Windows 10 Manipulação de arquivos e pastas Parte 2
Gerenciador de arquivos e pastas
O gerenciador de arquivos conhecido como Explorador de arquivos no Windows 10 e Windows Explorer nas outras versões, é utilizado para organizar, copiar, excluir, movimentar, ou seja, ele gerencia as atividades com arquivos e pastas. Ele é considerado uma das ferramentas mais importantes do Sistema Operacional Windows
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Existem basicamente três formas de acessá-lo: no Menu Iniciar, acionando as teclas do Windows + a letra E ou clicando no ícone com o desenho de uma pasta, localizada na Barra de Tarefas.
Tem recebido novos incrementos a cada nova versão, passando a oferecer também suporte a novos recursos, como reprodução de áudio e vídeo.
1 – Painel de navegação: Painel para acessar a biblioteca e pastas
2 – Botão voltar e avançar: voltar para o local anterior e avançar para o próximo local.
3 – Faixa de opções: Contém todas as guia do menu de navegação. Você pode clicar com o botão direito do mouse na barra de ferramentas e selecionar minimizar a faixa de opções. Caso queira que ele fique visível é só desmarcar ela. Você pode também minimizar ou maximizar a faixa de opções na seta no final direito da barra de ferramentas ou pressionar a sequência de teclas de atalho [Ctrl]+[F1].
4 – Barra de ferramentas: Usado para tarefas comum.
5 – Barra de endereço: Usado para navegar entre pastas e bibliotecas
6 – Lista de arquivos e pastas: local onde os arquivos e pastas são apresentados.
7 – Caixa de pesquisa: Usado para pesquisar arquivos e pastas.
8 – Painel de detalhe: usado para ver uma previsão de um arquivo sem ter que abri-lo.
O Gerenciador de Arquivos tem como função:
I – Gerenciar espaços alocados.
II – Criar e deletar diretórios de memória swap.
III – Criar e deletar arquivos .exe
IV – Mapear arquivos em disco em massa.
V – Fazer a manipulação de arquivos e diretórios (directx, copyling, cding, etc).
Obs.: Memória swap ou de troca é uma memória virtual, que funciona como extensão da memória RAM, que fica armazenada no disco.
Biblioteca: As Bibliotecas foram criadas para facilitar o gerenciamento de arquivos e pastas. São um local virtual que agregam conteúdo de múltiplos locais em um só e estão divididas inicialmente em categorias:
As bibliotecas são criadas com base nas pastas conhecidas herdada (como Meus Documentos, Minhas Imagens e Minha Música) que os usuários estão familiarizados, e essas pastas conhecidas são incluídas automaticamente nas bibliotecas padrão e definidas como o local de salvar padrão.
As bibliotecas padrão incluem:
Documentos
Música
Imagens
Vídeos
Modalidades de exibição:
No próximo artigo/ vídeo falarei sobre classificação de arquivos, pesquisa, fixar, remover e personalizar o acesso rápido.