Menu fechado

Software: software básico; Noções de Sistemas Operacionais; Utilitários; Antivírus Parte 2

Utilitários e Antivírus

Além do Kernel, existem os softwares utilitários e aplicativos.

Software utilitário: Programas que auxiliam o sistema operacional. Ex.: Compactadores, antivírus e desfragmentadores.

Software aplicativos: Programas que auxiliam o usuário. Ex.: planilhas, editores de texto, navegadores.

Os sistemas mais conhecidos são o Windows da Microsoft e o Linux que é um sistema operacional de código aberto, ou seja, pode ser escrito e distribuído por qualquer usuário na internet.

Os dois sistemas são multitarefa e multiusuário.

Drivers: É o conjunto de rotinas que permite ao sistema operacional acessar determinados periféricos e componentes, funcionando como uma espécie de tradutor para o sistema operacional.

Os computadores atuais permitem a instalação de mais de um sistema operacional, sendo possível ao usuário escolher, toda vez que iniciar o computador, entre o Windows e outro sistema operacional que esteja instalado.

Conheça mais sobre Sistema Operacional vendo este artigo: Noções de Sistema Operacional: ambientes Linux e Windows”

 

Utilitários 

Softwares Utilitários: São programas que foram criados para suprir as deficiências dos sistemas operacionais, adicionado recursos neles. Eles auxiliam em tarefas de gerenciamento, monitoramento, otimização ou manutenção.

Ex.: Compactadores, antivírus e desfragmentadores.

Compactadores de arquivos:

São softwares que diminuem o tamanho do arquivo com a intenção de diminuir o espaço utilizado ou diminuir o tempo de envio pela rede ou internet.

Os mais conhecidos são o WinRAR e Winzip

Desfragmentador de disco:

Conforme você vai usando o computador você cria e apaga dados deixando o computador fragmentado deixando o acesso as informações cada vez mais lento.

Quando você desfragmenta o disco você organiza os dados deixando o computador mais rápido e eficiente.

Mais conhecidos: O Windows tem ele já de fábrica e temos também o Smart Defrag 

 

Antivírus

O antivírus é um software de proteção do computador que elimina programas maliciosos que foram desenvolvidos para prejudicar o computador.

O vírus infecta o computador através da multiplicação dele (cópias) com intenção de causar dano na máquina ou roubar dados.

O antivírus analisa os arquivos do computador buscando padrões de comportamento e códigos que não seriam comuns em algum tipo de arquivo e compara com seu banco de dados. Com isto ele avisa o usuário que tem algo suspeito para ele tomar providência.

O banco de dados do antivírus é muito importante neste processo, por isso, ele deve ser constantemente atualizado, pois todos os dias são criados vírus novos.

Uma grande parte das infecções de vírus tem participação do usuário. Os mais comuns são através de links recebidos por e-mail ou download de arquivos na internet de sites desconhecidos ou mesmo só de acessar alguns sites duvidosos pode acontecer uma contaminação.

Outro jeito de contaminar é através de dispositivos de armazenamentos móveis como HD externo e pen drive. Nestes casos devem acionar o antivírus para fazer uma verificação antes.

Infelizmente devido à quantidade de vírus que são lançados na internet fica impossível o antivírus ser 100% confiável.

Temos vários tipos de vírus como os de boot, Time Bomb, Worms, cavalos de Tróia (trojans), virus de Macros dentre outros.

Principais antivírus: Kaspersky, Norton, AVG e McFee

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *