Menu fechado

Dispositivos de armazenamento de dados – Informática parte 9

 

Dispositivos de armazenamento de dados

 

Esta série de vídeos foi baseada na minha apostila INFORMÁTICA Essencial para concursos 2022, onde fiz uma coletânea revisada e atualizada de meus textos e vídeos e coloquei em ordem para facilitar seus estudos. NÃO PERCA MAIS TEMPO e estude somente o que realmente cai em concursos públicos. Além dos conteúdos teóricos, tem 500 questões para você praticar seus conhecimentos. Se você não quer esperar os lançamentos dos próximos vídeos e já quer começar a estudar, CLIQUE AQUI!! ou no LINK NA DESCRIÇÃO ABAIXO DO VÍDEO.

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Os dispositivos de armazenamento de dados são hardware que você utiliza para guardar dados para poder ver depois.

Eles mantêm os dados mesmo se não estiverem sendo mantidos por uma fonte de energia.

ATENÇÃO: Apesar da memória RAM armazenar informações ela não é considerada um dispositivo de armazenamento de dados já que você não consegue acessá-lo depois que o computador é desligado, pois sua memória é volátil, ou seja, quando você desligar o computador ela apaga tudo que está gravada nela.

 

Temos três tipos de dispositivos de armazenamento de dados:

 

Por meios magnéticos

 

Utiliza magnetismo.

Disco Rígido (HD – Hard Disk): É um tipo de disco de grande capacidade para armazenamento de dados permanentes ou até que sejam removidos do computador. Ela é mais lenta para acesso, porém muito mais barata. Nela se armazenam todos os dados e programas que devem permanecer no computador, mesmo estando ele desligado. O HD fica na parte interna do computador, mas tem também HD externo.

O disco rígido é um sistema de armazenamento de alta capacidade, que por não ser volátil, é destinado ao armazenamento de arquivos e programas. (caiu em concurso);

Disquete: Disco de armazenamento magnético fino e flexível, praticamente nem se usa mais.

 

 

Por meios ópticos

 

Utiliza sinais luminosos

CD-Rom: 700 MB

DVD-Rom: 4,7 GB

DVDs dual-layer (de dupla camada): 8,5 GB.

Blu-Ray (BD-Rom): Também conhecido como BD foi desenvolvido para armazenamento de alta densidades para suportar vídeo e áudio de alta definição. Sua capacidade varia de 25 GB (camada simples) a 50 GB (camada dupla) gigabytes.

 

Por meios eletrônicos (SSDs) ou chip

 

O SSD (solid-state drive/ memória de estado sólido) seria a evolução do HD, pois além de ser mais rápido é mais resistente por não ter partes mecânicas, pois não tem partes móveis e sim circuitos eletrônicos. Utiliza a memória flash.

Ex.: Cartão de memória e Pen Drive

Memória flash: armazenamento não volátil que pode ser eletricamente apagado e reprogramado e não necessidade de fonte de alimentação.

 

Costuma ser muito pedido em concursos públicos uma comparação entre o HD e o SSD, então no próximo vídeo falarei sobre as vantagens e desvantagens de cada uma destas tecnologias.

VOLTAR PARTE 8

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.