a Intel e AMD.

 

MEMÓRIAS

As principais memórias são; RAM, ROM, CACHE e EXTERNAS.

 

Memória RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso Randômico)

É uma memória volátil e rápida. O processador a usa para armazenar temporariamente os dados dos programas que estão rodando no computador, ou seja, quando você desligar o computador estas informações também são apagadas.

 

Memória ROM (Read-Only Memory ou Memória Somente de Leitura)

Esta memória armazena os dados permanentes da máquina. Existem dados que são importantes para o computador funcionar corretamente e não podem ser apagados mesmo se tiver uma queda de energia e desligar o PC. Geralmente é utilizada para fornecer as instruções de inicialização do computador ao processador.

 

Memória Cache

A memória cache é um tipo de memória de acesso randômico mais rápida que armazena os dados mais utilizados pelo processador. Para processar dados, ele verifica primeiramente na memória cache se esses dados estão armazenados lá, se os encontra não precisa obtê-los de outra memória mais lenta (memória RAM). Tem o mesmo problema da memória RAM, ou seja, ela é temporária e volátil.

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

APOSTILA DGAP-GO 2019

APOSTILA SOLDADO BOMBEIRO PMBA/CBMBA 2019

Sem a memória cache o desempenho da máquina ficaria mais lento e limitado à memória RAM.

Memória Externas

São todos os dispositivos de memória que estão fora do computador como HD externo, Pen drives, CDs, DVDs, disquetes e cartões de memórias.

 

PLACA-MÃE

É onde se conecta os componentes do computador como o processador, HD, placas de vídeos, som rede e memórias.

ATENÇÃO: Não esqueça de fazer questões de concursos para fixar melhor o conteúdo: Noções de hardware – Questões de concursos 2019

 

 

SOFTWARE

 

O que é Software?

Os softwares são programas que comandam o computador. É a parte lógica do PC na qual não podemos tocar, ou seja, ele é quem interpreta para a máquina o que nós queremos fazer.

Os sistemas operacionais (Windows ou Android), é um software que permite o gerenciamento do hardware.

Temos infinitos software para facilitar a nossa vida como os editores de texto, planilhas, programas de segurança dentre outros.

Há diversos softwares e aplicativos, conectados ou não à internet, que podem ser utilizados dentro do ambiente corporativo. Com relação à utilização de tecnologias nos ambientes de trabalho Existem alternativas de aplicativos móveis para a edição de documentos por exemplo.

 

ATENÇÃO: Não esqueça de fazer questões de concursos para fixar melhor o conteúdo: Noções de hardware – Questões de concursos 2019

 

Temos 3 tipos de softwares:

Software Básico: São softwares que fazem o computador funcionar como a linguagem de programação e o Sistema operacional.

O Software Básico de Entrada e Saída (BIOS) é gravado na memória ROM. Assim, não é possível desinstalar o BIOS do computador, apenas atualizá-lo ou modificar as opções permitidas.

Software aplicativo: Tem uma função auxiliar para tornar sua vida mais fácil. Os navegadores, as planilhas eletrônicas, os editores de texto e Photoshop.

Temos também aplicativos de segurança como antivírus, antispyware e firewall

Software utilitário: Complementam outros programas, ou seja, acrescenta tarefas em um software já existente. Desfragmentador de disco ou um antivírus.

Plug-ins: São programas que podem ser instalados com o objetivo de estender as funcionalidades, no browser (navegador) por exemplo, permiti que o browser apresente mídias para as quais não foi originalmente projetado.

Os softwares podem ter uma função preventiva ou corretiva no computador.

Preventiva: Atualizações, antivírus, antispyware, anti phishing ou desfragmentador de disco

Corretiva: Formatação do computador, remoção de vírus ou skandisk.

 

Temos também outras definições de software na hora de sua utilização:

 

Freeware: Software gratuito na qual você acessa todas as funções nele sem qualquer restrição.

Shareware: Software distribuído gratuitamente com limitações de uso de suas funções. Ele é feito para conhecer o programa. Para utilizar as funções bloqueadas você tem que pagar. Alguns requerem pagamento depois de um período de teste.

Adware: Alguns desses softwares podem ser distribuídos gratuitamente, entretanto, requerem que seu usuário visualize propagandas para poder usar o programa. Caso você não queira ver as propagandas você tem que pagar.

Open source: Software gratuito e sem restrições. Além disso o código fonte de programação é aberto para você poder editar sem necessidade de pagamento ao desenvolvedor dele.

 

JÁ CAIU EM CONCURSO:

Diversos softwares são utilizados como um diferencial de inteligência para os negócios:

1.Data Warehouse: Atender a determinados objetivos específicos ou negócios corporativos de uma organização.

2.Data Mart: Atender a interesses de uma específica área de negócios de uma organização.

3.Data Mining: Descobrir relacionamentos significativos entre dados armazenados em repositórios de grandes volumes e concluir sobre padrões de comportamento.

4.ERP: Facilitar o controle e a avaliação de desempenho das áreas da empresa como um todo.

5.CRM: Gerenciar de forma otimizada o relacionamento com os clientes.

 

Compactadores de arquivos: Os programas de compactação de arquivos (winZip e WinRar) são softwares utilizados para gerar uma representação mais eficiente de vários arquivos dentro de um único arquivo de modo que ocupem menos espaço na mídia de armazenamento. Alguns programas de compactação de arquivos permitem proteger os arquivos por criptografia, exigindo o uso de senhas para abrir o arquivo compactado.

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *