Menu fechado

Reconhecimento de tipos e gêneros textuais

APOSTILA PARA ESCRIVÃO DE POLÍCIA  PC-PR  2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CONCURSO ADAF-AM 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Reconhecimento de tipos e gêneros textuais

Conhecer as diferenças entre tipos e gêneros textuais faz toda a diferença para quem quer interpretar adequadamente um texto

A compreensão e identificação dos gêneros textuais é um tema recorrente em concursos e vestibulares. Entretanto, existem também os chamados “tipos textuais”, que são comumente confundidos com os gêneros, induzindo inúmeros candidatos ao erro. As diferenças entre gêneros e tipos textuais existem e são bem importantes!

Gêneros e tipos textuais são elementos distintos, observe:

 

Tipos Textuais

São composições linguísticas que têm como característica a predominância de certas estruturas sintáticas, tempos e modos verbais, classes gramaticais, combinações etc., de acordo com sua função e intencionalidade no interior do gênero textual. Se os gêneros textuais são inúmeros, a tipologia textual é limitada. São tipos textuais: Narrativo, Descritivo, Argumentativo, Expositivo (que é o texto informativo) e Injuntivo (ordem).

Geralmente variam entre 5 e 9 tipos.

 

Gêneros textuais

São as espécies de textos efetivamente produzidos em nosso cotidiano, cumprindo funções em situações comunicativas e que apresentam características gerais comuns — como forma, estrutura linguística e assunto — facilmente identificáveis.

Possuem função comunicativa e estão inseridos em um contexto cultural.

Possuem um conjunto ilimitado de características, que são determinadas de acordo com o estilo do autor, conteúdo, composição e função.

São infinitos os exemplos de gêneros: receita culinária, blog, e-mail, lista de compras, bula de remédios, telefonema, carta comercial, carta argumentativa etc.

Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivenciadas pelos usuários da língua.

Fontes: Mundo Educação e Conhecimento literatura

 

São tipos textuais:

Narrativo, Descritivo, Argumentativo, Expositivo (que é o texto informativo), Dissertativo e Injuntivo (ordem).

Apostilas para todos os cargos concurso AGU 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Apostilas para todos os cargos concurso UNIR-RO 2018

Narrativo

Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou a Bela Adormecida, até as picantes piadas do cotidiano.

Descritivo

Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade! Significa”criar” com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se refere.

 

Argumentativo

Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

 

Expositivo

Apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias; explica, avalia, reflete. (analisa ideias).

  1. Estrutura básica:
  2. ideia principal;
  3. desenvolvimento;
  4. conclusão.

Uso de linguagem clara.

Ex: Ensaios, artigos científicos, exposições, etc…

Dissertativo

Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.

 

Injuntivo

Indica como realizar uma ação. É também utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo. Há também o uso do futuro do presente. Ex: Receita de um bolo e Manuais.

 

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

APOSTILA DO MPU 2018 ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

18 Comentários

  1. Gabriel Sousa Veras

    Gostei, mas como que isso cai em concursos? Tem aqui no meu edital, mas não sei como é cobrado….
    Vou procurar questões.

    • Eder s. carlos

      Oi Gabriel sinceramente não sei como é pedido em concursos, pois apenas monto as postagens com o que é mais relevante na internet.
      Você esta fazendo qual concurso?

    • Eder s. carlos

      Bom dia Joelma tenho várias postagem que atendem este concurso. Tentarei até a semana que vem postar o conteúdo dele e organizar as matérias que já fiz e começar a postar novas Sugiro cadastrar seu e-mail no site para poder receber as atualizações diárias.
      Abraços
      Eder

  2. Roseli Paula do Nascimento

    Vou prestar concurso para o TJ/PE cargo Técn Judicário : area adm e como a maioria dos assuntos a serem cobrados encontrei neste site, muito bom está me ajudando o bastante

    • Eder s. carlos

      Oi Roseli muito obrigado pelo comentário e fico feliz pelo site estar te ajudando.
      Esta semana vou começar atualizar este concurso (TJ/PE) que lhe ajudará a encontrar as matérias. Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações.
      Abraços
      Eder

  3. Bruna Cleisla

    Gostei bastante, conteúdo breve e de fácil entendimento,obrigada por postar conteúdos de ótima qualidade, também irei prestar concurso para o TJ/PE no cargo Técn Judicário : área administrativa.

    • Eder s. carlos

      Oi Bruna obrigado pelo comentário. Cadastra seu e-mail para poder receber as atualizações.
      Abraços
      Eder

  4. Tassio

    o concurso que irei presta é o PM/AL, se possível posta os assuntos que abrangem o edital, Obgd, Ótimo Site para estudos.

    • Eder s. carlos

      Oi Tassio obrigado pelo comentário. Estou atualizando o concurso da PM-BA e PM-AP, me manda o link do edital que atualizo para você.
      Abraços
      Eder

  5. Helena

    Olá, o concurso que irei prestar será para o PREF_JP_17_CGM
    Você teria algo mais do meu interesse? Adorei o post. ^-^

    • Eder s. carlos

      Oi Helena tenho praticamente todo o conteúdo de conhecimento básico e boa parte do conhecimento específico. Para encontrar mais facilmente o conteúdo você vai na coluna ao lado no site em Matérias para concursos e vai na disciplina que precisa, ex. Português. Dentro dela coloquei as matérias em ordem alfabética exatamente como é pedido nos concursos para facilitar a busca.
      Abraços e espero ter ajudado

  6. Elaine Marcela

    Bom dia . Vou prestar para escrevente técnico do TJ/SP . Nao me indicaram este site mas confesso, estou meio perdida.

  7. Luciane mota Seabra

    você poderia fazer postagens relacionadas ao concurso da Funpapa nível médio e da Susipe nível médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *