Menu fechado

Noções básicas de segurança da informação e proteção Questões de concursos

APOSTILAS PARA SES-SC 2019

APOSTILA PARA FUNDAC- PB 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Noções básicas de segurança da informação e proteção – Questões de concursos

 

QUESTÃO 1

Ano: 2019 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Prefeitura de Pedro do Rosário – MA

Malware (abreviação de “software malicioso”) é qualquer software desenvolvido para a finalidade de fazer mal a um sistema de computador. A ameaça de software mal-intencionado facilmente pode ser considerada como a maior ameaça à segurança da Internet. Anteriormente, vírus foram, mais ou menos, a única forma de malware. Hoje em dia, a ameaça tem crescido para incluir network-aware worms, cavalos de Tróia, spyware, adware e assim por diante. Existem muitos tipos diferentes de Malware, são exemplos, exceto:

A Propagação de vírus & Worms.

B Cavalo de Tróia.

C Spyware.

D Machine Learning.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2019 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Prefeitura de Pedro do Rosário – MA 

Na contemporaneidade, “Segurança na Internet” parece ser um tema de grande interesse, talvez pela complexidade (ou simplicidade, dependendo do ponto de vista) ou talvez pela pouca quantidade de informações disponíveis sobre o tema. Tanto que entre os 10 livros de informática mais vendidos, 3 tem como tema os “Hackers”. Existem várias formas de se roubar dados ou invadir computadores e, 99% das invasões, se dá devido a um (ou vários) dos seguintes fatores, exceto:

A Trojans como o Back-orifice instalados no micro

B Bugs de segurança do Windows, IE, Netscape, ICQ ou de qualquer programa que estiver instalado no micro.

C Portas TCP abertas

D Excesso de cuidado e ingenuidade do usuário.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2019 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Prefeitura de Pedro do Rosário – MA

O phishing é um dos ataques mais corriqueiros na Internet ultimamente, pois se trata de um golpe relativamente fácil de ser aplicado e atinge vários usuários ao mesmo tempo. Basta uma pessoa clicar em um link malicioso para ter dados pessoais roubados, como senhas de banco e, dependendo do tipo, até espalhar vírus e trojans à lista de contatos do celular ou redes sociais. A partir deste cenário, avalie as seguintes asserções:

I. Os programas de antivírus podem ajudar contra os ataques, principalmente as empresas. Entretanto, conhecer como os golpes de phishing são aplicados também é uma maneira eficiente de prevenir possíveis ataques e não se tornar mais uma vítima.

Porque

II. Se você tem uma conta no Dropbox e armazena arquivos importantes e particulares por lá, preste atenção aos e-mails que recebe. Os criminosos usam falsos endereços que parecem vir da plataforma para levar o usuário a fazer login em um site fraudulento.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2019 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Prefeitura de Lagoa Alegre – PI

Existe uma variedade de programas maliciosos, também chamados de “pragas digitais”, e que não são, necessariamente, vírus. Os Spywares são caracterizados por:

A Programas que ficam “espionando” as atividades dos internautas ou capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, eles podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou ser baixados automaticamente, quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso.

B São pequenos aplicativos destinados a capturar tudo o que é digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, é capturar senhas.

C Podem ser interpretados como um tipo de vírus mais inteligente. Podem se propagar rapidamente para outros computadores, seja pela Internet, seja por meio de uma rede local. Geralmente, a contaminação ocorre de maneira discreta e o usuário só nota o problema quando o computador apresenta alguma anormalidade.

D São programas ou scripts que “sequestram” navegadores de Internet, e quando isso ocorre, ele altera a página inicial do navegador e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2018 Banca: FGR Órgão: Prefeitura de Cabeceira Grande – MG 

As atualizações de segurança do Windows podem ajudar a proteger contra ameaças novas e contínuas à sua privacidade e ao seu computador. Dentre as opções disponíveis de configuração qual opção é a RECOMENDADA pelo Sistema Operacional Windows?

A Baixar atualizações, mas permitir que eu escolha quando instalá-las.

B Instalar atualizações automaticamente.

C Procurar atualizações, mas permitir que eu decida quando baixa-las e instalá-las.

D Nunca verificar se há atualizações.

 

RESPOSTAS

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA B

Se gostou do artigo faça um comentário e se inscreva no site para receber todas as atualizações

Dica: Para você que não está encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *