Menu fechado

Armazenamento de dados

APOSTILA PARA TJ-SC

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

Apostila Concurso Câmara de Aracaju 2020 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Armazenamento de dados

 

O que são dispositivos de armazenamentos de dados

São hardware que você utiliza para guardar dados para poder ver depois. Eles mantêm os dados mesmo se não estiverem sendo mantidos por uma fonte de energia.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

ATENÇÃO: Apesar da memória RAM armazenar informações ela não é considerada um dispositivo de armazenamento de dados já que você não consegue acessá-lo depois que o computador é desligado, pois sua memória é volátil, ou seja, quando você desligar o computador ela apaga tudo que está gravada nela.

 

Temos três tipos de dispositivos de armazenamento de dados:

 

Por meios magnéticos 

Utiliza magnetismo.

 

Disco Rígido (HD – Hard Disk): É um tipo de disco de grande capacidade para armazenamento de dados permanentes ou até que sejam removidos do computador. Ela é mais lenta para acesso, porém muito mais barata. Nela se armazenam todos os dados e programas que devem permanecer no computador, mesmo estando ele desligado. O HD fica na parte interna do computador, mas tem também HD externo.

 

Disquete: Disco de armazenamento magnético fino e flexível, praticamente nem se usa mais.

 

Por meios ópticos

Utiliza sinais luminosos

 

CD-Rom: 700 MB

DVD-Rom: 4,7 GB

DVDs dual-layer (de dupla camada): 8,5 GB.

Blu-Ray (BD-Rom): Também conhecido como BD foi desenvolvido para armazenamento de alta densidades para suportar vídeo e áudio de alta definição. Sua capacidade varia de 25 GB (camada simples) a 50 GB (camada dupla) gigabytes.

 

Por meios eletrônicos (SSDs) ou chip 

 

O SSD (solid-state drive/ memória de estado sólido) seria a evolução do HD, pois além de ser mais rápido é mais resistente por não ter partes mecânicas, pois não tem partes móveis e sim circuitos eletrônicos. Utiliza a memória flash.

Ex.:

Cartão de memória
Pen Drive
Pen Drive

 

 

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

 

 

Memória flash: armazenamento não volátil que pode ser eletricamente apagado e reprogramado e não necessidade de fonte de alimentação.

Costuma ser pedido em concursos públicos uma comparação entre o HD e o SSD então fiz uma tabela comparativa:

 

Equivalência de capacidade de armazenamento:

1 byte = 8 bits

1 quilobyte (KB) = 1024 bytes

1 megabyte (MB) = 1024 KB

1 gigabyte (GB) = 1024 MB

1 terabyte (TB) = 1024 GB

1 pentabyte (PB) = 1024 TB

1 exabyte (EB) = 1024 PB

1 zettabyte (ZB) = 1024 EB

1 yottabyte (YB) = 1024 ZB

 

Além dos dispositivos de armazenamentos que citei anteriormente, nós temos como armazenar nossos dados virtualmente, que chamamos de armazenamento na nuvem.

 

Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage)

 

O armazenamento de dados na nuvem é quando você guarda suas informações na internet através de um provedor de serviços na nuvem que gerencia o armazenamento dos dados.

Com este serviço você elimina seus custos com infraestrutura de armazenamento físico de dados. Além disso, você pode acessar seus documentos em qualquer lugar ou dispositivo (todos sincronizados).

Estes provedores de armazenamento cobram um valor proporcional ao tamanho de sua necessidade, mantendo seus dados seguros.

Os benefícios do armazenamento na nuvem são a diminuição do custo de hardware para armazenamento e você só paga o que realmente necessita e ainda é fácil e rápido aumentar o espaço caso necessite.

Tipos de armazenamento em nuvem

Nuvem pública: Basicamente quem usa é o usuário comum, ou seja, as pessoas físicas que não necessitam de muito espaço de armazenamento.

Nuvem Comunitária: São pessoas ou organizações que tem objetivos comum acabam utilizando este serviço para dividir os custos de uso e manutenção. Elas podem estar dentro das empresas ou em outra empresa terceirizada.

Nuvem Privada: É uma nuvem para uma empresa específica, onde todos os equipamentos (hardware) de data center (storage) e servidores ficam na empresa que possui total controle da implementação das aplicações na nuvem.

Nuvem híbrida: Seria a mistura de todas as outras nuvens, aproveitando o que tem de melhor delas. Normalmente as informações consideradas mais importantes ficam na nuvem privada e as que não são tão relevantes eles colocam na pública ou comunitária.

 

Serviços mais conhecidos que oferecem armazenamento de dados na nuvem: Dropbox, OneDrive (Microsoft) e Google Drive.

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *