Hardware parte 3 Periféricos do computador Informática parte 4
Esta série de vídeos foi baseada na minha apostila INFORMÁTICA Essencial para concursos 2022, onde fiz uma coletânea revisada e atualizada de meus textos e vídeos e coloquei em ordem para facilitar seus estudos. NÃO PERCA MAIS TEMPO e estude somente o que realmente cai em concursos públicos. Além dos conteúdos teóricos, tem 500 questões para você praticar seus conhecimentos. Se você não quer esperar os lançamentos dos próximos vídeos e já quer começar a estudar, CLIQUE AQUI!! ou no LINK NA DESCRIÇÃO ABAIXO DO VÍDEO.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Periféricos
Todo periférico é considerado como um hardware.
A informática funciona da seguinte forma:
Você dá entrada da informação no computador. (dispositivo de entrada)
O computador manipula esta informação. (processamento dos dados)
Depois retorna esta informação para você. (dispositivo de saída)
Para isso ocorrer você utiliza dispositivos de entrada, dispositivos de saída e dispositivos que funcionam com de entrada e saída.
Dispositivos de entrada
São aqueles que enviam informações para o computador
Teclado, mouse, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, mesa gráfica, leitores biométricos e caneta ótica.
Dispositivos de saída
São aqueles que recebem informações do computador
Monitor de Vídeo, Impressoras, Caixa de som, sensores (movimento, temperatura etc), óculos (para realidade virtual) e plotter.
Dispositivos de entrada e saída
São aqueles que enviam e recebem informações para/do computador
Modem, drive de disquete, unidade CD/DVD-ROM e disco rígido
Descrição dos periféricos
Periféricos de Entrada
Teclado
É um dispositivo de entrada. Serve para inserir informações manualmente no computador. Tem teclas com letras, números e muitas funções.
O teclado que usamos atualmente é chamado QWERTY em alusão à distribuição das primeiras letras na primeira linha do teclado.
Nos modelos antigos de teclado as portas de conexão PS/2 e conectores são na cor roxa.
Muitas vezes para inserir algum caractere é necessário digitar mais de uma tecla. As teclas mais usadas são a Ctrl para inserir atalhos e a AltGr para utilizar um terceiro caractere.
Para um trabalho mais ágil o usuário usa em conjunto com o teclado o mouse.
Mouse
É outro dispositivo de entrada. Se traduzirmos a palavra seria rato. Ele é utilizado para movimentar o cursor na tela do computador. Ele agiliza muito o uso do computador. Geralmente tem três botões. O esquerdo é o botão de seleção para ativar alguma coisa que você quer fazer. O direito serve para abrir um menu suspenso com várias funções como copiar, renomear ou excluir. O botão do meio serve para rolar a tela ou dar zoom com o auxílio da tecla Ctrl do teclado.
Nos modelos antigos de mouse as portas e conectores PS/2 são na cor verde.
Os notebooks já não usam o mouse e sim uma superfície chamada Touchpad que tem a mesma função. Alguns acham ruim de trabalhar nesta superfície, então é só conectar um mouse em uma porta USB.
Scanner
Ele é um dispositivo de entrada. Ele digitaliza imagens, ou seja, ele copia como fotos, textos em papel em formato digital e envia para o computador. Os scanners mais comuns são os de mesa, mas existem outros como o scanner leitor de código de barras ou de mão entre outros.
Microfone, Joystick, Câmera filmadora, Câmera digital, Tela sensível ao toque, Mesa gráfica, Leitores biométricos e Caneta ótica.
No próximo vídeo, falarei sobre os periféricos de saída e entrada e saída ao mesmo tempo
VOLTAR PARTE 3 AVANÇAR PARTE 5