Menu fechado

Fundamentos e evolução das principais teorias administrativas – Parte 2

APOSTILA PARA FUNDAC- PB 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

1947 – Teoria Estruturalista: Focada na estrutura e no ambiente

 

A teoria estruturalista contempla uma abordagem múltipla, envolvendo tanto a organização formal como a organização informal. A abordagem Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, diferente das características preconizadas por Weber, na Burocracia, este perfil reflete uma personalidade cooperativa e coletivista, além de flexibilidade, tolerância e capacidade de adiar recompensas, como forma de ser bem-sucedido em qualquer organização.

1951 – Teoria dos Sistemas: Focada no ambiente

 

A partir da teoria dos sistemas, surgiu a ênfase no ambiente, cujo apogeu ocorreu com a teoria da contingência, que trouxe, também, a ênfase na tecnologia.

A Teoria dos Sistemas rompeu com os paradigmas das teorias administrativas anteriores e trouxe uma nova forma de interpretação das organizações. Ela inovou dizendo que as organizações interagem continuamente com o ambiente externo.

Na Teoria dos Sistemas a concepção é Homem funcional

 

1954 – Teoria Neoclássica: Focada na estrutura

 

Ela dá ênfase:

Na prática da administração – a utilização do pragmatismo em busca de resultados concretos e palpáveis, com base nos conceitos teóricos da administração.

Na reafirmação dos postulados clássicos – retorno de um grande estudo desenvolvido pela Teoria Clássica, só que buscando dar uma reestruturação de acordo com a situação atual.

Nos objetivos e resultados – em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.

E nos princípios gerais de administração – os princípios utilizados na Teoria Clássica são encarados como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas.

Na teoria Neoclássica a concepção é Homem organizacional e administrativo

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

PORQUE RECOMENDO GRAN CURSOS ONLINE

 

1957 – Teoria Comportamental: Focada nas pessoas

 

Tem um enfoque Behavorista (propõe o comportamento como objeto de estudo da psicologia). Ela critica os princípios da teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas. Ela foca nas pessoas, no comportamento organizacional e o estado da motivação humana (Teoria de Maslow).

Maslow desenvolveu sua teoria para a motivação humana com base em conceito de hierarquia e que os seres humanos à medida que satisfazem suas necessidades básicas, buscam outras mais importantes.

Ele definiu que os seres humanos possuem necessidades primárias e secundárias:

Necessidades primárias (básicas): Necessidades fisiológicas e necessidade de segurança

Necessidades secundárias: necessidades de autorrealização, necessidades de estima e necessidades sociais.

Na Teoria Behaviorista a concepção é Homem administrativo

 

1972 – Teoria Contingencial: Focada na tecnologia e ambientes

 

Ela é uma das mais recentes teorias administrativas que enfatiza o princípio de que, na administração, nada é absoluto, tudo é relativo.

Explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Nessa abordagem, as características das organizações sofrem influência das condições do ambiente onde elas estão inseridas

Ocorre o deslocamento da percepção administrativa com ênfase voltada para fora da organização.

Recomenda a elaboração de desenhos organizacionais apropriados para situações específicas.

A Teoria das Relações Humanas contribuiu com o seu conceito de estrutura informal da organização.

Na teoria Contingencial a concepção é Homem complexo

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *