1.1 – Hardware
Esta série de vídeos foi baseada na minha apostila INFORMÁTICA Essencial para concursos 2022, onde fiz uma coletânea revisada e atualizada de meus textos e vídeos e coloquei em ordem para facilitar seus estudos. NÃO PERCA MAIS TEMPO e estude somente o que realmente cai em concursos públicos. Além dos conteúdos teóricos, tem 500 questões para você praticar seus conhecimentos. Se você não quer esperar os lançamentos dos próximos vídeos e já quer começar a estudar, CLIQUE AQUI!! ou no LINK NA DESCRIÇÃO ABAIXO DO VÍDEO.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Conceito de hardware
Hardware é a parte física do computador, é tudo que pode ser tocado com as mãos. É o gabinete, as placas de memórias, placa-mãe, processador, monitor, teclado, mouse e etc…
Quando você vai adquirir um computador, você pensa na configuração dele, ou seja, tudo que está dentro do gabinete dele, como o processador, HD, memória, placa-mãe. Quando você pensa nas peças que se conecta nele externamente no gabinete, estamos falado dos periféricos, que são os dispositivos que permitem ao usuário se comunicar com o computador.
Estes periféricos podem ser de entrada, saída ou de entrada e saída ao mesmo tempo.
Atenção: este texto caiu em concurso e é muito pedido |
O primeiro componente de um sistema de computação é o hardware, que corresponde à parte material, ou seja, aos componentes físicos do sistema. O hardware é composto por vários tipos de equipamentos, sendo que uma divisão primária separa o hardware em sistema central e periféricos.
O sistema central é composto por circuitos eletrônicos que executam determinadas funções. O principal deles é a Unidade Central de Processamento (UCP) ou Central Processing Unit (CPU), responsável pelo gerenciamento de todas as funções no sistema. (em processadores, esta parte é explicada mais detalhadamente); O sistema central também é composto por um dispositivo chamado Memória Principal, cuja característica funcional é armazenar informações que serão ou foram processadas na UCP. (em processadores, esta parte é explicada mais detalhadamente); Dentre os equipamentos periféricos, destacam-se as unidades de entrada e unidades de saída, os quais são destinados à concretização da comunicação entre as pessoas e as máquinas.(em periféricos, esta parte é explicada mais detalhadamente); |
Componentes funcionais de um computador
Gabinete
É a caixa de metal onde se encontra as partes físicas do computador como placa-mãe, processador, memórias e etc…
Mas atenção, não chame o gabinete de CPU, pois são coisas diferentes (algumas pessoas, inclusive técnicos costumam chamar o gabinete de CPU porque a CPU está dentro do gabinete).
É uma caixa de metal com elementos de plástico que pode ser vertical ou horizontal responsável por armazenar a CPU, o disco rígido, o driver de CD/DVD, saídas para a impressora, caixas de som, etc.(caiu em concurso);
Placa–mãe
É onde se conecta os componentes do computador como o processador, HD, placas de vídeos, som rede e memórias.
Ela pode ser onboard e offboard
Placa onboard: É onde algumas placas controladoras como a placa de vídeo, placa de rede e placa de som estão embutidos na placa-mãe.
Placa offboard: Tem slots para encaixar as placas controladoras do computador, ou seja, a placa de vídeo e a placa de áudio externo.
Na próxima postagem continuarei a falar sobre os componentes funcionais do computador.
VOLTAR PARTE 1 AVANÇAR PARTE 3