Menu fechado

Programa Antivírus e Firewall

APOSTILAS OPÇÃO - O CONTEÚDO CERTO PARA SUA APROVAÇÃO

APOSTILA PREFEITURA BARRA DOS COQUEIROS - SE - 2020

APOSTILA DEPEN - AGENTE FEDERAL DE EXECUÇÃO PENAL 2020

APOSTILA PREPARATÓRIA BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO 2020

GRANCURSOS ONLINE - ASSINATURA ILIMITADA ATÉ PASSAR

Programa Antivírus e Firewall

 

Antivírus

 

O antivírus é um software de proteção do computador que elimina programas maliciosos que foram desenvolvidos para prejudicar o computador.

O vírus infecta o computador através da multiplicação dele (cópias) com intenção de causar dano na máquina ou roubar dados.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

O antivírus analisa os arquivos do computador buscando padrões de comportamento e códigos que não seriam comuns em algum tipo de arquivo e compara com seu banco de dados. Com isto ele avisa o usuário que tem algo suspeito para ele tomar providência.

O banco de dados do antivírus é muito importante neste processo, por isso, ele deve ser constantemente atualizado, pois todos os dias são criados vírus novos.

Uma grande parte das infecções de vírus tem participação do usuário. Os mais comuns são através de links recebidos por e-mail ou download de arquivos na internet de sites desconhecidos ou mesmo só de acessar alguns sites duvidosos pode acontecer uma contaminação.

Outro jeito de contaminar é através de dispositivos de armazenamentos móveis como HD externo e pen drive. Nestes casos devem acionar o antivírus para fazer uma verificação antes.

 

Caso você queira instalar uma aplicação em seu computador, mas o antivírus não está deixando instalar, mas você tem certeza que não tem vírus, você conseguirá instalar fazendo as seguintes ações:

  1. Incluir o software na lista de exclusão do antivírus, ou seja, na lista de programas que o antivírus não deverá verificar ou
  2. Desativar/Pausar o antivírus por um tempo determinado, ou seja, pelo tempo necessário para instalar e usar o software para o que necessita.

 

APOSTILAS OPÇÃO - O CONTEÚDO CERTO PARA SUA APROVAÇÃO

APOSTILA PREFEITURA BARRA DOS COQUEIROS - SE - 2020

APOSTILA DEPEN - AGENTE FEDERAL DE EXECUÇÃO PENAL 2020

APOSTILA PREPARATÓRIA BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO 2020

GRANCURSOS ONLINE - ASSINATURA ILIMITADA ATÉ PASSAR

Infelizmente devido à quantidade de vírus que são lançados na internet fica impossível o antivírus ser 100% confiável.

Antivírus mais conhecidos: AVG, Avast, Norton, McAfee e Kaspersky.

 

Firewall

É um mecanismo que pode ser projetado para bloquear mensagens de saída com certos endereços de destino ou para bloquear mensagens de entrada de origens que são conhecidamente fontes problemáticas e que protege tanto os computadores individuais quanto as redes de computadores.

Pode ser definido também como uma combinação de hardware e software que isola a rede interna de uma organização da internet em geral, permitindo que alguns pacotes passem e bloqueando outros.

Uma medida padrão para a proteção da rede e computador pessoal é deixar o Firewall habilitado e com atualizações constantes.

Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede (hosts externos), e bloquei as tentativas de invasão no seu computador.

Firewall pessoal é um tipo específico de firewall que é utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet.

O Firewall pessoal registra todas as tentativas de acesso, bloqueia as tentativas de invasão identificando sua origem. Ele verifica constantemente os conteúdos de conexões para detectar códigos maliciosos para impedir a comunicação do invasor com o código instalado, ou seja, caso os dados tenham sido coletados ele bloqueia o envio deles. Ele também evita que o código malicioso se empalhe para outros computadores.

Outros tipos de Firewall

Existem Firewalls de segurança utilizados em rede de computadores que monitoram o seu tráfego de entrada e saída, permitindo-as ou bloqueando-as, de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

Esses aplicativos podem ser de diversos tipos, como, por exemplo:

(1) Controle de aplicação (servidor de proxy): Eles analisam os dados dentro de protocolos específicos (SMTP, FTP, HTTP e etc). Aplicações diferentes podem ter Firewall específicos como sites ou e-mail.

(2) de inspeção de estado: Ele monitora toda atividade desde o momento em que uma conexão é aberta até o momento em que é fechada, bloqueando o tráfego de dados de acordo com o estado, a porta acessada e o protocolo utilizado; Ele analisa todo o fluxo e estado dos pacotes de dados e

(3) de próxima geração: Ele incorpora as funcionalidades de proxy e inspeção de estado e as melhoram, por meio do reconhecimento, controle e bloqueio das ameaças modernas, como malware e aplicativos nocivos.

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *