Menu fechado

Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet

APOSTILAS PARA SES-SC 2019

APOSTILA PARA FUNDAC- PB 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/ intranet

 

Conceitos:

Internet:

Uma boa definição seria: é uma rede mundial de computadores. Aprofundando o conceito:

a) Rede de computadores é quando se tem 02 (dois) ou mais computadores interligados, como por exemplo numa sala de treinamento de informática, com a fim de compartilhar informações;

b)Rede mundial porque as diversas redes de computadores interconectadas estão “espalhadas” pelo mundo todo. Um requisito para fazer acessar a Internet é utilizar o TCP/IP e, além disso, ter um endereço IP válido para a mesma.

Ter um endereço válido para a Internet implica dizer que foi obtido através de um órgão gerenciador de tais endereçamentos (Internic, Fapesp etc.) e que, além de poder se comunicar com outras máquinas na Internet (claro, se houver roteamento para aquela rede, se não tiver políticas de segurança e acesso implementadas via Firewall ou outro mecanismo).

 

Modos de utilização de tecnologia

Protocolo de comunicação:

Transmissão e fundamentalmente por um conjunto de protocolos encabeçados pelo TCP/IP. Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si é necessário que todos os computadores adotem as mesmas regras para o envio e o recebimento de informações. Este conjunto de regras é conhecido como Protocolo de Comunicação. No protocolo de comunicação estão definidas todas as regras necessárias para que o computador de destino, “entenda” as informações no formato que foram enviadas pelo computador de origem.

Existem diversos protocolos, atualmente a grande maioria das redes utiliza o protocolo TCP/IP já que este é utilizado também na Internet.

O protocolo TCP/IP acabou se tornando um padrão, inclusive para redes locais, como a maioria das redes corporativas hoje tem acesso Internet, usar TCP/IP resolve a rede local e também o acesso externo.

 

TCP / IP

Sigla de Transmission Control Protocol / Internet Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo Internet)

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

Embora sejam dois protocolos, o TCP e o IP, o TCP/IP aparece nas literaturas como sendo:

  • O protocolo principal da Internet
  • O protocolo padrão da Internet
  • O protocolo principal da família de protocolos que dá suporte ao funcionamento da Internet e seus serviços.

Considerando ainda o protocolo TCP/IP, pode-se dizer que:

A parte TCP é responsável pelos serviços e a parte IP é responsável pelo roteamento (estabelece a rota ou caminho para o transporte dos pacotes)

Tipos de conexão para acesso à internet

Existem 02 maneiras básicas de um usuário conectar-se à Internet:

a) Conexão discada, que se utiliza de modem e linha telefônica (linha discada) para realizar a conexão (o famoso Dial-Up);

b) Conexão dedicada, que se utiliza de algum tipo de linha, ou conexão, direta com o provedor, sem a necessidade de uso de linha telefônica e discagem para o número de telefone do provedor. Ressalta-se que o computador do usuário pode ser conectada diretamente ao provedor (por conexão discada ou dedicada), ou fazer parte de uma rede de computadores que possui conexão com algum provedor de internet. Este caso é muito utilizado em empresas onde há vários computadores (um para cada funcionário, em regra)interligados, formando uma rede de computadores, e uma máquina Gateway (geralmente é um equipamento chamado de roteador, ou router), que faz a conexão com o Provedor.Tal equipamento – o roteador – terá conexão ao Provedor, via conexão discada ou dedicada.

Notas:

a) Exemplos de Provedores de Acesso à Internet: AOL, UOL, Br.Inter.Net, Terra etc.;

b) A conexão dos usuários da Internet geralmente é via seu Provedor de Internet (ou Internet Solution Provider, ou ISP);

c) Exemplos de conexão dedicada: DVI (utiliza-se da tecnologia ISDN), cable modem, ADSLetc.

Pontos comuns no funcionamento dos serviços de internet

 

Download:

Continua na parte 2

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

LINKS SUGERIDOS PARA COMPLETAR SEUS ESTUDOS

Se gostou do artigo faça um comentário e se inscreva no site para receber todas as atualizações

Dica: Para você que não está encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *