APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
Correspondência oficial: Padrão ofício Questões de concursos
Caso tenha dificuldade veja aqui o conteúdo teórico
QUESTÃO 1
Ano: 2019 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de São João da Urtiga – RS
Considerando-se o Manual de Redação da Presidência da República, com relação às partes do documento no padrão ofício, analisar os itens abaixo:
I. Não deve ser utilizada numeração de páginas.
II. Cabeçalho.
III. Identificação do signatário.
IV. Assunto.
Estão CORRETOS:
A Somente os itens I e II.
B Somente os itens I e III.
C Somente os itens II, III e IV.
D Todos os itens.
QUESTÃO 2
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Seringueiras – RO
O ofício é um dos principais documentos utilizados na comunicação governamental. É um documento:
A expedido por e para autoridades, com a finalidade do tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.
B de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em um mesmo nível ou não.
C pelo qual se faz a narração ou descrição ordenada, mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou
D firmado por uma pessoa a favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato
E que contém o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião, para um determinado fim
QUESTÃO 3
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Novo Horizonte – SP
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2018), os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação, entre outras:
I. Margem lateral direita: 1,5 cm.
II. Margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura.
III. Margem superior e inferior: 2 cm.
IV. Tamanho do papel: A5 (14,8 cm x 21 cm).
Quais estão corretas?
A Apenas I.
B Apenas I e III.
C Apenas II e IV.
D Apenas I, II e III.
E Apenas II, III e IV.
QUESTÃO 4
Ano: 2019 Banca: Instituto UniFil Órgão: Câmara de Novo Itacolomi – PR
Ofício é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo. Sobre a estrutura de um ofício, assinale a alternativa incorreta.
A Deve conter o seu número, local e data.
B Deve conter o endereçamento, ou seja, a parte do documento que informa quem receberá o expediente, com nome, cargo, endereço.
C O fecho, além de finalizar o texto, deve saudar o destinatário.
D Na identificação do signatário, deve constar a assinatura de todos os participantes da reunião/sessão/assembleia.
QUESTÃO 5
Ano: 2019 Banca: CPCON Órgão: Câmara de Santa Rita – PB
Ao redigir um documento do padrão ofício, o agente administrativo deverá observar que:
A Não tem formatação própria.
B Cada órgão público elabora a sua maneira.
C Tem um fecho único, independente do destinatário.
D Tem uma estrutura determinada pelo Manual de Redação da Presidência da República.
E Se for dirigido a algum órgão público, o ofício tem estrutura diferente do dirigido a um órgão privado.
QUESTÃO 6
Ano: 2019 Banca: IDCAP Órgão: Câmara de Boa Esperança – ES
O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Os modelos para fecho anteriormente utilizados foram regulados pela Portaria n° 1, de 1937, do Ministério da Justiça, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, o Manual de Redação Oficial da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial. Assinale a alternativa correta que corresponde ao fecho para comunicação dirigida para autoridades de hierarquia superior à do remetente, inclusive o Presidente da República:
A Atenciosamente.
B Abraços.
C Respeitosamente.
D Cordialmente.
E Saudações.
QUESTÃO 7
Ano: 2019 Banca: IDCAP Órgão: Câmara de Boa Esperança – ES
Nas regras sobre Redação Oficial há um padrão de expediente denominado como Padrão Ofício. Assinale a alternativa correta em relação ao Padrão Ofício:
A O cabeçalho é utilizado na primeira página do documento, à esquerda.
B Os documentos oficiais não precisam ser identificados no Padrão Ofício.
C Não há a necessidade de constar o local do documento, somente a data.
D O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.
E Não há no Padrão Ofício a previsão de campo onde consta o Assunto do documento.
QUESTÃO 8
Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Campos Novos – SC
Assinale a alternativa que não é relacionada à prática de redação de ofícios.
A Ofícios podem ter vários destinatários.
B Ofícios podem ter apenas um destinatário
C Ofícios nunca serão escritos para solicitar algo.
D Ofícios podem ser redigidos para solicitar algo
E Ofícios podem ser redigidos para comunicar algo.
QUESTÃO 9
Ano: 2019 Banca: IF-BA Órgão: IF Baiano
Acerca de seus conhecimentos em redação oficial, é correto afirmar que o fecho adequado a um texto no padrão ofício em que o emissor possui hierarquia inferior ao receptor é
A “Com protestos de elevada estima”.
B “Respeitosamente”.
C “Atenciosamente”.
D “Cordialmente”.
E “Att”.
QUESTÃO 10
Ano: 2019 Banca: IF-BA Órgão: IF Baiano
Acerca de seus conhecimentos em redação oficial, é correto afirmar que o vocativo adequado a um texto no padrão ofício destinado ao presidente do Congresso Nacional é
A Senhor Presidente.
B Excelentíssimo Senhor Presidente.
C Presidente.
D Excelentíssimo Presidente.
E Excelentíssimo Senhor.
QUESTÃO 11
Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Bombinhas – SC
Analise as afirmativas abaixo que tratam da elaboração de documentos oficiais:
1. Ofícios devem conter cabeçalho, identificação do expediente, local e data e endereçamento.
2. Ofícios devem conter cabeçalho, data e local, endereçamento e código de orçamentário de despesa.
3. A identificação do expediente não é necessária em ofícios.
4. A identificação do signatário é essencial em um ofício.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A É correta apenas a afirmativa 1.
B É correta apenas a afirmativa 2.
C É correta apenas a afirmativa 4.
D São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
QUESTÃO 12
Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Caxambu do Sul – SC
Sobre uso de ofícios em organizações, é correto afirmar:
A Trata-se de correspondência comercial comumente usada na administração pública brasileira, somente na esfera nacional e estadual.
B Trata-se de correspondência oficial comumente usada na administração pública brasileira, somente na esfera nacional e estadual.
C Trata-se de correspondência oficial comumente usada na administração pública brasileira, somente na esfera municipal.
D Trata-se de correspondência oficial comumente usada na administração pública brasileira, nas suas esferas nacional, estadual e municipal.
E Trata-se de correspondência exclusivamente comercial comumente usada na administração pública brasileira, seja na esfera nacional, estadual e municipal.
QUESTÃO 13
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Cuiabá – MT
O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente. Em relação aos elementos que devem constar no endereçamento, assinale a alternativa correta.
A data, local, nome, endereço e cargo
B pronome de tratamento, nome, endereço, cargo e data
C vocativo, nome, cargo, endereço e alinhamento
D data, local, vocativo, nome, endereço e cargo
Caso esteja tendo dificuldade veja aqui o conteúdo teórico
QUESTÃO 14
Ano: 2019 Banca: MS CONCURSOS Órgão: Prefeitura de Sonora – MS
À luz do Manual de redação da Presidência da República (Brasília: Presidência da República, 2018), responda à próxima questão.
O texto do documento oficial deve seguir às padronizações relativas à sua estrutura. No que diz respeito aos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:
APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!
A Cabeçalho: contendo o nome do remetente, cargo e função;
Introdução:em que é apresentado o resumo da correspondência. É preferível usar abreviaturas para diminuir o tamanho total da mensagem; e
Anexos: parte da comunicação que abordará os temas pertinentes.
B Introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação. Evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que. Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico;
Desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição; e
Conclusão: em que é afirmada a posição sobre o assunto.
C Desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, deverá ser encaminhado de modo separado. Exemplo: se forem quatro ideias, precisarão ser encaminhadas quatro correspondências distintas;
Endereçamento: em que serão detalhados os destinatários – cargo, nome completo, repartição. Na ausência de um desses dados, o documento oficial será considerado incompleto, e sua finalidade não poderá ser alcançada; e Resumo e anexos.
D Resumo: em que o assunto se apresenta de modo conciso. É importante que o resumo contenha um parágrafo apenas. Em caso de mais parágrafos, deve-se utilizar os anexos para enviar a mensagem completa; e
Fecho: utiliza-se “respeitosamente” seguido da identificação do remente ao fim de cada comunicação. Isso é importante para que o destinatário não tenha dúvidas de quem enviou o documento.
QUESTÃO 15
Ano: 2019 Banca: MS CONCURSOS Órgão: Prefeitura de Sonora – MS
À luz do Manual de redação da Presidência da República (Brasília: Presidência da República, 2018), responda à próxima questão.
Observe o quadro a seguir:
Note que as três primeiras colunas não são nomeadas, e sim numeradas de 1 a 3. Assinale a alternativa que nomeia essas colunas de modo correto.
A 1. Cargo / 2. Autoridade / 3. Chamativo.
B 1. Vocativo / 2. Pronome de Tratamento / 3. Endereçamento.
C 1. Autoridade / 2. Endereçamento / 3. Vocativo.
D 1. Cargo Eletivo / 2. Endereçamento / 3. Vocativo.
QUESTÃO 16
Ano: 2019 Banca: IDIB Órgão: Prefeitura de Petrolina – PE
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o formato de papel obrigatoriamente a ser usado no Padrão Ofício é o modelo
A ofício.
B carta.
C A3.
D A4.
E B3.
QUESTÃO 17
Ano: 2019 Banca: UFES Órgão: UFES
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018), a grafia do local e da data em um ofício está CORRETA em:
A Vitória, 02 de Fevereiro de 2019.
B Vitória/ES, 05 de outubro de 2019.
C Vitória, 2 de julho de 2019.
D Vitória/ES, 10 de nov. de 2019.
E Vitória, 1 de junho de 2019.
QUESTÃO 18
Ano: 2019 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Goianira – GO
Em um ofício, o título e/ou dizeres permanentes, que formam a parte superior da primeira página, que pode ser composto pelo nome da entidade, da divisão administrativa, do índice e do número de ordem do documento é
A o cabeçalho.
B a introdução.
C o fecho.
D o vocativo.
QUESTÃO 19
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CREF – 11ª Região (MS-MT)
Uma funcionária do CREF, ao preencher um ofício, tomou algumas decisões quanto à padronização do documento.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item.
O cabeçalho, presente na primeira página, deve ter espaçamento simples e, na data, deve constar o seguinte texto, alinhado à direita: Campo Grande, 5 de abril de 2019.
Certo
Errado
QUESTÃO 20
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CREF – 11ª Região (MS-MT)
Uma funcionária do CREF, ao preencher um ofício, tomou algumas decisões quanto à padronização do documento.
Com base nesse caso hipotético, julgue o item.
Ao redigir um ofício, a funcionária deve deixá‐lo com uma linguagem mais pessoal.
Certo
Errado
QUESTÃO 21
Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Jaru – RO
São peculiaridades da Redação Oficial, EXCETO:
A pessoalidade
B concisão
C linguagem
D clareza
E padronização
QUESTÃO 22
Ano: 2019 Banca: CONTEMAX Órgão: Prefeitura de Lucena – PB
Havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício, antes aviso, ofício e memorando.
O ofício é composto dos seguintes elementos, EXCETO:
A Cabeçalho;
B Identificação do expediente;
C Identificação do Correio eletrônico (e-mail);
D Local e data do documento;
E Endereçamento.
QUESTÃO 23
Ano: 2019 Banca: CONTEMAX Órgão: Prefeitura de Lucena – PB
“Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.” (Manual de Redação Oficial da Presidência da República). Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
A A Correspondência Oficial é pautada nos princípios da impessoalidade, clareza, informalidade e objetividade.
B Na Correspondência Oficial, o emissor, a mensagem e o receptor são, respectivamente, serviço público, matéria administrativa e o público/conjunto de cidadãos/ outro órgão público.
C Em respeito ao princípio da Impessoalidade, a Correspondência Oficial deve apresentar impressões individuais de quem emite a mensagem.
D A linguagem técnica deve ser sempre empregada, em respeito à uniformidade exigida da Correspondência Oficial.
E Em conformidade com o princípio da impessoalidade, o destinatário deve ser concebido de forma heterogênea e impessoal.
QUESTÃO 24
Ano: 2019 Banca: INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: CRP – 11ª Região (CE)
Considere as informações acerca da correspondência oficial:
I. Redação oficial é o meio utilizado para o estabelecimento de relações de serviço na administração pública e corresponde ao modo uniforme de redigir atos normativos e comunicações oficiais. A característica geral de um texto oficial no qual possibilita imediata compreensão pelo leitor é denominada de clareza;
II. Em uma redação oficial, a forma de tratamento “Vossa Santidade” é utilizado para se referir a bispos e cardeais;
III. Na redação de súmulas, dado seu caráter técnico, devem-se empregar, sempre que possível, jargões;
IV. Portaria é o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência.
Estão corretas:
A Somente I e II;
B Somente I e IV;
C Somente I, III e IV;
D Somente II e III.
QUESTÃO 25
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD
Embora haja diferença na finalidade do expediente; tanto o aviso quanto o ofício e o memorando, para alcançar a uniformidade requerida, adotam uma nomenclatura e uma diagramação únicas, o que tem sido chamado de padrão ofício. Sobre a estrutura do padrão ofício, marque a alternativa correta.
A O cabeçalho é composto pelos seguintes elementos: Brasão de Armas da República, nome do órgão principal e nomes dos órgãos secundários, quando necessários, da maior para a menor hierarquia.
B O cabeçalho é utilizado em todas as páginas do documento, centralizado na área determinada pela formatação.
C No cabeçalho é facultativo o uso do Brasão de Armas da República.
D No cabeçalho utiliza-se o espaçamento entrelinhas 1,5, centralizado na área determinada pela formatação.
E No cabeçalho devem aparecer o endereço, o telefone e o endereço de correspondência eletrônica, com alinhamento à margem esquerda da página.
Caso tenha tido dificuldade veja aqui o conteúdo teórico
RESPOSTAS
RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 11 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 12 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 13 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 14 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 15 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 16 LETRA D
RESPOSTA DA QUESTÃO 17 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 18 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 19 CERTO
RESPOSTA DA QUESTÃO 20 ERRADO
RESPOSTA DA QUESTÃO 21 LETRA A
RESPOSTA DA QUESTÃO 22 LETRA C
RESPOSTA DA QUESTÃO 23 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 24 LETRA B
RESPOSTA DA QUESTÃO 25 LETRA A
APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!