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Conteúdos para estudar SME-RJ 2019

Cargo:  PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL    Inscrições:  de 04/02/2019 a 22/02/2019

Data da Prova:  17/03/2019    Vagas Disponíveis:  1.652    Organizadora:  Prefeitura do Rio de Janeiro 

APOSTILA PARA  PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Conteúdos para estudar SME-RJ 2019

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS OBJETIVA E DISCURSIVA

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão de textos contemporâneos.

1.1 Localização de informações explícitas e implícitas no texto.

1.2 Significado de vocábulos e expressões em função do contexto.

1.3 Uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto.

1.4 Denotação e conotação – figuras de linguagem.

2. Estrutura e formação de palavras; emprego das diferentes classes de palavras.

2.1 Valor semântico de elementos mórficos.

2.2 Uso e função do artigo, dos pronomes e numerais.

2.3 Valor substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos portugueses.

2.4 Emprego de preposições e conjunções que conferem coesão e coerência ao texto escrito.

3. Relações de sentido entre segmentos do texto.

4. Variação linguística e adequação no uso da língua às situações de comunicação.

5. Ortografia.

5.1 Emprego de letras.

5.2 Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico).

6. Flexão verbal – valor semântico de tempos e modos.

6.1 Correlação entre tempos verbais.

6.2. Concordância verbal.

7. Concordância nominal.

8. Regência nominal e verbal – o fenômeno da crase.

9. Uso e função dos sinais de pontuação.

OBS: A prova priorizará a consciência no uso da língua escrita padrão e, não, a
nomenclatura gramatical.

 

MATEMÁTICA

1. Números reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição,
subtração, multiplicação e divisão.

2. Divisibilidade: Múltiplos e Divisores.

3. Proporcionalidade: Regra de três simples e porcentagem.

4. Sistema Legal de Medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo.

5. Princípio Multiplicativo.

6. Volumes dos principais sólidos geométricos.

7. Conservação, redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros.

8. Relacionar figuras tridimensionais com suas respectivas planificações.

9. Reconhecer arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.

 

LEGISLAÇÃO

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei
nº 9394, Brasília, 1996.

Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, capítulo III, seção I, 1988.

Emenda constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009.

Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069), Brasília 1990.

Ministério da Educação.

Secretaria de Educação Básica.

Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica.

brasília : MEC, SEB, 2010.

Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Meta 1
e respectivas estratégias – Brasília, 2014.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB. RIO DE JANEIRO.

Lei nº 6.362 de 28 de maio de 2018, Meta 1 e respectivas estratégias. RIO DE JANEIRO

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (prova objetiva e discursiva)

1. Práticas e concepções de Educação Infantil.

2. Currículo na Educação Infantil.

3. Espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil.

4. Observação e registro na Educação Infantil.

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