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Correspondência oficial: Padrão ofício Questões de concursos

APOSTILA PM-PR - SOLDADO E BOMBEIRO

APOSTILA PC-DF AGENTE DE POLÍCIA

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Correspondência oficial: Padrão ofício Questões de concursos

 

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QUESTÃO 1

Ano: 2019 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de São João da Urtiga – RS

Considerando-se o Manual de Redação da Presidência da República, com relação às partes do documento no padrão ofício, analisar os itens abaixo:

I. Não deve ser utilizada numeração de páginas.

II. Cabeçalho.

III. Identificação do signatário.

IV. Assunto.

Estão CORRETOS:

A Somente os itens I e II.

B Somente os itens I e III.

C Somente os itens II, III e IV.

D Todos os itens.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Seringueiras – RO

O ofício é um dos principais documentos utilizados na comunicação governamental. É um documento:

A expedido por e para autoridades, com a finalidade do tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.

B de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em um mesmo nível ou não.

C pelo qual se faz a narração ou descrição ordenada, mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou

D firmado por uma pessoa a favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato

E que contém o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião, para um determinado fim

 

QUESTÃO 3

Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Novo Horizonte – SP

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2018), os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação, entre outras:

I. Margem lateral direita: 1,5 cm.

II. Margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura.

III. Margem superior e inferior: 2 cm.

IV. Tamanho do papel: A5 (14,8 cm x 21 cm).

Quais estão corretas?

A Apenas I.

B Apenas I e III.

C Apenas II e IV.

D Apenas I, II e III.

E Apenas II, III e IV.

 

QUESTÃO 4

Ano: 2019 Banca: Instituto UniFil Órgão: Câmara de Novo Itacolomi – PR

Ofício é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo. Sobre a estrutura de um ofício, assinale a alternativa incorreta.

A Deve conter o seu número, local e data.

B Deve conter o endereçamento, ou seja, a parte do documento que informa quem receberá o expediente, com nome, cargo, endereço.

C O fecho, além de finalizar o texto, deve saudar o destinatário.

D Na identificação do signatário, deve constar a assinatura de todos os participantes da reunião/sessão/assembleia.

 

QUESTÃO 5

Ano: 2019 Banca: CPCON Órgão: Câmara de Santa Rita – PB

Ao redigir um documento do padrão ofício, o agente administrativo deverá observar que:

A Não tem formatação própria.

B Cada órgão público elabora a sua maneira.

C Tem um fecho único, independente do destinatário.

D Tem uma estrutura determinada pelo Manual de Redação da Presidência da República.

E Se for dirigido a algum órgão público, o ofício tem estrutura diferente do dirigido a um órgão privado.

 

QUESTÃO 6

Ano: 2019 Banca: IDCAP Órgão: Câmara de Boa Esperança – ES

O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Os modelos para fecho anteriormente utilizados foram regulados pela Portaria n° 1, de 1937, do Ministério da Justiça, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, o Manual de Redação Oficial da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial. Assinale a alternativa correta que corresponde ao fecho para comunicação dirigida para autoridades de hierarquia superior à do remetente, inclusive o Presidente da República:

A Atenciosamente.

B Abraços.

C Respeitosamente.

D Cordialmente.

E Saudações.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2019 Banca: IDCAP Órgão: Câmara de Boa Esperança – ES

Nas regras sobre Redação Oficial há um padrão de expediente denominado como Padrão Ofício. Assinale a alternativa correta em relação ao Padrão Ofício:

A O cabeçalho é utilizado na primeira página do documento, à esquerda.

B Os documentos oficiais não precisam ser identificados no Padrão Ofício.

C Não há a necessidade de constar o local do documento, somente a data.

D O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente.

E Não há no Padrão Ofício a previsão de campo onde consta o Assunto do documento.

 

QUESTÃO 8

Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Campos Novos – SC

Assinale a alternativa que não é relacionada à prática de redação de ofícios.

A Ofícios podem ter vários destinatários.

B Ofícios podem ter apenas um destinatário

C Ofícios nunca serão escritos para solicitar algo.

D Ofícios podem ser redigidos para solicitar algo

E Ofícios podem ser redigidos para comunicar algo.

 

QUESTÃO 9

Ano: 2019 Banca: IF-BA Órgão: IF Baiano

Acerca de seus conhecimentos em redação oficial, é correto afirmar que o fecho adequado a um texto no padrão ofício em que o emissor possui hierarquia inferior ao receptor é

A “Com protestos de elevada estima”.

B “Respeitosamente”.

C “Atenciosamente”.

D “Cordialmente”.

E “Att”.

 

QUESTÃO 10

Ano: 2019 Banca: IF-BA Órgão: IF Baiano

Acerca de seus conhecimentos em redação oficial, é correto afirmar que o vocativo adequado a um texto no padrão ofício destinado ao presidente do Congresso Nacional é

A Senhor Presidente.

B Excelentíssimo Senhor Presidente.

C Presidente.

D Excelentíssimo Presidente.

E Excelentíssimo Senhor.

 

QUESTÃO 11

Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Bombinhas – SC

Analise as afirmativas abaixo que tratam da elaboração de documentos oficiais:

1. Ofícios devem conter cabeçalho, identificação do expediente, local e data e endereçamento.

2. Ofícios devem conter cabeçalho, data e local, endereçamento e código de orçamentário de despesa.

3. A identificação do expediente não é necessária em ofícios.

4. A identificação do signatário é essencial em um ofício.

 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A É correta apenas a afirmativa 1.

B É correta apenas a afirmativa 2.

C É correta apenas a afirmativa 4.

D São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

 

QUESTÃO 12

Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Caxambu do Sul – SC

Sobre uso de ofícios em organizações, é correto afirmar:

A Trata-se de correspondência comercial comumente usada na administração pública brasileira, somente na esfera nacional e estadual.

B Trata-se de correspondência oficial comumente usada na administração pública brasileira, somente na esfera nacional e estadual.

C Trata-se de correspondência oficial comumente usada na administração pública brasileira, somente na esfera municipal.

D Trata-se de correspondência oficial comumente usada na administração pública brasileira, nas suas esferas nacional, estadual e municipal.

E Trata-se de correspondência exclusivamente comercial comumente usada na administração pública brasileira, seja na esfera nacional, estadual e municipal.

 

QUESTÃO 13

Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Cuiabá – MT

O endereçamento é a parte do documento que informa quem receberá o expediente. Em relação aos elementos que devem constar no endereçamento, assinale a alternativa correta.

A data, local, nome, endereço e cargo

B pronome de tratamento, nome, endereço, cargo e data

C vocativo, nome, cargo, endereço e alinhamento

D data, local, vocativo, nome, endereço e cargo

 

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QUESTÃO 14

Ano: 2019 Banca: MS CONCURSOS Órgão: Prefeitura de Sonora – MS

À luz do Manual de redação da Presidência da República (Brasília: Presidência da República, 2018), responda à próxima questão.

O texto do documento oficial deve seguir às padronizações relativas à sua estrutura. No que diz respeito aos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

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10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

A Cabeçalho: contendo o nome do remetente, cargo e função;

Introdução:em que é apresentado o resumo da correspondência. É preferível usar abreviaturas para diminuir o tamanho total da mensagem; e

Anexos: parte da comunicação que abordará os temas pertinentes.

B Introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação. Evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que. Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico;

Desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição; e

Conclusão: em que é afirmada a posição sobre o assunto.

C Desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, deverá ser encaminhado de modo separado. Exemplo: se forem quatro ideias, precisarão ser encaminhadas quatro correspondências distintas;

Endereçamento: em que serão detalhados os destinatários – cargo, nome completo, repartição. Na ausência de um desses dados, o documento oficial será considerado incompleto, e sua finalidade não poderá ser alcançada; e Resumo e anexos.

D Resumo: em que o assunto se apresenta de modo conciso. É importante que o resumo contenha um parágrafo apenas. Em caso de mais parágrafos, deve-se utilizar os anexos para enviar a mensagem completa; e

Fecho: utiliza-se “respeitosamente” seguido da identificação do remente ao fim de cada comunicação. Isso é importante para que o destinatário não tenha dúvidas de quem enviou o documento.

 

QUESTÃO 15

Ano: 2019 Banca: MS CONCURSOS Órgão: Prefeitura de Sonora – MS

À luz do Manual de redação da Presidência da República (Brasília: Presidência da República, 2018), responda à próxima questão.

Observe o quadro a seguir:

Note que as três primeiras colunas não são nomeadas, e sim numeradas de 1 a 3. Assinale a alternativa que nomeia essas colunas de modo correto.

A 1. Cargo / 2. Autoridade / 3. Chamativo.

B 1. Vocativo / 2. Pronome de Tratamento / 3. Endereçamento.

C 1. Autoridade / 2. Endereçamento / 3. Vocativo.

D 1. Cargo Eletivo / 2. Endereçamento / 3. Vocativo.

 

QUESTÃO 16

Ano: 2019 Banca: IDIB Órgão: Prefeitura de Petrolina – PE

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o formato de papel obrigatoriamente a ser usado no Padrão Ofício é o modelo

A ofício.

B carta.

C A3.

D A4.

E B3.

 

QUESTÃO 17

Ano: 2019 Banca: UFES Órgão: UFES

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018), a grafia do local e da data em um ofício está CORRETA em:

A Vitória, 02 de Fevereiro de 2019.

B Vitória/ES, 05 de outubro de 2019.

C Vitória, 2 de julho de 2019.

D Vitória/ES, 10 de nov. de 2019.

E Vitória, 1 de junho de 2019.

 

QUESTÃO 18

Ano: 2019 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Goianira – GO

Em um ofício, o título e/ou dizeres permanentes, que formam a parte superior da primeira página, que pode ser composto pelo nome da entidade, da divisão administrativa, do índice e do número de ordem do documento é

A o cabeçalho.

B a introdução.

C o fecho.

D o vocativo.

 

QUESTÃO 19

Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CREF – 11ª Região (MS-MT)

Uma funcionária do CREF, ao preencher um ofício, tomou algumas decisões quanto à padronização do documento.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

O cabeçalho, presente na primeira página, deve ter espaçamento simples e, na data, deve constar o seguinte texto, alinhado à direita: Campo Grande, 5 de abril de 2019.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 20

Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CREF – 11ª Região (MS-MT)

Uma funcionária do CREF, ao preencher um ofício, tomou algumas decisões quanto à padronização do documento.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.

Ao redigir um ofício, a funcionária deve deixá‐lo com uma linguagem mais pessoal.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 21

Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Jaru – RO

São peculiaridades da Redação Oficial, EXCETO:

A pessoalidade

B concisão

C linguagem

D clareza

E padronização

 

QUESTÃO 22

Ano: 2019 Banca: CONTEMAX Órgão: Prefeitura de Lucena – PB

Havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício, antes aviso, ofício e memorando.

O ofício é composto dos seguintes elementos, EXCETO:

A Cabeçalho;

B Identificação do expediente;

C Identificação do Correio eletrônico (e-mail);

D Local e data do documento;

E Endereçamento.

 

QUESTÃO 23

Ano: 2019 Banca: CONTEMAX Órgão: Prefeitura de Lucena – PB

“Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.” (Manual de Redação Oficial da Presidência da República). Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

A A Correspondência Oficial é pautada nos princípios da impessoalidade, clareza, informalidade e objetividade.

B Na Correspondência Oficial, o emissor, a mensagem e o receptor são, respectivamente, serviço público, matéria administrativa e o público/conjunto de cidadãos/ outro órgão público.

C Em respeito ao princípio da Impessoalidade, a Correspondência Oficial deve apresentar impressões individuais de quem emite a mensagem.

D A linguagem técnica deve ser sempre empregada, em respeito à uniformidade exigida da Correspondência Oficial.

E Em conformidade com o princípio da impessoalidade, o destinatário deve ser concebido de forma heterogênea e impessoal.

 

QUESTÃO 24

Ano: 2019 Banca: INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: CRP – 11ª Região (CE)

Considere as informações acerca da correspondência oficial:

I. Redação oficial é o meio utilizado para o estabelecimento de relações de serviço na administração pública e corresponde ao modo uniforme de redigir atos normativos e comunicações oficiais. A característica geral de um texto oficial no qual possibilita imediata compreensão pelo leitor é denominada de clareza;

II. Em uma redação oficial, a forma de tratamento “Vossa Santidade” é utilizado para se referir a bispos e cardeais;

III. Na redação de súmulas, dado seu caráter técnico, devem-se empregar, sempre que possível, jargões;

IV. Portaria é o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência.

Estão corretas:

A Somente I e II;

B Somente I e IV;

C Somente I, III e IV;

D Somente II e III.

 

QUESTÃO 25

Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD

Embora haja diferença na finalidade do expediente; tanto o aviso quanto o ofício e o memorando, para alcançar a uniformidade requerida, adotam uma nomenclatura e uma diagramação únicas, o que tem sido chamado de padrão ofício. Sobre a estrutura do padrão ofício, marque a alternativa correta.

A O cabeçalho é composto pelos seguintes elementos: Brasão de Armas da República, nome do órgão principal e nomes dos órgãos secundários, quando necessários, da maior para a menor hierarquia.

B O cabeçalho é utilizado em todas as páginas do documento, centralizado na área determinada pela formatação.

C No cabeçalho é facultativo o uso do Brasão de Armas da República.

D No cabeçalho utiliza-se o espaçamento entrelinhas 1,5, centralizado na área determinada pela formatação.

E No cabeçalho devem aparecer o endereço, o telefone e o endereço de correspondência eletrônica, com alinhamento à margem esquerda da página.

 

Caso tenha tido dificuldade veja aqui o conteúdo teórico

RESPOSTAS

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 10 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 11 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 12 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 13 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 14 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 15 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 16 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 17 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 18 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 19 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 20 ERRADO

RESPOSTA DA QUESTÃO 21 LETRA A

RESPOSTA DA QUESTÃO 22 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 23 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 24 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 25 LETRA A

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